Entenda porque é tão importante investir em serviços e cursos de help desk

Entenda como funciona o serviço de help desk, saiba quais as vantagens de investir, confira dicas para montar o seu e veja opções dos melhores cursos de help desk online e presenciais do Brasil.

cursos de help desk

Você se esforça, faz reuniões com sua equipe, apontando os erros e o que precisa ser melhorado e mesmo assim seus agentes se enrolam na hora do atendimento? Então oferecer capacitação a eles, com bons cursos de help desk, pode ser a solução para melhorar os serviços prestados.

Por isso, preparamos uma lista com alguns cursos de help desk, presenciais e à distância, que podem ajudar no processo de capacitação de sua equipe. Confira:

Cursos de Help Desk para começar hoje

Desde treinamentos para lidar com clientes de forma mais humanizada até cursos para especializar o conhecimento técnico da sua equipe, não deixe de investir para prestar sempre o melhor atendimento.

O cliente percebe e não gosta quando é atendido por alguém sem preparo. Na pesquisa  Global State of Multichannel Customer Service Report, desenvolvida pela Microsoft, 80% dos consumidores afirmaram que deixaram de fazer negócios com uma marca devido a uma experiência ruim de serviço ao cliente.

Fuja do churn com cursos de help desk

Confira abaixo uma lista com alguns cursos de Help Desk para aplicar em sua equipe e melhorar a qualidade de seu atendimento:

Lista de cursos de Help Desk presenciais e à distância

Help desk em geral

  • 4HD

Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk  (Curso EaD, mas com alguns encontros presenciais. Próximas agendas em SP e RS)

Analista de Help Desk e Service Desk (Presencial, com sede em Porto Alegre – RS, mas ministra o curso em outros locais se cobertas as despesas dos palestrantes)

  • Portal Educação

Operador de Help Desk  (Curso online)

Gestor de Help Desk (Curso online)

  • HDO

Competências em Help Desk/Service Desk  (Presencial: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.)

Voltados para profissionais de TI

  • Portal GSTI

Infraestrutura de TI  (Curso online)

Sistema de Gerenciamento de Atendimento  (Curso online)

Service Desk com OTRS: Implementando uma central de serviços de TI  (Curso online)

  • Microlins

Supervisor de Hardwares e Redes (Presencial: a Microlins tem escolas espalhadas por todo o Brasil)

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

Como aplicar o curso de Help Desk na prática

Seja com recursos da própria empresa ou a partir de uma estrutura terceirizada, o serviço de Help Desk funciona como uma central para onde são direcionadas todas as ligações, e-mails ou mensagens de clientes em busca de soluções ou esclarecimentos.

Antes mesmo de aplicar os aprendizados do curso de Help Desk é preciso entender a premissa básica da área, que costuma ser dividida em três etapas de atendimento:

  • Recepção – a primeira etapa é o atendimento mais básico. É aquele que vai ouvir o cliente, compreender seu problema e buscar a solução mais simples. O profissional que trabalha nesse setor deve saber recepcionar e tirar dúvidas técnicas, assim como deve ser capacitado para resolver problemas imediatos.
  • Direcionamento – Caso o problema do cliente se mostre complexo e esse primeiro agente não seja capaz de solucionar, ele deve direcionar o cliente para o setor mais adequado.
  • Nível especializado – esse segundo grau do atendimento é aquele em que os profissionais possuem mais conhecimento técnico e podem resolver problemas mais complexos.

Vantagens de um bom Help Desk

Todo mundo já passou ou conhece alguém que tenha passado por alguma experiência desagradável envolvendo Help Desk, não é verdade? Seja por não conseguir resolver seus problemas por falta de preparo do atendente, demorar horas para receber uma resposta simples ou até mesmo ser tratado com falta de cortesia.

Isso porque, muitas vezes, as empresas não investem tanto quanto deveriam em treinamento e preparo da equipe para realizar atendimentos eficientes e nem em tecnologia para melhorar todo o processo.

Porém, ao investir em um bom curso de Help Desk e oferecer um bom serviço aos seus clientes, a própria empresa recebe em troca diversas vantagens, como:

  • Boas avaliações – geralmente serviços de Help Desk possuem um sistema de avaliação. Com isso, clientes que tiveram seus problemas resolvidos rapidamente e foram bem atendidos vão dar boas notas no final. Sem contar a boa avaliação em plataformas de feedback, como o Reclame Aqui.
  • Baixa taxa de espera – ter uma equipe preparada para ajudar seus clientes vai garantir rapidez e sucesso no atendimento. Isso gera uma rápida circulação, diminuindo a fila de espera e baixando a taxa de retorno de um cliente insatisfeito.
  • Fidelização – sabendo que é fácil e rápido ser atendido pelo serviço de Help Desk de uma empresa, o cliente vai passar a vê-la com olhos amigáveis e vai ter mais chances de recomendá-la para conhecidos. Oferecer atendimento de pós-venda também é importante para fidelizar o cliente. Isso mostra a ele que tanto quanto vender, sua empresa se preocupa se ele está satisfeito.

Essas são apenas algumas vantagens que a empresa recebe ao investir em cursos de Help Desk e em aprimorar o seu serviço.

2 Dicas essenciais para oferecer um bom atendimento

Já vimos como é construído e quais benefícios um bom serviço de Help Desk pode trazer para sua empresa, agora vamos dar algumas dicas de como alcançar esses objetivos. Confira!

Ofereça ao cliente diversos canais de comunicação

Quanto mais opções de canais de atendimento o cliente tiver para entrar em contato com a sua empresa, melhor.

Tendo um número de telefone fixo para ligação gratuita, por exemplo, a empresa consegue prestar assistência a um público que não está sempre conectado à internet. Por outro lado, acompanhar as tendências e ter uma via mais direta, como chats, e-mail, redes sociais e até mesmo pelo Whatsapp é a melhor forma de chegar ao público mais jovem que não quer depender de ligação telefônica.

– Entenda como escolher o melhor sistemas de atendimento para sua empresa –

Invista em um bom software  

Utilizar um software de atendimento ao cliente com os recursos corretos faz toda a diferença para o sucesso de suas operações diárias e para a satisfação no atendimento de seus clientes. Ele te ajuda a :

  • centralizar todo seu atendimento (e-mail, chat e telefone) para facilitar a gestão dos tickets e melhorar a produtividade do seu time.
  • automatizar processos e tarefas repetitivas com respostas automáticas, lembretes automáticos, gestão inteligente e colaborativa dos tickets.
  • monitorar suas principais métricas para acompanhar o cumprimento do SLA do seu service desk.

Pesquise bem antes de contratar seu fornecedor e deixe claro suas necessidades e expectativas, para que ele possa oferecer o software mais adequado para sua linha de negócios.

E então, ficou animado para investir em um sistema de help desk de excelência!?  

Conheça a Movidesk, um software completo utilizado por empresas como Mormaii, Tirolez e Hambürg Sud e mais de 1.000 outras Brasil afora.

Descubra como aumentar a produtividade da sua equipe de atendimento

Deixe seu comentário