Como os produtos financeiros personalizados melhoram a experiência de compra do cliente

A oferta de produtos financeiros personalizados é uma solução que pode melhorar a experiência de compra do cliente e atender a todas essas expectativas. Entre os motivos, é que esse recurso facilita o processo de finalização da compra, bem como ajuda a fidelizar os consumidores.

experiência de compra do cliente

Quando o assunto é melhorar a experiência de compra do cliente diversas questões estão envolvidas. 

É preciso pensar em toda a sua jornada, que vai desde o momento que o consumidor identifica a sua empresa como aquela que vai resolver o problema que tem, até a concretização do negócio.

Nesse trajeto, a qualidade dos produtos e/ou serviços que são oferecidos, o preço, o relacionamento, a facilidade de aquisição e diversos outros pontos estão incluídos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC e denominada “Experiência é tudo. Descubra o que realmente importa para o seu cliente”, velocidade, conveniência e atendimento prestativo são os principais aspectos de uma boa experiência para mais de 80% dos brasileiros.

A oferta de produtos financeiros personalizados é uma solução que pode melhorar a experiência de compra do cliente e atender a todas essas expectativas.

Entre os motivos, é que esse recurso facilita o processo de finalização da compra, bem como ajuda a fidelizar os consumidores.

Entenda melhor a relação entre soluções financeiras e experiência do cliente agora!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    A relação entre soluções financeiras e a experiência de compra do cliente

    Imagine que você entrou em uma loja e encontrou o produto que tanto queria a um preço compatível com o seu orçamento. Obviamente, o seu primeiro impulso é comprá-lo, certo?

    Ao se encaminhar para o caixa e solicitar o pagamento via crédito a atendente informa que eles apenas aceitam dinheiro ou débito. Você então questiona sobre carteira digital e até Pix, e ela informa que também não.

    No mínimo, essa é uma situação bastante frustrante e tem impacto direto na sua experiência de compra, concorda? 

    Não seria estranho que você nunca mais voltasse àquela loja ou mesmo comentasse o fato com outras pessoas, sugerindo que elas não comprassem nada lá por conta dessa limitação.

    Essa é uma atitude normal de todos os consumidores. Por isso, com o público da sua empresa isso também não seria diferente.

    A oferta de produtos financeiros personalizados está diretamente relacionada à experiência de compra do cliente.

    Uma vez que uma empresa tem opções limitadas e não disponibiliza para o cliente a solução que ele gostaria de utilizar, corre um sério risco de perder esse consumidor e direcioná-lo para concorrentes ofereçam soluções mais abrangentes e modernas.

    O impacto da experiência do cliente na sua empresa

    Quando o foco é promover a melhor experiência possível ao cliente, todos os pontos desse relacionamento contam, inclusive os produtos financeiros.

    Segundo a pesquisa da PwC citada anteriormente, experiências personalizadas geram grandes retornos para as empresas.

    Por experiências melhores, os clientes estão dispostos até a pagar mais pelos produtos e/ou serviços que desejam — de acordo com o levantamento, é possível aumentar até 23% os valores cobrados que, ainda assim, ter clientes fiéis.

    Somado a isso, mais de 36% dos clientes entrevistados disseram que, quando se sentem valorizados, tendem a aumentar o seu gasto com a empresa.

    Por outro lado, mais da metade dos consumidores brasileiros afirmam que deixariam de comprar algo, ainda que fosse da sua marca preferida, após uma única experiência que considere ruim.

    Melhorando a experiência de compra do cliente com produtos financeiros

    Como mencionado, a oferta de produtos financeiros personalizados faz parte da promoção de uma boa experiência de compra do cliente.

    O varejo, por exemplo, cada dia mais está utilizando o conceito Banking as a Service para criar e entregar soluções financeiras direcionadas especificamente para o seu público-alvo.

    Diversas empresas do setor têm ido além dos tradicionais e já conhecidos carnês e entregando contas digitais completas que podem incluir cartão pré-pago, de débito, crédito, transferências, pagamentos e afins. 

    Com esse tipo de oferta essas marcas conseguem ampliar o seu portfólio de serviços e se tornar mais atrativas para o público, atendendo também outras camadas de consumidores.

    A grande vantagem dessa solução é que, por ser uma plataforma white label, a empresa que oferece esse tipo de produto financeiro personalizado apenas usa a tecnologia do desenvolvedor. 

    Por conta disso, todas as soluções criadas levam a marca da própria empresa, o que resulta em mais confiabilidade e credibilidade.

    Em resumo, é transformar um negócio que não faz parte do mercado de serviços financeiros em um verdadeiro banco digital, sem que para isso seja preciso se desviar do seu core business.

    Como isso afeta a experiência na prática

    Ainda usando o varejo como exemplo, podemos imaginar o seguinte cenário. Pesquisas apontam que o Brasil tem cerca de 45 milhões de desbancarizados. Mesmo assim, essas pessoas movimentam R$ 817 milhões por ano, aproximadamente.

    A partir do momento que uma empresa passa a oferecer produtos financeiros próprios, ela abrange também essa parcela da população. 

    Isso acontece especialmente porque o acesso a esses serviços se torna muito mais fácil e menos burocrático do que os ofertados por bancos tradicionais, incentivando e impulsionando a adesão.

    Uma vez que o cliente tem um cartão em mãos — seja ele pré-pago, de débito ou de crédito —, a tendência é sempre preferir comprar daquela empresa que possibilitou isso a ele.

    Além disso, todo o processo de aquisição acontece muito mais rápido, uma vez que a empresa já tem o seu histórico e já mantém um relacionamento. 

    Isso impacta positivamente em questões como a aprovação do pagamento, que é realizada de forma muito mais rápida, e a liberação do pedido em menos tempo. E tudo isso junto tem resultado direto na experiência de compra do cliente. 

    Outros benefícios gerados pela oferta de produtos financeiros personalizados

    A oferta de produtos financeiros personalizados garante uma experiência de compra do cliente ininterrupta.

    Estabelecendo essa relação direta entre o seu consumidor e a sua empresa, você oferece a ele muito mais comodidade e agilidade. 

    Porém, é importante ressaltar que não é apenas o cliente que ganha com essa solução, mas a sua empresa também. 

    Esse tipo de oferta ajuda, por exemplo, a elevar as suas taxas de fidelização, uma vez que o consumidor sabe que o seu processo de compra será muito mais fácil e rápido quando realizado com a sua empresa.

    Além disso, agregar serviços financeiros próprios ao seu portfólio melhora a imagem da sua marca dentro do seu ramo de atuação, aumentando, assim, o seu poder de atração.

    Esse tipo de solução também gera novas oportunidades de negócios e se torna uma nova fonte de receita para a sua empresa. 

    A soma de tudo isso deixa o seu negócio mais competitivo, se destacando dos concorrentes que ainda não atuam dessa maneira. 

    Aqui, demos o varejo como exemplo, mas não podemos deixar de destacar que qualquer empresa, de qualquer segmento, pode melhorar a experiência de compra do cliente com produtos financeiros personalizados.

    Em parceria com uma fintech as a service isso acontece de forma simples, livre de barreiras regulatórias ou de custos com desenvolvimento.

    Este artigo foi escrito por Rafael Lavezzo, Chief Revenue Officer da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

    Teste o Movidesk!