Neste conteúdo, você vai ver:
Mais do que saber como abordar um cliente, é fundamental ter um script de atendimento que o faça se interessar pela oferta ou assunto nos primeiros segundos do contato. Caso contrário, ele finalizará a comunicação alegando falta de tempo, interesse, recursos etc.
Parece uma missão quase impossível, não é mesmo? Com tantos estímulos e conteúdos ofertados diariamente para cada indivíduo, ganhar sua atenção não é uma tarefa simples. Ainda mais em um canal tradicional como os call centers, por exemplo.
Mas, para cada adversidade, tem sempre algumas estratégias e formas de se sobressair ao desafio imposto. E isso também inclui a melhor forma de abordar um cliente. Por isso, preparamos neste post algumas dicas práticas para lhe ajudar. Confira!
Quer encantar o seu público logo no primeiro contato? Então, baixe agora o guia definitivo para abordagem de clientes!
Como abordar um cliente em 6 passos:
1. Planeje seu contato
A base para o sucesso de qualquer abordagem está no planejamento do que vai ser dito, na avaliação de quais contra-argumentos utilizar, além, é claro, das características e tipo de cliente. Um sistema de atendimento pode trazer não apenas o histórico dos clientes, mas também análises sobre suas compatibilidades com cada produto ou serviço da empresa.
Ao planejar a melhor forma de abordar um cliente e entender quais são as necessidades do consumidor que podem ser atendidas com o objeto da oferta, a negociação pode ser muito eficiente tanto para a empresa quanto para ele, além de dar maior segurança em relação às informações no momento de apresentá-las.
É preciso lembrar de que, além do tempo do cliente, para o negócio, essa medida também é convertida em custos operacionais que comumente são analisados por meio dos KPIs de atendimento. Ou seja, é importante garantir a maior probabilidade de acerto em cada contato.
2. Seja claro e objetivo
Seguindo a linha do que foi planejado e usando listas segmentadas, a área de atendimento sabe qual foco dar ao contato, o que permite que a forma de abordar o cliente seja muito mais clara e objetiva, como:
Olá, cliente, falo da empresa X. O motivo da minha ligação é falar sobre 3 benefícios de usar nosso cartão de crédito. O Sr. ficaria satisfeito em receber parte dos seus gastos de volta?
Se o profissional adotar essa maneira de como abordar um cliente por telefone, as informações que são relevantes para o cliente são colocadas logo no início.
Isso permite que ele tome uma decisão mais consciente sobre receber ou não o restante da mensagem. Além disso, transmitir clareza e objetividade na abordagem gera confiança. Essa é uma característica determinante para o sucesso de relacionamentos de médio ou longo prazo.
Bateu a insegurança na hora de atender o telefone? Confira os scripts de atendimento que preparamos e alcance um atendimento 5 estrelas!
3. Mantenha o foco no cliente
Uma das melhores formas de como abordar um cliente é levando o perfil do cliente em consideração na preparação e durante sua execução. Em outras palavras, tudo deve ser organizado e realizado com o foco no potencial comprador.
Assim, o script de como abordar um cliente deve sempre buscar novas informações sobre o cliente. Perguntas abertas e que direcionam para as questões que ele valoriza são essenciais para a apresentação de uma oferta otimizada. Alguns exemplos B2C são:
- Quanto você gostaria de economizar por mês?
- Qual a sua prioridade no momento?
No caso de relacionamentos B2B, nas quais normalmente se aborda um cliente por WhatsApp ou telefone, podemos considerar:
- Quais os objetivos do seu negócio para o segundo semestre?
- Como é o processo de compra da sua empresa atualmente?
- Qual é o momento da empresa em que você trabalha?
- Quais informações são necessárias para justificar um novo investimento para sua empresa?
Com perguntas como essas, o cliente não pode apenas responder sim ou não. Ele vai dar pistas para que o responsável pelo atendimento conheça ainda mais sobre suas necessidades e demandas, como os limites orçamentários e o ritmo do processo de compra.
4. Construa relações duradouras
Uma abordagem não deve criar embates ou qualquer desconforto para o potencial cliente. Se ele disser que não é possível conversar naquele momento, é preciso respeitar e agendar um melhor horário para ligar para o cliente.
Além disso, todas as informações coletadas pela abordagem do cliente por WhatsApp ou telefone devem ser devidamente registradas em um sistema de gestão de atendimento para que possam ser aproveitadas em análises. Bem como para dar prosseguimento a um novo contato no futuro sem a necessidade de retroagir a conversa.
Ao criar um relacionamento de longo prazo, a empresa também garante que novas oportunidades de negócio possam ser aproveitadas. Seja com upgrades de produtos ou cross sellings, que consistem basicamente na oferta de outros itens que complementem o que o consumidor já possui.
Nesses casos, a forma de abordar os clientes já fidelizados tende a ser menos trabalhosa, afinal de contas, o entendimento dos valores e diferenciais do negócio já foram internalizados.
Outra maneira de fidelizar os clientes é pelo encantamento. Para encantá-los, é necessário um conjunto de habilidades, como empatia, paciência, criatividade e muito jogo de cintura. E existem as frases certas para atingir todos esses pontos com sucesso. Quer ver?
5. Crie uma identidade para a forma de abordar um cliente
Escolher a linguagem, expressões e argumentos mais condizentes com seu mercado é muito importante. Mas, acima de tudo, é preciso replicar a marca da empresa para seu atendimento.
Se uma empresa tem caráter inovador, por exemplo, precisa criar um setor de atendimento condizente com suas premissas, usando chatbots, assim como também fazer com que seus procedimentos e abordagens também sejam compatíveis com tal realidade.
Se a ideia, no entanto, é transmitir seu caráter de sustentabilidade, inserir frases e informações que reforcem seu posicionamento pode ajudar bastante, como criar uma abordagem que garanta uma reversão positiva ao meio ambiente caso o cliente aceite a proposta, por exemplo.
6. Saiba como abordar um cliente usando o AIDA
AIDA significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e dá nome ao método desenvolvido pelo publicitário Elias St. Elmo Lewis sobre como os profissionais de atendimento devem se comportar durante suas abordagens e em como as estratégias de relacionamento devem ser fundamentadas.
A atenção, que é o foco dessa maneira de como abordar um cliente, também está relacionada à forma de colocar suas características e benefícios em destaque para o cliente. O interesse está relacionado ao script e demais estímulos dados aos clientes durante as diferentes interações. Assim, são as iscas que atrairão o cliente.
O desejo por seus produtos e serviços será o resultado dos dois primeiros fundamentos. E, por último, a ação, que é a conversão do que foi proposto ao cliente em toda essa jornada.
Agora que você já sabe nossas dicas sobre como abordar um cliente, que tal conhecer um sistema de atendimento via WhatsApp potente e universal para lhe ajudar na abordagem nesse canal cada vez mais comum de comunicação?
Veja só o que você ganha com o ©WhatsApp Business Movidesk (Zenvia Service):
- Um atendimento mais humanizado e rápido;
- Facilidade na abertura e resolução de chamados;
- Mais autonomia para o cliente, permitindo que ele entre em contato pelo seu canal preferido;
- Templates para o envio de mensagens ativas.
Incrível, não é? E não para por aí! Veja algumas vantagens da integração:
- Agentes e clientes podem enviar mensagens, emojis e todo tipo de anexo;
- Agentes podem solicitar o cadastro de templates e enviá-los 24h após a última interação com o cliente;
- Todas as conversas são centralizadas no atendimento via chat e aparecem com a origem WhatsApp;
- Qualquer conversa pode virar ticket dentro do Movidesk (Zenvia Service), caso o problema não seja resolvido no chat;
Nossa integração é oficial, o que significa que garantimos a segurança de dados da sua empresa e que estamos de acordo com a LGPD e GDPR.
Sabemos que existem inúmeras ofertas no mercado de versões do WhatsApp integrado com um sistema de atendimento. No entanto, utilizá-las pode trazer uma série de problemas para a sua empresa. Veja só:
Quais as consequências de contratar uma integração pirata?
Os serviços do WhatsApp têm que ser acessados e utilizados somente para fins lícitos, autorizáveis e aceitáveis. Se você violar os termos ou políticas da marca, terá a sua conta desativada e não poderá criar outra sem a permissão do próprio WhatsApp.
Além disso, o uso de APIs não oficiais pode ser questionado pelo WhatsApp, passível de medida judicial para reparação dos danos causados à marca, pelos valores que ela deixou de faturar por conta do uso paralelo, por exemplo.
Atualmente, o Judiciário brasileiro vem arbitrando a pirataria de software em 10 vezes o valor da licença. Por isso, é preciso apostar em integrações oficiais, como o WhatsApp Business Movidesk (Zenvia Service), e evitar problemas graves.