7 coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa

coisas que os clientes mais valorizam
coisas que os clientes mais valorizam

Foi-se o tempo em que fazer o básico era o suficiente para fechar um negócio. Em um mercado extremamente competitivo, encantar os clientes tornou-se uma obrigação para as empresas. No entanto, sabemos que agradar a todos não é uma tarefa fácil, especialmente se levarmos em conta que o consumidor está cada vez mais exigente.

Para contornar esse problema, é preciso descobrir as coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa e colocá-las em prática diariamente. Por mais que nem todas as pessoas sejam iguais, existem alguns fatores comuns que influenciam a decisão de compra do consumidor e proporcionam uma vantagem competitiva para o negócio.

Quer saber quais são eles? Continue acompanhando nosso post e descubra!

1. Comprometimento

O comprometimento é uma das coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa. Por isso, a prática requer responsabilidade e deve ser incorporada à cultura organizacional da companhia.

É comum que clientes frustrados com a empresa descrevam suas experiências em sites, redes sociais ou outros canais de reclamação. Esse tipo de “publicidade” pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio e causar uma tremenda dor de cabeça. Portanto, nada de prometer algo que você não pode cumprir, ok?

coisas que os clientes mais valorizam

2. Ir além do combinado

Imagine a seguinte situação: você comprou diversos produtos de beleza em uma loja online e seu pedido será entregue em 20 dias. Dez dias depois, você já está com as suas encomendas em mãos e, de quebra, ganhou um caderno personalizado. Com certeza você vai falar bem dessa empresa para os seus amigos e familiares, não é?

Quando as expectativas do cliente são ultrapassadas, fica muito mais fácil fidelizá-lo. Fazer mais do que o prometido é um grande diferencial competitivo, e encanta até mesmo os consumidores mais exigentes. Além disso, esse tipo de atitude mostra que a empresa se importa e ainda estreita o relacionamento da marca com o público-alvo.

coisas que os clientes mais valorizam

3. Valores sociais

As práticas sociais de uma organização também estão na lista das coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa. Em grandes corporações, por exemplo, a promoção de ações voltadas à melhoria da sociedade são mais comuns do que você imagina.

Entre as ações já propostas podemos destacar as de combate à prostituição infantil, combate ao câncer e outras doenças, incentivo aos pequenos produtores, reciclagem de materiais para produtores, educação para comunidades carentes, entre outras.

Uma das práticas sociais mais famosas da atualidade é o McDia Feliz, a maior campanha em prol de adolescentes e crianças com câncer do Brasil. Coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, a ação mobiliza inúmeros voluntários todos os anos para vender o lanche Big Mac. Como resultado, a marca aumenta suas vendas e ainda salva milhares de vidas, já que parte da renda arrecadada é destinada a projetos focados no combate ao câncer.

coisas que os clientes mais valorizam

4. Atendimento ágil e eficaz

Ninguém gosta de passar horas esperando para ser atendido: fazer com que seu cliente passe por isso é pedir para que ele fale mal da sua empresa. Por isso, investir em um atendimento ágil e eficiente é essencial para qualquer empreendimento, independentemente do seu ramo de atividade.

Além disso, também é importante oferecer múltiplos canais de atendimento, como chat, telefone, Skype ou e-mail. Essa diversidade de meios de comunicação é muito bem-vista pelos consumidores e pode determinar o sucesso de sua empresa.

coisas que os clientes mais valorizam

5. Atenção às reclamações

Você já sabe que não há como agradar a todos o tempo inteiro, não é? Mas se a gente te contar que é possível minimizar os erros e evitar novos problemas apenas dando atenção às reclamações, você acreditaria?

Mostre que sua empresa se preocupa em resolver situações chatas e não espere o consumidor chegar ao seu limite para então encontrar uma solução para o problema. Uma das coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa é a sua capacidade de lidar com crises e, como já comentamos, seu comprometimento em entregar o que prometeu.

coisas que os clientes mais valorizam

6. Sinceridade

Não minta para o cliente apenas para fechar negócio. Se a empresa promete algo e o produto não corresponde às expectativas, o consumidor dificilmente irá confiar na marca outra vez.

A sinceridade é sempre o melhor caminho para o sucesso e, certamente, é uma das coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa.

coisas que os clientes mais valorizam

7. Comportamento dos colaboradores

O comportamento dos colaboradores pode definir se um cliente voltará a fazer negócio com a empresa. Para isso, é fundamental que todas as pessoas que tenham contato direto com o consumidor entendam a importância de tratá-lo bem. Funcionários positivos, simpáticos e preocupados em fazer um bom trabalho são o primeiro passo para fidelizar ainda mais clientes.

coisas que os clientes mais valorizam

E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe quais são as coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa, compartilhe nosso conteúdo e passe o conhecimento adiante!

Deixe seu comentário