Movidesk A Zenvia Company
O guia completo sobre o que é cultura organizacional que você deve conhecer

O guia completo sobre o que é cultura organizacional que você deve conhecer

Compreender o que é cultura organizacional é um dos pilares responsáveis pelo sucesso da empresa. Por outro lado, erros na definição e aplicação dela também podem impactar negativamente.

Por exemplo, você sabia que ela pode influenciar o churn? Os motivos são vários, desde colaboradores desmotivados e falhas na comunicação entre setores até a falta de ética no atendimento ao cliente

Por este valor inestimável, é necessário que o departamento de RH conduza boas práticas. Porém, é preciso deixar algo bem claro aqui: a cultura organizacional existe mesmo que o RH decida não intervir.

Infelizmente, esse tipo de situação não é o ideal, porque uma cultura sem boas práticas e um alicerce sólido se torna frágil, além de não estar alinhada às necessidades do negócio.

Então, preparamos um guia completo e rico em informações que ajudarão você a compreender o que é cultura organizacional e como estabelecê-la na sua empresa. Veja, abaixo, os principais tópicos abordados e boa leitura!

Baixe agora o guia: O cliente vai dar churn, e agora?

O que é cultura organizacional e para quê ela serve?

Para entender melhor o que é cultura organizacional, vamos dividir e explicar os termos separadamente. 

Cultura

Cultura tem origem no latim e um significado mais abrangente. Em resumo, representa um conjunto de crenças, atitudes, leis, conhecimentos e habilidades que pertencem a um grupo da mesma sociedade.

Quando dizemos “grupo da mesma sociedade”, você consegue perceber que estamos falando de praticamente tudo o que a gente faz parte? Por exemplo, a turma da faculdade pode ser considerada um grupo de pessoas dentro de uma sociedade, a faculdade.

A cultura da turma da faculdade pode ser definida pelos conhecimentos e habilidades aprendidos. Um outro exemplo prático é quando já estamos formados. Há um conjunto de crenças desenvolvidas para trabalharmos na área, assim como algumas leis e regras a serem seguidas.

Então, os profissionais da mesma categoria — os administradores de empresa, por exemplo — também formam um grupo da sociedade com sua própria cultura.

Organizacional

Já “organizacional” vem de organização e significa uma estrutura ou composição de algo, podendo ser descrita também como “estrutura regular das partes que constituem um ser vivo”.

Interessante, não é?

Se observarmos pelo ponto de que a empresa existe por causa das pessoas que fazem parte dessa estrutura, faz sentido usar esse significado de “ser vivo”.

Agora, juntando ambos os significados que apresentei, podemos concluir o que é cultura organizacional: conjunto de crenças, atitudes, conhecimentos e regras praticadas pelas pessoas que fazem parte da estrutura da empresa.

Você concorda?

As características da cultura organizacional definem “o que é” a empresa e “porque ela é”, compartilhando esse pensamento com os colaboradores e gestores. Essas definições são reforçadas diariamente com atitudes, conversas, e até mesmo maneira de se vestir e comportar.

O para que serve a cultura organizacional, portanto, vai além do que definir a missão, os valores e objetivos da empresa.

Para que serve a cultura organizacional?

As principais características da cultura organizacional

Quando a empresa implementa um guia de o que é cultura organizacional é fácil de percebê-la por causa de suas características — mesmo que tenha falhas nesse processo. Uma das principais características da cultura empresarial é a integração entre as equipes, tornando-as mais engajadas e desempenhando melhor um trabalho em conjunto.

Além disso, há sete características da cultura organizacional que representam a sua essência.

São elas:

  1. Inovação e prevenção de riscos: uma empresa com essa característica na cultura organizacional consegue inovar seu negócio sempre que preciso, além de ser capaz de se resguardar dos riscos do mercado;
  2. Atenção aos detalhes: essa é a característica do negócio que pensa em todos os detalhes para oferecer o melhor produto ou serviço, dando atenção à precisão das informações, entregas, prazos e preços;
  3. Orientação para resultados: esse é o aspecto principal para os negócios focados em vendas e lucratividade, preocupando-se mais com o alcance dos objetivos do que com os meios para conquistá-los;
  4. Orientação a pessoas: essa característica é perceptível nas empresas que estimulam troca de experiências entre os colaboradores, além de valorizarem o conhecimento aplicando treinamentos e um plano de carreira;
  5. Orientação a equipes: a empresa que se destaca neste ponto valoriza a sinergia entre os colaboradores e acredita que o trabalho fica melhor se for feito em equipe;
  6. Agressividade: esse aspecto é em referência a concorrência, porém molda a atitude dos colaboradores para atingir resultados, tornando-os mais competitivos;
  7. Estabilidade: para conquistar as metas e sucesso é preciso ter um negócio estável, pelo menos é o que acredita a empresa que investe forte nesse conceito.

Características da cultura organizacional complementares

Queremos deixar algo bem evidente aqui: essas são as sete características da cultura organizacional. Não necessariamente a empresa investirá em todas elas ao mesmo tempo ou, até mesmo, se dedicará exclusivamente a um ponto destes. Perceba, também, que algumas características podem ser usadas para complementar as outras.

Por exemplo, orientação a pessoas e orientação a equipes podem beneficiar a estratégia do gestor, assim como agressividade e orientação para resultados pode ser uma combinação eficiente. Tudo depende dos objetivos do negócio e como a empresa desenvolverá o que é cultura organizacional.

É muito comum existirem empresas com tipos de culturas organizacionais apresentando todas ou boa parte destas sete características, o que muda é a intensidade de cada aspecto presente.

Existem diferentes tipos de cultura organizacional?

Você deve imaginar que, se as pessoas e seus valores formam a cultura, então existem diferentes tipos de cultura organizacional, certo? Se você chegou a essa conclusão sozinho, parabéns, porque é isso mesmo. 

Se você chegou a essa conclusão sozinho, parabéns, porque é isso mesmo

A teoria mais amplamente divulgada é a de Charles Handy, um grande estudioso sobre cultura das organizações. Em seus textos, Charles diz que há quatro diferentes tipos de cultura organizacional. Apresentaremos, a seguir, esses modelos:

1 – Cultura do Poder

A Cultura do Poder tem como característica principal a centralização do poder de decisão, tornando a comunicação interna vertical descendente — toda informação vem do cargo mais alto para o mais baixo e nunca o oposto. Esse tipo de cultura organizacional pode gerar conflitos e baixa produtividade se não for bem aplicado.

Lembra das características da cultura organizacional que apresentamos? Digamos que uma pequena empresa — sendo o modelo de negócio que mais aplica esse tipo de cultura organizacional — decida investir na orientação a pessoas, além da orientação a equipes. É bem possível que os colaboradores sintam-se confortáveis com essa gestão.

2 – Cultura das Tarefas

Esse tipo de cultura organizacional é muito aplicado em empresas que precisam de times bem alinhados para atingirem um objetivo específico, como suporte e solução de problemas. A comunicação interna, própria desse modelo cultural, é a horizontal, onde a conversa é próxima e feita de igual para igual — mesmo que seja uma ordem vinda de superiores.

É comum que essas empresas utilizem indicadores de desempenho em sua rotina para acompanhar a performance das equipes e os resultados do negócio.

3 – Cultura de Pessoas

Para as empresas que implementam este tipo de cultura organizacional, o capital humano empregado na instituição é mais importante do que tudo. A comunicação interna ascendente (de baixo para cima) é a preferida, facilitando que o colaborador expresse suas ideias e problemas.

Além do mais, este é o tipo de empresa que desenvolve facilidades para seus colaboradores, como treinamentos, plano de carreira e desenvolvimento de habilidades para liderança.

4 – Cultura de Papel

O quarto tipo de o que é cultura organizacional é muito aplicado por companhias de grande porte e que precisam ser rigorosas com os detalhes da produção. É comum que essas empresas tenham um fluxograma de processos bem definido, além de favorecer a qualificação técnica e educacional dos colaboradores.

A comunicação interna é vertical descendente, com pouca flexibilidade para as ideias e sugestões dos trabalhadores. A Cultura do Papel é assim chamada porque ela define bem quais os papéis que cada pessoa tem dentro da empresa, favorecendo qualquer tipo de trabalho, em equipe ou individual.

7 coisas que os clientes mais valorizam nas empresas - Modelo de Pesquisa de Satisfação

Quais os níveis da cultura organizacional?

A cultura organizacional é composta por três níveis que exemplificam as crenças, linguagem e aparência de uma empresa. Abaixo explicaremos melhor o que queremos dizer com isso, confira os níveis de cultura organizacional.

Primeiro nível: artefatos

Os artefatos representam a parte mais externa de o que é cultura organizacional. São aqueles elementos que são facilmente perceptíveis para quem observa a empresa. Para que você compreenda melhor, vejamos o exemplo das empresas que investem em mesas de sinuca, salas de descanso ou o uso de crachá para seus colaboradores.

Todos esses elementos são perceptíveis aos olhos.

Então, podemos dizer que são artefatos que representam um dos sentidos de o que é cultura organizacional para a empresa e definem como a vemos.

Segundo nível: valores compartilhados

A missão e os valores da empresa estão no segundo nível da cultura organizacional. Eles não podem ser identificados no primeiro contato visual, mas depois de conhecer um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos nela. Os valores compartilhados moldam a forma como os colaboradores se comportam.

O tipo de atitude e hábitos serão formados neste nível da cultura organizacional, assim como os comportamentos não aceitáveis.

Terceiro nível: pressupostos

O terceiro – e mais profundo nível da cultura organizacional trata das crenças verdadeiras da corporação. Isso quer dizer que se equivalem aos sentimentos e pensamentos de uma pessoa, sendo algo mais profundo e difícil de ser manipulado.

Quando há a necessidade de modificar a cultura organizacional existente em uma empresa as equipes de RH focam seus esforços.

Perceba que, de acordo com pesquisas de Edgard Schein, a alma verdadeira da cultura organizacional é medida neste terceiro nível.

Isso é o oposto do que geralmente as pessoas acreditam. Para a maioria, são as salas de jogos e os pufes confortáveis que definem a personalidade empresarial.

Vale ressaltar, no entanto, que a presença dos demais níveis da cultura organizacional estimulam o aprofundamento e a percepção do terceiro nível. Afinal, não basta ser, é preciso parecer.

Exemplos de cultura organizacional nas grandes empresas

Você já viu até agora o que é cultura organizacional, tipos e níveis, mas, nada melhor do que visualizar exemplos de cultura organizacional de uma empresa grande no mercado, certo?

Então, veja abaixo exemplos de cultura empresarial:

Grupo Boticário

Cultura organizacional do Grupo Boticário

Segundo o Grupo Boticário, as principais características da cultura organizacional da empresa são empreendedorismo e paixão.

Para o grupo, é fundamental equilibrar a paixão com a busca por performance e eficiência. A cultura organizacional do Grupo Boticário, portanto, estabelece práticas fundamentais, como:

  1. Valorização dos colaboradores;
  2. Motivação de equipe;
  3. Participação importante na tomada de decisões;
  4. Foco no negócio
  5. Visão ecológica e
  6. Atualmente, irem contra testes em animais.

A empresa garante que prêmios e resultados refletem os efeitos positivos desta cultura organizacional. 

“Buscamos sempre as pessoas mais adequadas aos nossos desafios, que compartilhem do nosso jeito empreendedor de trabalhar e que encarem seus desafios de um jeito sempre apaixonado. Além de espaço para tomada de decisão nos próprios projetos, nossos funcionários também são incentivados a conhecer novas áreas. Isso, para nós, só ajuda o negócio a crescer.”

AMBEV

Cultura organizacional da AMBEV
Foto: Divulgação

A cultura organizacional da AMBEV é baseada em 7 tópicos principais:

  1. Os resultados nunca estão OK, sempre é possível melhorar. A vantagem competitiva duradoura só é possível com foco e tolerância zero;
  2. Fornecer experiências impactantes e responsáveis para seus clientes, que são considerados os verdadeiros patrões;
  3. Somos uma Companhia de donos. Donos assumem resultados pessoalmente”;
  4. Bom senso e a simplicidade são mais importantes que sofisticação e complexidade;
  5. Gerenciamento de custos realizado de forma rigorosa para manter a sustentabilidade e rentabilidade da empresa;
  6. Liderança pelo exemplo;
  7. “Integridade, trabalho duro, consistência e responsabilidade”.

Google

Cultura organizacional do Google

O modo como a empresa Google ambientaliza seus colaboradores e vislumbra a inovação como chaves de ouro para conquistar e motivar sua equipe é uma das maiores inspirações para qualquer empresa!

Podemos perceber que vai além de pufes e mesas de sinuca, como mencionamos no primeiro nível.

A cultura organizacional do Google é pautada, principalmente, em uma liberdade responsável. Ou seja, além do conforto e do ambiente fun, os horários são mais flexíveis, assim como o local de trabalho.

Mas, em contrapartida, o monitoramento através de métricas e indicadores de performance é realizado com muito mais frequência.

E mais, os dados e o checklist de tarefas é realizado na intranet do próprio Google, onde os colaboradores inserem os chamados OKRs, objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave). Desta forma, todos os colaboradores têm acesso à performance de todos.

O que, naturalmente, cria uma certa competição muito positiva para estimular a produtividade da equipe.

Outro ponto muito interessante na cultura organizacional do Google é o estímulo à discussão. Qualquer nível hierárquico pode refutar ideias e determinações, desde que possua dados que embasem o seu posicionamento.

Um ótimo estímulo para a inovação e criação, não?

 A cultura organizacional do Google é muito bem formulada, mas não complexa, ela se apoia em 4 pilares básicos:

  1. Liberdade com responsabilidade;
  2. Foco;
  3. Métricas e
  4. OKRs.

A cultura organizacional é importante para as empresas?

A importância de saber o que é cultura organizacional pode ser percebida facilmente pelas vantagens que ela apresenta.

A principal delas é gerar motivação e vontade de “vestir a camisa” nos colaboradores.

É aqui que os gestores percebem um maior engajamento das equipes e, por consequência, uma melhora nos resultados.

Além do mais, a cultura organizacional é o que define o caminho que será percorrido pelos gestores para atingir os objetivos de negócio, assim como também é ela quem conta a história da empresa. De maneira direta, a cultura organizacional representa a identidade da companhia.

Benefícios da cultura organizacional para as empresas

Pertencimento

Além de sentir-se bem-vindo em um lugar, o sentimento de pertencimento é criado quando compartilhamos a mesma visão com as outras pessoas do grupo.

Então, podemos assegurar que este é um benefício de saber o que é cultura organizacional e implantá-la corretamente. Ele faz com que os colaboradores sintam que são parte integrante e funcional da empresa.

Engajamento

Engajar significa interagir e participar.

Com colaboradores mais participativos é fácil alcançar metas, pois eles não medem esforços para se destacarem e lutarem por um alto desempenho.

A cultura organizacional dá um sentido para os trabalhadores, dizendo porque eles são necessários para fazerem o que fazem.

Eles engajam-se mais nas atividades da empresa porque sentem que pertencem àquele espaço e fazem a diferença por estarem ali.

Produtividade

Melhorar a produtividade é a preocupação de muitos gestores.

Você já sonhou em não precisar pensar nisso o tempo todo?

Bem, a empresa com uma cultura organizacional de sucesso funciona assim: de maneira eficiente e produtiva.

Depois que seus colaboradores sentem que fazem parte da empresa e que seu trabalho é a diferença nos resultados, a produtividade é mera consequência, não acha?

Maior Retenção de Colaboradores

A alta rotatividade de trabalhadores é um tremendo problema para a saúde financeira dos negócios.

Isso porque há muitos custos envolvidos na contratação e demissão de colaboradores. Então, quanto mais tempo eles ficarem na empresa, melhor é para as finanças do negócio.

Mas não apenas isso, a empresa que contrata e demite muito fica com a imagem arranhada no mercado, pois passa a impressão de que não é um bom lugar para trabalhar. Uma solução muito implementada pelo RH é uma cultura organizacional eficiente.

Assim, tudo o que o colaborador precisa para tornar-se parte do time é suprido: integração com o ambiente, motivação profissional, estrutura de trabalho, boa orientação, comunicação de qualidade e valorização pessoal.

Melhora do Processo de Contratação

Como dissemos no item anterior, a cultura organizacional é a solução que o RH tem para manter os colaboradores na empresa. Um dos motivos é que ela melhora a contratação dos trabalhadores, tornando o processo de recrutamento e seleção mais preciso e eficiente.

Depois que as características da cultura organizacional estão definidas, é fácil identificar que tipo de colaborador faz parte do ambiente.

Basta comparar o perfil profissional do candidato com as habilidades e competências que a cultura organizacional da empresa necessita que um colaborador tenha.

Quer entender melhor como a cultura organizacional pode alavancar sua empresa? Então, não deixe de conferir essa apresentação da Patrícia Tavares, sócia-diretora da Nex-us Consultoria.

Há diferenças entre cultura organizacional e clima organizacional?

Antes de contar para você quais as diferenças entre cultura organizacional e clima organizacional, é preciso explicar do que se trata este primeiro.

O clima organizacional é a percepção que as pessoas trabalhadoras da empresa têm sobre ela. Sua principal função é servir como um termômetro da satisfação dos colaboradores perante o ambiente de trabalho.

Uma característica do clima organizacional é que ele muda rapidamente e conforme muitos fatores.

Por exemplo, a implementação de novas tecnologias para diminuir custos na equipe de suporte pode deixar os colaboradores mais motivados e melhorar os resultados. Assim como há mudanças que impactam negativamente no clima organizacional — como demissão de lideranças.

É a cultura organizacional, no entanto, que determina o clima em vários momentos. Como na solução de conflitos, no recebimento de novos colaboradores e na implementação de novos processos. Porém, por não ser o único fator que influencia no clima organizacional, é preciso sempre acompanhar a satisfação dos colaboradores com pesquisas.

Uma diferença fundamental entre cultura organizacional e clima organizacional da empresa é que um é influenciável e o outro não.

Dificilmente um novo fornecedor mudará a cultura do negócio, mas pode mudar como as pessoas se sentem em relação ao trabalho feito por ele.

Como a empresa se sente

De maneira simples, podemos dizer que a cultura organizacional define quem a empresa é, enquanto o clima define como a empresa se sente. Há uma semelhança entre ambos, eles influenciam na produtividade e motivação dos colaboradores.

Aqui vale um lembrete: a cultura organizacional dita o comportamento das pessoas e influencia no clima em alguns momentos, mas também é possível que o clima influencie no comportamento dos colaboradores e isso acabe por ditar uma nova cultura na empresa.

Ou seja, dependendo do tipo de clima, se não forem tomadas medidas para contorná-lo, ele pode habituar e condicionar certas atitudes dos colaboradores. Um exemplo disso é quando empresa tem uma cultura voltada para pessoas, mas deixa de investir em treinamentos e planos de carreira.

Com a rotina de cobranças por resultados e falta de cuidado com os colaboradores, a cultura organizacional pode se transformar em algo mais guiado para tarefas ou papéis desempenhados do que para as pessoas que fazem parte dos processos. Dependendo dos objetivos de negócio isso pode ser um problema.

Ferramenta Movidesk - Qual o nível de maturidade do seu suporte?

Como criar uma cultura organizacional eficiente?

Bom, até aqui apresentamos e explicamos para você o que é cultura organizacional, para que ela serve, sua importância e benefícios. Também falamos dos quatro tipos de cultura de empresa e os três níveis presentes nela. Além de introduzir brevemente as diferenças entre cultura organizacional e clima organizacional.

Agora você deve estar se perguntando como desenvolver boas práticas que favoreçam o desenvolvimento de uma cultura organizacional eficiente, não é? Claro que não deixaríamos de fora esse tipo de dica. Vamos a elas?

Defina a missão, visão e valores da empresa

O primeiro passo para criar uma cultura organizacional é definir a missão, visão e valores da empresa.

A missão é fácil, ela trata da motivação principal para a companhia existir. Você pode dizer que a missão é “gerar lucro e satisfação para os sócios enquanto exerce função legal e produtiva para os colaboradores”.

Assim como também pode dizer que a missão é “prestar suporte aos clientes em todo o processo de serviço, oferecendo equipes especializadas e bem treinadas”. Apenas por essas poucas palavras você já conseguirá moldar o início do que é cultura organizacional para a sua empresa.

A visão mostra para onde sua empresa está focada e quais os objetivos ela quer alcançar. Assim como os valores representam o “código de honra” do negócio e tudo aquilo que está em jogo para ser usado no alcance dos objetivos.

Resumidamente, a visão apresenta os objetivos, os valores dizem como a empresa os atingirá e a missão fala do motivo de a companhia querer tais metas.

Ponha em prática com exemplos

Depois de estabelecer o básico, é preciso pôr em prática. Capacite suas equipes para que elas atinjam o que a visão determina. Desenvolva recompensas para reconhecer quem representa os valores da empresa. 

Para exemplificar, digamos que sua empresa valoriza um relacionamento com o cliente, tendo como objetivo gerar mais satisfação nos serviços prestados e sua missão é estar presente sempre quando o consumidor precisar. Para que isso seja praticado, o primeiro passo é ter mais canais de comunicação.

Uma empresa que não pratica o que fala passa pouca credibilidade para a sociedade interna e externa. Isso, além de comprometer o fortalecimento da cultura organizacional.

Contrate colaboradores com aderência à cultura

Outra maneira de desenvolver a cultura organizacional é contratar apenas pessoas que se alinhem com a missão, valores e visão da empresa.

Por isso, já no processo de seleção preocupe-se com quem será contratado. A experiência e habilidades são tão importantes quanto a visão compartilhada dos mesmos valores.

Trabalhe a liderança

Os líderes representam pontos estratégicos na cultura organizacional.

Por isso, eles devem ser bem orientados e capacitados para dar exemplo e guiar os demais colaboradores.

Além do mais, eles devem sempre ter atitudes que refletem os valores e missão da empresa.

Melhore a comunicação interna

A comunicação interna é toda e qualquer forma de se comunicar dentro da empresa, utilizando diferentes meios — telefone, e-mail, chat em tempo real, site, pesquisas e murais. Invista na qualidade da comunicação, disponibilize canais e estimule a troca social entre os colaboradores.

A comunicação interna favorece o sentimento de pertencimento, pois as pessoas poderão conhecer colegas que são parecidos ou não. A diversidade nas relações transforma o ambiente em um local mais confortável e acolhedor.

Veja também: Conheça os principais problemas causados pela falta de comunicação interna.

A cultura organizacional é um elemento presente em todas as empresas e determina o comportamento, valores e objetivos das pessoas que nela trabalham. Assim, ela se torna responsável pelo sucesso dos negócios. E, por sorte,  pode ser moldada conforme necessário, com modificações na definição de missão e capacitação de lideranças.

Nossa ferramenta de help desk pode ser uma grande parceira para estabelecer e normatizar a cultura organizacional da sua empresa, tanto na teoria, quanto na prática. Conheça um pouco mais sobre nossas funcionalidades abaixo.

Movidesk (Zenvia Service)

O que achou deste guia completo sobre o que é cultura organizacional? Conheça também os 5 métodos para integração de equipe e saiba como isso pode impactar na produtividade dos colaboradores!

Ah! Quer conhecer mais sobre o Movidesk (Zenvia Service)? Então, agende uma demonstração agora mesmo. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades do mercado.

Clique aqui e descubra a ferramenta ideal para potencializar as suas métricas de atendimento.
Arquivado em
mm
Escrito por

Jornalista, professor, barbudo e tatuado. Gosto pesquisar a fundo e debater todo tipo de assunto e ver intermináveis vídeos no YouTube. Escrevo para a internet desde que tudo isso aqui era mato e sou o responsável pela gestão de conteúdo do blog da Movidesk.