Pesquisa de clima organizacional: como aplicar na sua empresa?

Pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que visa identificar padrões de comportamento e possíveis problemas no ambiente corporativo. É um instrumento do RH cuja finalidade é coletar dados para quantificar atitudes e crenças dos colaboradores em relação à empresa.

pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma das ferramentas mais importantes para entender a percepção dos colaboradores em relação ao funcionamento da empresa, levantando suas principais necessidades e desejos no cotidiano de trabalho. Seu objetivo consiste em identificar o grau de motivação e satisfação desses agentes e, a partir de seus feedbacks, compreender os pontos fortes e fracos da organização.

Melhorar o ambiente de trabalho é fundamental para engajar os colaboradores na empresa e elevar a produtividade em todos os níveis. Afinal, quando estamos motivados e felizes, a propensão é que a qualidade e a eficiência do nosso serviço subam, não é mesmo?

Continue a leitura deste artigo e saiba com mais detalhes o que é pesquisa de clima organizacional e como aplicá-la em seu negócio para alavancar os resultados!

Métricas de atendimento: aprenda a medir o sucesso da sua empresa. Baixe o e-book!

O que é pesquisa de clima organizacional?

Pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que visa identificar certos padrões de comportamento e possíveis problemas no ambiente corporativo. Em outras palavras, trata-se de um instrumento de RH (Recursos Humanos) cuja finalidade é coletar dados de maneira organizada e sistemática, por meio de metodologia específica e técnicas voltadas para quantificar atitudes e crenças dos colaboradores em relação à atuação no interior da empresa.

Os resultados permitem que os gestores tenham uma visão ampla sobre as virtudes e os problemas do negócio, a partir da opinião dos próprios colaboradores. Ajudam, também, a gerar um relatório que pode ser usado para tomadas de decisão que melhorem o ambiente de trabalho, atendam às demandas apontadas pelos funcionários, reestruturem processos internos de modo a melhorar o clima organizacional e a satisfação das equipes.

Classificações do clima organizacional nas empresas

O clima organizacional constitui um conjunto de elementos que, institucionalmente, reflete o estado de espírito dos colaboradores, sobretudo em relação à cultura, à rotina, aos instrumentos, tecnologias, conhecimentos e processos da organização. Dito de outra forma, o clima organizacional é o conjunto de valores, padrões de comportamento e atitudes que representam a forma como os funcionários percebem o funcionamento da empresa.

Em linhas gerais, o clima organizacional é classificado como:

  • Favorável: diz respeito ao funcionamento da empresa que caminha positivamente em seus processos internos, nas práticas de comunicação, na integração eficiente entre departamentos, na remuneração, no ambiente agradável;
  • Desfavorável: refere-se ao mal funcionamento da empresa, quando existem gargalos, desvios e anomalias na forma como o negócio está estruturado, afetando o ânimo dos colaboradores e gerando tensões e conflitos internos.

Fatores que interferem no clima organizacional

São diversos os fatores que influenciam o clima organizacional e o deixam favorável ou desfavorável. Entre eles, podemos destacar:

  • a estrutura da empresa;
  • a integração interpessoal e intersetorial entre colaboradores e departamentos;
  • o salário;
  • o modelo de gestão;
  • o desenvolvimento profissional;
  • o plano de carreira e as oportunidades de crescimento;
  • a valorização dos funcionários;
  • a comunicação interna;
  • os benefícios;
  • entre outros.

Por que é tão importante fazer pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional objetiva mapear, junto aos colaboradores, os principais pontos positivos e negativos da empresa. Ela é importante para embasar as tomadas de decisão para melhorar a organização como um todo e, assim, deixar as equipes mais motivadas e engajadas com a cultura, missão e metas do negócio.

Aplicar a pesquisa organizacional também é importante para:

  • prevenir crises internas, problemas de relacionamento e demais questões que influenciem negativamente o desempenho dos colaboradores e da empresa como um todo;
  • acompanhar a qualidade do ambiente de trabalho e o que os colaboradores acreditam ser necessário melhorar dentro do negócio;
  • utilizar os feedbacks dos funcionários para reestruturar processos internos de modo a alavancar os resultados e motivar as equipes;
  • analisar o volume de trabalho, distribuição de tarefas etc.;
  • avaliar a qualidade da comunicação interna, da tecnologia e do espaço físico de trabalho;
  • entre outros.
[Ferramenta] Qual é o nível de maturidade do seu suporte?

Jogada de craque

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Existem diferentes formas de aplicar uma pesquisa de clima organizacional na empresa, podendo ser feita física ou digitalmente. No geral, ela deve ser anônima e garantir a confidencialidade dos colaboradores participantes, para que eles expressem o máximo de sinceridade e não sintam medo de represálias.

A pesquisa de clima organizacional também deve seguir algumas etapas importantes. Apresentamos as principais abaixo.

Planeje a pesquisa de clima organizacional

O planejamento da pesquisa é a primeira etapa, quando são definidos os objetivos, as delimitações de tópicos a serem aferidos, a forma como será aplicada (em questionários impressos ou eletrônicos), o período da coleta de dados, os indicadores de avaliação e o formato das perguntas (abertas, fechadas, semiabertas, de múltipla escolha, dissertativas etc.).

Faça as perguntas certas

Nessa fase do planejamento, deve-se investir na elaboração de um questionário qualificado, que seja capaz de extrair o máximo de informações dos colaboradores. Para tanto, também é preciso estruturar uma metodologia para a pesquisa, incluindo o formato de questionário, a pontuação utilizada para medir o peso de cada resposta, a quantidade de participantes e definir os critérios de inclusão e exclusão da amostra.

Comunique os colaboradores acerca da pesquisa

Outro passo importante é informar os colaboradores acerca da aplicação da pesquisa de clima organizacional. Essa comunicação é essencial para dar transparência aos processos e explicar seus objetivos, metodologia e importância para todas as pessoas que fazem parte da organização.

Estimule a participação de todos

A comunicação da pesquisa é fundamental, também, para estimular a participação dos colaboradores. Esse processo comunicativo implica explicar a relevância dessa coleta de dados e dos benefícios que todos terão com ela. Dessa maneira, vale investir em práticas eficazes de comunicação por meio dos canais da empresa.

Otimize a aplicação da pesquisa

A aplicação da pesquisa é uma das principais etapas e a forma como ela é realizada pode interferir nos seus resultados. Portanto, quanto mais otimizada ela for, mais qualificada será a coleta e análise dos dados. Vale a pena, inclusive, utilizar ferramentas para obter, tabular e avaliar as informações. Para todas essas aplicações, há softwares gratuitos que podem auxiliar e facilitar o processo.

Por fim, é importante destacar que a pesquisa de clima organizacional não se trata de um evento, mas sim de um processo inerente à finalidade de melhorar a empresa de um modo geral. O mais recomendado é que ela seja aplicada anualmente, utilizando os resultados nas estratégias, para deixar o ambiente corporativo mais leve e engajar os colaboradores.

Gostou desse conteúdo e quer descobrir como o Movidesk pode ajudar a sua empresa a se relacionar melhor tanto com seus clientes quanto com seus colaboradores? Teste grátis por 7 dias e veja como podemos te ajudar!

Teste grátis o Movidesk por 7 dias e descubra como ele pode te ajudar.