Qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial: entenda essa relação

Com a responsabilidade de captar e fidelizar os clientes, o setor de atendimento passou a se relacionar com áreas como marketing e vendas para impactar o faturamento de um negócio. Entenda melhor esta relação lendo este post!

qualidade do atendimento

Não é nenhum segredo que todos os clientes, sejam em lojas físicas, online ou em atendimentos por telefone esperam receber um atendimento de qualidade. Mas você já parou para pensar na qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Shopper Experience, o fator que melhor define o respeito de uma empresa pelos seus clientes são produtos de qualidade (resposta dada por 23% dos entrevistados).

Logo em seguida os critérios citados são bons atendentes, que estão disponíveis para atender em qualquer canal de atendimento (16%) e a agilidade nos canais de contato (9%). Tudo a ver com um bom atendimento ao cliente, não é mesmo?

Por isso, nesse artigo vamos lhe mostrar na importância da qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial. Vamos lá?

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

    Chat em tempo real

    A qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial

    Quando falamos de atendimento ao cliente, automaticamente visualizamos uma sala imensa com inúmeros atendentes escutando reclamações o dia todo. Mas essa área é na verdade responsável por muito mais que isso.

    Com a responsabilidade de captar e fidelizar os clientes, esse setor estratégico passou a se relacionar com áreas como marketing e vendas para impactar o faturamento de um negócio.

    Afinal de contas, imagine o caminho que os seus clientes percorrem até chegar a sua marca. Conversas com amigos, pesquisas online e indicações em redes sociais que finalmente o levaram a buscar a sua empresa e entender como ela ajudará a resolver os problemas dela.

    Sabemos que a primeira impressão é a que fica, então seu atendimento precisa brilhar desde o início. Por melhor que seja o seu produto ou serviço, de nada adianta se o cliente tiver dificuldades para agendar uma consulta ou tentar realizar uma compra.

    Inclusive, uma pesquisa realizada pela Bain & Company revelou que as empresas que conseguem crescer sua taxa de retenção em 5% pode impactar 25% a mais na sua lucratividade.

    Outros cenários que o atendimento pode ajudar

    Nós falamos dos pontos positivos, mas e os cenários negativos? Afinal de contas, um post em redes sociais ou uma página lotada de reclamações, como o Reclame Aqui, pode manchar de vez a sua reputação. Mas um atendimento de qualidade pode ajudar.

    Em uma situação que um produto está com um problema técnico, será o atendimento que provavelmente descobrirá primeiro e passará para o setor de produções para resolver o erro.

    Sugestões de clientes que melhorariam a funcionalidade também provavelmente chegarão até a equipe, que pode entrar em contato com o setor de desenvolvimento para aprimorar o produto.

    As campanhas de marketing também podem ter o atendimento ao cliente como apoio. Com essa equipe é possível saber quais são os pontos fortes e fracos da empresa para criar peças que reforce a marca ou que melhore a imagem dela.

    Esses são apenas alguns exemplos que mostram a qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial. Agora, se você não sabe como aprimorar o atendimento ao cliente, é só conferir nosso próximo tópico.

      Mais de 10 mil pessoas já receberam essas dicas! Baixe o e-book também e conheça as melhores práticas de atendimento

      Boas práticas de atendimento

      Como oferecer um atendimento de qualidade para minha empresa crescer?

      Atendimento não acaba na venda

      Muitos pensam que um atendimento de qualidade acaba na venda – e eles estão enganados. Tão importante quanto, o pós-venda é a responsável por prestar suporte ao cliente e também de acompanhar sua experiência com o negócio. 

      Com o pós-venda, sua equipe não só fideliza o público comprador e estimula novas compras, como constrói um relacionamento com eles. Invista em pesquisas de satisfação, por e-mail ou telefone para coletar informações que podem melhorar a sua atuação com o público.

      Mantenha contato com os clientes

      Vamos aproveitar o pós-venda, citado no tópico acima, para reforçar um ponto parecido, mas igualmente importante.

      Você conseguiu uma venda. Agora não é o momento de sumir ou de atrasar na entrega. O cliente que se sente abandonado é um cliente que buscará ter uma experiência com um concorrente, portanto o mantenha sempre informado sobre a sua demanda.

      E, claro, manter contato com os clientes também significa o envio de comunicações informando as novidades da sua empresa e quais produtos ele pode se interessar. 

      Atendimento empático = atendimento de qualidade

      Lembra das aulas de português, onde um dos exercícios mais comuns era a interpretação de texto? Cada pessoa pode interpretar uma situação de uma maneira diferente – e isso inclui durante um atendimento.

      Um cliente que entra em contato com a sua empresa com dúvidas muito específicas sobre os produtos pode ser mais difícil de compreender, mas é papel do atendimento conseguir se colocar no lugar do consumidor e entender a dor dele.

      A empatia é um dos pilares do atendimento ao cliente, portanto o pratique sempre que possível.

        [E-book] Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal

        Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal

        Omnichannel

        Se você quer ir além com os seus clientes, vale conhecer um dos mais novos conceitos de atendimento ao cliente, o omnichannel. Com ele, a sua empresa não está preocupada apenas em estar presente em vários canais de atendimento, mais sim de integrá-los para criar uma experiência completa.

        Nessa proposta de atendimento, o cliente acional o canal predileto dele e as informações coletadas são enviadas para um software que centraliza as comunicações e os dados, gerando um histórico do atendimento.

        Assim, todos os agentes podem saber em instantes quem é o cliente e a sua dor, otimizando a produtividade e qualidade do atendimento.

        E sabe quem pode te ajudar com tudo isso? O Movidesk!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        Com a nossa ajuda, esse processo se torna ainda mais fácil. Desde a centralização de todo o atendimento (e-mail, chat e telefone) para facilitar a gestão dos tickets até a automatização de processos e tarefas repetitivas com respostas automáticas e o monitoramento de métricas, o Movidesk faz tudo isso e muito mais. 

        Uma ferramenta que melhora a produtividade do seu time de atendimento e integra a sua equipe, seus dados e outras informações importantes. Além de auxiliar os gerentes e coordenadores na análise de métricas e produção de relatórios.

        Teste o Movidesk gratuitamente por uma semana e descubra todos os benefícios que ele proporciona!

        Teste o Movidesk!

        Deixe seu comentário