7 dicas para manter a motivação da equipe em alta

Investir na motivação da equipe é importante por uma série de razões. Por exemplo, gera mais comprometimento com o trabalho, alinhamento aos valores da empresa e entusiasmo com os objetivos deliberados. Em última análise, otimiza o atendimento ao cliente final.

Entretanto, para promover motivação, é preciso pensar em duas coisas: primeiro, em como prevenir (ou reverter, em alguns casos) a desmotivação. Segundo, em como manter a equipe suficientemente entusiasmada para superar desafios e gargalos presentes no dia a dia.

Sabemos da importância do tema. Por isso, nos próximos tópicos, destacamos 7 dicas para manter a motivação da sua equipe em alta. Então, continue atentamente com a leitura!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

1. Invista no bom e velho bem-estar

Se você quer correr, primeiro, tem que aprender a andar. Na gestão de pessoas não é diferente. Se deseja promover motivação, primeiro, deve prevenir a insatisfação. É preciso que o time sinta-se suficientemente animado, do contrário nunca ficará motivado.

Nesse caso, não há erro: invista no bem-estar. Pequenas iniciativas podem aumentar a qualidade de vida no local de trabalho e garantir que seus profissionais sintam-se cuidados e respeitados. Sem essa percepção de cuidado e acolhimento, nada feito.

Por exemplo, você pode investir em horários mais flexíveis, eliminar o excesso de horas extras, diminuir a carga de trabalho (caso esteja muito elevada) e avaliar a ergonomia dos móveis e ferramentas de trabalho. É um primeiro — e crucial — passo para a motivação.

2. Nunca deixe a comunicação interna em segundo plano

Já falamos sobre como a comunicação interna pode ser um diferencial competitivo. Acredite, ela faz milagres e pode multiplicar o engajamento de toda a equipe. O que ocorre, muitas vezes, é que não existe diálogo, o que também inibe o alinhamento e o comprometimento.

Para melhorar sua comunicação interna, é preciso de duas coisas. Primeiro, consciência. Todos, a partir do CEO, devem tratar a comunicação como algo prioritário. Segundo, ótimos canais de transmissão da mensagem, garantindo que o que é dito chegue até o receptor.

Felizmente, existem muitos canais que podem facilitar a comunicação interna. Murais de recados, aplicativos mobile, redes sociais corporativas e softwares especializados. É preciso avaliar o que melhor atende o perfil dos seus colaboradores e orçamento disponível.

3. Desenvolva um modelo de liderança exemplar

Quando o tema é liderança, o problema do falar-fazer é um erro muito grave. Quando os líderes falam uma coisa e praticam outra, afetam drasticamente o compromisso dos seus liderados. Jargões do tipo “faça o que eu falo, não o que eu faço” não funcionam mais.

Por outro lado, poucas coisas são tão motivadoras quanto a liderança exemplar. Gestores que cumprem rigorosamente com o que falam, que abraçam os valores da empresa e agem como orientam seus subordinados, movem suas respectivas equipes pelo exemplo.

Nesse caso, o ideal é investir na ideia de liderança exemplar. Deixe claro que os líderes devem representar fielmente os valores da empresa e se comprometer pessoalmente com os resultados. Assim, sem dúvida, conseguirá elevar a motivação da equipe de trabalho.

Você está sobrecarregado na gestão da sua equipe? Baixe o nosso fluxograma e aprenda a delegar tarefas agora!

4. Reconheça o trabalho bem-feito

Quem não gosta de ter seu trabalho elogiado? Receber um feedback positivo? Pensando nisso, outra dica para manter a motivação da equipe é reconhecer o trabalho bem-feito. Por mais trivial que possa parecer, o simples reconhecimento gera satisfação e orgulho.

O mais interessante é que o reconhecimento não custa absolutamente nada à empresa ou ao líder. Um pequeno elogio como “o trabalho ficou maravilhoso. Parabéns!” pode elevar o nível de felicidade interna. E mais, gerar um padrão mínimo de qualidade para o futuro.

Nesse caso, a melhor dica é: mantenha-se atento. Fique de olho no trabalho bem-feito, nas práticas exemplares e no compromisso com os valores da empresa. Então, quando possível, reconheça o profissional ou equipe por isso. De vez em quando, um elogio conta muito.

5. Estabeleça metas inteligentes

A desorientação pode ser uma grande inimiga da motivação. Se os colaboradores não sabem em que direção seguir, podem se sentir frustrados. Para combater esse problema, o ideal é estabelecer metas inteligentes e que atendam ao padrão SMART.

O padrão SMART diz que boas metas contam com 5 competências, elas são:

  • S — specific, específicas;
  • M — measurable, mensuráveis;
  • A — attainable, atribuíveis;
  • R — realistic, realizáveis;
  • T — timely, com prazo bem definido.

Ou seja, são metas claras e bem fundamentadas, realmente úteis para o direcionamento dos colaboradores.

É preciso ter muito cuidado para que suas metas não sejam inatingíveis. Ou seja, (quase) impossíveis de bater. Esse erro pode fazer com que o time não se comprometa com o que foi estabelecido. E mais, pode gerar desânimo e descontentamento interno.

Baixe agora!

6. Recompense as boas práticas

Já falamos um pouco do poder do reconhecimento, agora vamos dar mais um passo e falar da importância da recompensa. Reconhecer é algo mais subjetivo, como um elogio. Por sua vez, a recompensa está ligada a uma premiação, algo mais concreto ou até tangível.

Existem muitos tipos de recompensas, por exemplo: bonificações financeiras, viagens ou premiações em bens. A seleção da recompensa ideal depende de três coisas: o perfil do time de trabalho, a cultura que a empresa quer estabelecer e o orçamento que você tem disponível.

O mais usual é ter recompensas atreladas a conquistas específicas, geralmente as metas previamente estabelecidas. Assim, os profissionais sabem exatamente o que deve ser feito para obter benefícios adicionais — e sentem-se motivados nessa direção.

7. Ofereça feedbacks consistentes e periódicos

Muitos líderes ou empresários têm medo de dar feedback. Acreditam que causarão descontentamento, afastamento dos talentos e esgotamento de suas relações interpessoais. É um erro grave e frequente. Na realidade, o feedback é um importante aliado da gestão e motivação.

Quando os talentos recebem feedbacks consistentes e bem embasados, sentem-se mais bem direcionados por seus líderes. Além disso, podem identificar fraquezas que devem ser corrigidas ou pontos fortes que devem ser otimizados. Assim, há mais ânimo e direção.

Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe dos benefícios e como manter a motivação da equipe em alta. Comece investindo em bem-estar e comunicação interna. Não deixe de buscar uma liderança exemplar, competente para orientar o trabalho diário e reconhecer as boas práticas. Assim, todos (empresa, funcionários e clientes finais) serão recompensados.

Nunca é cedo – ou tarde – demais para se preocupar com a interação das equipes e a otimização de suas atividades

Para isso, você pode confiar no Movidesk. Nosso sistema oferece soluções de Help Desk e Service Desk para você transformar a comunicação interna da sua empresa e alcançar todos os seus objetivos. 

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

Movidesk é um software que permite a organização comunicação interna na empresa, de maneira prática e intuitiva.

Estamos falando de um sistema que permite:

Não perca tempo! Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita.

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *