Conheça estratégias para apresentar um produto e conquistar o cliente

Acreditar no produto, conhecer a fundo a proposta e construir valor sobre o que você está tentando vender. Estas são algumas dicas para conquistar o cliente e vender mais! Entenda melhor!

como apresentar um produto

A sua empresa sabe se comunicar com o cliente? Pois bem, você já parou para pensar que o que assegura a qualidade no atendimento ao consumidor, bem como sua fidelização, é a forma como a comunicação acontece e a percepção que ele tem sobre o seu produto?

De acordo com a pesquisa “O Estado do Atendimento ao Cliente no Brasil“, realizada pela MindMiners e pela NeoAssist, 92% dos consumidores julgam o atendimento “muito importante” ou “importante” para escolher uma marca para comprar ou se relacionar. Diante dessa relevância, sua empresa deve se preocupar com a forma de dialogar com o cliente e, principalmente, em como apresentar um produto e como convencer o cliente a comprar o produto.

Até porque, isso impactará diretamente na estratégia de upsell do seu negócio: para aumentar as vendas e o faturamento da sua empresa, é preciso oferecer ao cliente oportunidades de incrementar o consumo, envolvê-lo com outros produtos e serviços e, é claro, impactar positivamente na experiência do consumidor. Para saber como apresentar um produto e convencer o cliente a comprá-lo, confira as 8 dicas que reunimos aqui. 

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    8 dicas de como apresentar um produto

    1. Acredite no produto

    A primeira dica de como apresentar um produto é acreditar nele. Para apresentar um produto ao cliente de forma clara, convincente e verdadeira, é preciso acreditar no potencial e nos benefícios que ele oferece. 

    Além disso, sua empresa nunca deve mentir para vender. O ideal é ser sempre verdadeiro e transparente com o cliente. Procure estudar o produto para que o cliente também acredite nas vantagens do que você está oferecendo.

    2. Conheça o produto a fundo e em detalhes

    Acreditar no produto está diretamente relacionado a conhecê-lo bem e em profundidade de detalhes. O vendedor deve estar familiarizado com o produto ao máximo, sabendo todas as funcionalidades, relacionando o valor e os benefícios do produto ao seu preço e, principalmente, treinando a melhor forma de demonstrá-lo.

    O cliente deve perceber a familiaridade do vendedor com o produto e entender o efeito e as vantagens de ter e consumir aquele produto. Essas são algumas dicas do que fazer quando o cliente achar o produto caro.

    3. Demonstre o produto 

    Demonstrar o produto nada mais é do que contar uma história. É preciso criar um final contagiante ao apresentar o produto, por mais simples que ele seja. O vendedor deve guardar o diferencial do produto ou mesmo contar uma experiência destaque do uso para que a apresentação conquiste o público.

    E para saber como apresentar o produto sem gerar muita expectativa no cliente, é interessante começar explicando-o de forma breve para num segundo momento criar a reação mais positiva ao mostrar seus resultados e sua eficácia.

    4. Construa uma proposta de valor

    Outra dica para quem ainda não sabe como apresentar um produto é a importância de saber agregar valor à ele. O que fazer quando o cliente acha o produto caro?

    Mostre ao cliente o diferencial do seu produto, compartilhe a experiência positiva que outros clientes tiveram, explique porque o seu produto é único e porque ele pode fazer diferença na dor do seu cliente

    Pense em tudo isso para criar uma proposta de valor ao apresentá-lo e convencer o cliente a comprar o produto.

    como fazer o cliente entender o meu produto?

    5. Conheça o público

    Outra dica extremamente importante para se pensar em como apresentar um produto é conhecer para quem ele será apresentado. Qual o seu público alvo? O que o seu cliente busca e precisa, e qual o “time” do cliente na jornada de compra?

    Portanto, antes de realizar uma demonstração, pesquise quem é o seu público-alvo, para quem a sua empresa precisa apresentar o produto e crie sua estratégia a partir desses dados e informações. 

    E lembre-se também de ajudar aquele consumidor que ainda não sabe o que ele precisa consumir. Guiá-lo também é essencial antes de apresentar todos os detalhes do seu produto.

    6. Interaja com o cliente

    Outro fator importante a se considerar ao se perguntar como apresentar um produto é a interação com o cliente. Não adianta fazer uma demonstração completa e detalhada se ela não for humanizada e considerar o cliente que está do outro lado. 

    Nessa interação, vale perguntar o que o cliente deseja, o que o satisfaz, quais as dúvidas em relação ao produto e explicar como ele pode aproveitá-lo ao máximo. Lembre-se de se preparar para essas perguntas para que o cliente perceba que o vendedor domina o produto e certamente sabe a melhor forma de apresentar o produto.

    7. Trabalhe na abordagem com antecedência

    O resultado das vendas da sua empresa não depende apenas da qualidade do produto ou sua beleza e eficácia. A forma como se apresenta o produto é decisiva para o sucesso das suas vendas. 

    Portanto, crie uma estratégia de apresentação do produto, com uma abordagem específica para os seus clientes ou potenciais clientes, considerando as características e o perfil desse público para anteceder as necessidades e as dúvidas e transformá-las em negócio.

      Quer encantar o seu público logo no primeiro contato? Então, baixe agora o guia definitivo para abordagem de clientes!
      Guia definitivo para abordagem de clientes

      8. Identifique oportunidades de negócios

      Durante a apresentação do produto, é preciso estar atento para os potenciais clientes, os que mostraram maior interesse, os que tiveram as dúvidas mais relevantes, os que pareceram mais encantados com o produto, para então transformar esses relacionamentos em oportunidades de negócios. 

      A oportunidade de negócio está diretamente relacionada à forma como o produto é apresentado. Vale estar atento ainda e estar aberto às dúvidas, preparado para respondê-las e fazer contato com os potenciais clientes mais interessados. Uma demonstração de qualidade pode gerar boas vendas.

      A forma como sua empresa apresenta um produto é uma estratégia poderosa para mostrar como ele funciona, os benefícios que ele traz, ajudando assim a concretizar importantes vendas. Para isso, é importante contar com uma ferramenta de atendimento ao cliente que traga recursos e ofereça métricas para melhorá-lo e aperfeiçoá-lo.

      Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

      A Movidesk pode ajudar sua empresa no desafio de como apresentar um produto por meio do:

      • Whatsapp Business Movidesk;
      • Integração com e-mail, Facebook Messenger e telefonia;
      • Chat;
      • Portal do cliente;
      • Base de conhecimento e 
      • Pesquisa de satisfação.

       Faça parte das mais de 2.000 empresas que já estão melhorando o atendimento com o Movidesk. Clique no banner abaixo e teste grátis a plataforma por 7 dias.

      Teste o Movidesk!