Conheça os principais meios de comunicação interna nas empresas!

Redes sociais corporativas, aplicativos mobile, mural de recados, TV corporativa e softwares especializados são alguns dos principais canais para melhorar a comunicação interna das empresas. A seguir, saiba mais sobre cada um deles!

meios de comunicação interna nas empresas

A comunicação interna é um fator essencial para o alcance de bons resultados. Sem ela, os profissionais podem se sentir desorientados e o número de erros tende a crescer muito. Por esse motivo, é preciso entender sobre meios de comunicação interna nas empresas.

Pense no meio de comunicação como o canal que leva determinada mensagem do emissor até o receptor. O telefone celular, por exemplo, é um meio. Existem vários outros, alguns até especializados em empresas. Ao conhecê-los, terá mais chances de acertar na escolha.

Adiante, explicamos cuidadosamente qual a importância deste assunto, quais os principais meios de comunicação interna e como selecionar o ideal para sua empresa. Boa leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Qual a importância da comunicação interna?

    Imagine-se em um ambiente com pouca comunicação. Ninguém está bem alinhado, os líderes não cascateiam informações aos liderados e existe pouquíssimo diálogo horizontal entre os membros da mesma equipe. Não parece um bom cenário, correto?

    A verdade é que a comunicação interna é um dos elementos mais preciosos ao sucesso das empresas. Quando existe diálogo e os profissionais estão bem alinhados, os talentos se sentem mais seguros, motivados e bem orientados. Veja, agora, outros bons benefícios:

    • Maior sincronia na realização das tarefas diárias;
    • Redução do número de erros e acidentes ao longo do expediente;
    • Aumento da produtividade;
    • Melhoria do clima organizacional e felicidade interna;
    • Otimização da relação entre líderes e liderados.

    Sendo assim, fatores como clima de trabalho, produtividade, liderança e segurança são diretamente impactados pela comunicação interna. Se ela falha, os resultados podem ser desastrosos e todos da empresa, do CEO ao estagiário, podem ser prejudicados.

    Quais os principais meios de comunicação interna nas empresas?

    O meio é o canal que transmite certa mensagem. Na prática, existem muitos meios, sendo que cada um deles conta com pontos fortes e fracos específicos. Logo, é preciso conhecê-los mais profundamente e avaliar o que melhor atende às exigências da sua empresa.

    1. Redes sociais corporativas

    Hoje, você provavelmente tem uma conta em alguma rede social, certo? O Facebook, Instagram ou LinkedIn, por exemplo. Bom, estas redes são abertas e de fácil acesso. Mas existem redes sociais mais específicas e dedicadas às empresas: as redes sociais corporativas.

    Com tais redes, cria-se uma pequena comunidade digital de empregados e parceiros estratégicos do negócio. São profissionais que podem compartilhar e curtir coisas, mas tudo fica limitado a quem faz parte daquela rede corporativa — logo, não é algo tão aberto.

    O mais bacana é que a rede social corporativa costuma ser um ambiente familiar e descontraído, mas também seguro para tratar de coisas da empresa e falar sobre as últimas reuniões, por exemplo. Assim, pode ser um ótimo canal para o seu empreendimento.

    2. Aplicativos mobile

    Existem muitos aplicativos para smartphone que potencializam a comunicação interna. O WhatsApp é um bom exemplo disso, assim como o Telegram. Também existem aplicativos de comunicação dedicados especificamente ao diálogo interno corporativo.

    No caso dos aplicativos mobile, o mais interessante é a flexibilidade. Quase todo mundo anda com um smartphone no bolso e, nesse caso, fica muito fácil se conectar com o time de trabalho. Além disso, são ferramentas leves, intuitivas e bastante seguras.

    3. Mural de recados

    Vamos, agora, falar de um meio bem menos tecnológico — mas igualmente interessante: o mural de recados. Você já deve ter visto um, não é mesmo? É um meio muito utilizado pelas empresas, até pelas mais modernas. Há três motivos para isso:

    • O mural de recados é fácil de aplicar;
    • Suas informações ficam acessíveis a todo o time;
    • Não custa praticamente nada à empresa.

    Se você pensa em utilizar esse canal, atente-se a duas coisas: primeiro, deixe o mural em um local bastante visitado pelos seus colaboradores, como próximo ao ponto eletrônico ou bebedouro de água. Segundo, mantenha suas informações continuamente atualizadas.

    4. TV corporativa

    Outro meio interessante é a TV corporativa. Ela pode se tornar uma ferramenta estratégica para transmitir informações breves e dinâmicas, por exemplo, o começo de uma nova tática comercial, programa de padronização, campanha de endomarketing ou treinamento.

    Apesar de ser uma ferramenta acessível, a TV pode demandar mais tempo. Ela exige que as mensagens sejam trabalhadas para transmitir em pouquíssimas palavras o que precisa ser dito. Ainda que opte por veicular vídeos, eles devem ser curtos, claros e bem editados.

    5. Softwares especializados

    Há, ainda, que se falar em softwares especializados. Hoje, os times de trabalho contam com demandas específicas e dependem da troca de dados robustos. Nesse caso, canais genéricos podem não ser tão bons — sendo preciso recorrer a ferramentas especializadas.

    Imagine, por exemplo, um time de pós-venda. Ele precisa de um sistema de atendimento para compartilhar dados dos clientes, monitorar avanços e dialogar com outros atendentes. Então, nesse caso, um sistema especializado em Help Desk pode ser a melhor solução.

    Um software especializado permite a troca sistêmica e robusta de informação, mantendo focado em uma área ou processo. Isso ocorre porque eles são projetados para atender fluxos específicos de trabalho, somando muito mais segurança, precisão e rapidez.

      Nós te ajudamos a escolher o Help Desk ideal para o seu negócio! É só você baixar o nosso e-book
      Help Desk Ideal

      Como definir o melhor canal de comunicação?

      Em geral, sua empresa precisa definir um pequeno conjunto de canais de comunicação. Se você se comunica por muitos meios diferentes, acaba fragilizando o diálogo, gerando mais insegurança e não fomentando o hábito de recorrer a um canal específico.

      Para definir o melhor canal para a sua empresa, é importante pensar no perfil da sua equipe de trabalho. Alguns times são mais modernos e outros são conservadores. O canal deve ter aderência aos seus colaboradores, deixando-os confortáveis com o processo.

      Outro ponto importante é equilibrar canais do tipo online e offline, garantindo que a equipe tenha acesso aos informes da empresa sempre, ainda que o acesso à internet falhe. Assim, poderá construir um fluxo diversificado e quase contínuo de informação.

      Veja, agora você está por dentro do tema e reconhece os principais meios de comunicação interna nas empresas. Lembre-se sempre de que o diálogo adequado aumenta o alinhamento e engajamento do time, garantindo que todos os talentos sigam na direção certa.

      E então, quer melhorar a comunicação interna da sua empresa? É bem fácil: basta fazer um teste gratuito do Movidesk e se surpreender com os resultados!

      Teste o Movidesk!