Colaboração interna: como aplicar de forma eficiente na empresa?

Para que um grupo atinja objetivos mais elevados, é necessário que todos os seus integrantes saibam como cooperar. Isso é especialmente válido em uma empresa, onde o sucesso de suas ações depende diretamente da melhor colaboração interna. Porém, como você já deve saber, nem sempre é fácil fazer com que todos atuem em conjunto.

Há muitos fatores que podem entrar em jogo no que diz respeito à cooperação entre colaboradores. Tanto questões individuais quanto relacionadas à sua própria organização. E, ao contrário do que alguns dizem, há muita coisa que você pode fazer como gestor para que todos cooperem de forma eficiente.

Para ajudar a entender melhor como fazer isso, vamos explicar o que é, na prática, a colaboração, qual é sua importância e como você pode favorecê-la de forma eficaz. Acompanhe.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

O que é exatamente a colaboração interna?

Pode parecer um conceito bem óbvio, mas ainda é bom esclarecer o que é a colaboração: ela acontece quando um grupo de colaboradores trabalha para alcançar o mesmo objetivo. Isso pode envolver qualquer número de pessoas, incluindo integrantes de diferentes setores.

Não é apenas uma questão de trocar ideias, mesmo que isso também faça parte do processo. Trata-se de estabelecer um canal de comunicação entre todos e coordenar suas ações no dia a dia.

Por que a colaboração interna é importante?

Trabalho em equipe é fundamental em qualquer negócio. Alguns dos principais benefícios por essa prática estão a seguir.

Aumenta a produtividade

Ter o grupo certo trabalhando em determinada área ou buscando o mesmo objetivo permite que cada um se concentre naquilo em que é melhor. Dessa forma, você terá os recursos adequados para cumprir tarefas mais complexas em menos tempo, sem ter que comprometer mais energia e recursos do que o necessário.

Gera oportunidades de crescimento profissional

Além de beneficiar a empresa, uma boa política de colaboração interna também cria mais espaço para que todos os profissionais envolvidos se desenvolvam. Essa troca de experiências ajuda em vários aspectos, desde a coleção de maiores experiências até a criação de contatos mais sólidos. E essa é uma oportunidade excelente para novos profissionais que desejam estabelecer uma boa reputação.

Promove o engajamento

Por fim, mas não menos importante, atuar em conjunto com outros profissionais gera um empenho emocional muito maior do que um trabalho solitário e monótono. Em equipe, há mais oportunidades para trocar opiniões e agir de forma inovadora e criativa; coisas que contribuem bastante com o empenho e a satisfação dos profissionais no dia a dia.

Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento? Confira este e-book e tenha o controle total do seu atendimento!

Como implementar a colaboração interna de forma eficiente?

Agora que você entende por que é importante investir em mais colaboração entre os membros das suas equipes, o próximo passo é aprender como colocar isso em prática do jeito certo. Confira aqui algumas dicas que vão auxiliar.

Defina objetivos coletivos

É bem mais difícil estabelecer qualquer linha de colaboração quando os membros da equipe não têm um objetivo bem esclarecido. Nesses casos, é mais provável que todos tenham uma ideia vaga do que deve ser feito, mas suas perspectivas os levam a tomar caminhos de ação muito diferentes. Obviamente, isso vai contra a ideia de colaboração.

O mais recomendado é definir de forma explícita qual é o objetivo do grupo e como ele deve ser alcançado. Dessa forma, todos poderão se coordenar melhor nesse processo, otimizando os resultados obtidos por cada um.

Facilite a comunicação

Para que dois grupos possam se coordenar, independentemente do contexto, é necessário ter boa comunicação, que pode incluir desde a troca de dados de trabalho relevantes até conversas diretas no dia a dia. No entanto, dependendo da escala de um negócio, isso pode ser bem mais difícil do que aparenta.

Há várias medidas que podem ser tomadas para melhorar a comunicação interna, desde a criação de treinamentos até a implementação de novas ferramentas. Porém, tenha sempre em mente que o objetivo final é aumentar a eficiência e a produtividade dos membros, não apenas proporcionar mais espaços de distração.

Crie momentos de confraternização

Claro, nem tudo depende apenas de processos e eficiência. Criar um sentimento de pertencimento e fraternidade entre os colaboradores também é importante para assegurar o melhor resultado possível. Todos já passam a maior parte do dia na empresa, então é ideal que tenham uma boa convivência com seus colegas de trabalho.

Espaços e momentos de confraternização, os quais não são diretamente ligados às tarefas do dia a dia, além de conferirem oportunidades de relaxamento, também ajudam a fortalecer os laços entre os membros da equipe. Isso torna a comunicação no dia a dia mais tranquila e eficaz.

Otimize seu espaço de trabalho

Por fim, mas não menos importante, o local onde as pessoas trabalham afeta diretamente a forma como todos se comunicam e o grau de eficiência de suas tarefas. Em muitos casos, se há alguma dificuldade de atuação conjunta, a solução mais simples pode ser apenas mudar o layout do local.

Trocar algumas mesas ou setores de lugar exige algum tempo, mas pode gerar bem mais produtividade para seus colaboradores. E, no fim das contas, é um investimento relativamente baixo pelo bem estar e pela eficiência da equipe.

Use a tecnologia a seu favor

É bem fácil notar como a tecnologia revolucionou a forma como as pessoas se comunicam hoje em dia, tanto em nível pessoal quanto profissional. A internet é um dos exemplos mais claros disso, permitindo a troca de informações em larga escala e alta velocidade, com mínima limitação de distância.

Naturalmente, esses recursos também podem e devem ser usados para obter melhores resultados em sua colaboração interna. Se alguns membros da equipe estão trabalhando de forma remota, ainda é possível manter todos alinhados com a ajuda de um software de gestão, por exemplo, o que amplia sobremaneira o escopo de projetos que você pode executar.

Nós te ajudamos a escolher o Help Desk ideal para o seu negócio! É só você baixar o nosso e-book.

Agora você entende melhor a importância da colaboração interna em sua empresa e como implementá-la. Ao manter um relacionamento saudável com todos os membros da equipe e investir nas ferramentas certas, você certamente verá melhores resultados.

Nunca é cedo – ou tarde – demais para se preocupar com a interação das equipes e a otimização de suas atividades

Para isso, você pode confiar no Movidesk. Nosso sistema oferece soluções de Help DeskService Desk para você transformar a comunicação interna da sua empresa e alcançar todos os seus objetivos. 

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

Movideské um softwareque permite a organização comunicação interna na empresa, de maneira prática e intuitiva.

Estamos falando de um sistema que permite:

  • Centralizar todos os canais de contato (chat, telefone, e-mail, WhatsApp e Facebook);
  • Automatizar os processos de suporte e atendimento;
  • Acompanhar o desempenho da equipe;
  • E muito mais!

Não perca tempo! Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita.

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *