Facebook Messenger para empresas: como transformar essa rede na sua melhor aliada?

Que o Facebook é uma das redes sociais mais famosas do mundo, todos sabem. Mas você sabia que, além de entretenimento, o site pode ser uma ótima ferramenta de atendimento ao cliente através do Facebook Messenger? Neste post, você encontra tudo sobre a rede e como transformá-la em sua aliada.

Facebook Messenger para empresas

As mídias e redes sociais deixaram de ser exclusivamente para entretenimento há muito tempo. Hoje, tornaram-se uma ferramenta extremamente importante – e necessária – para o relacionamento com o cliente digital. E, para isso, o Facebook Messenger para empresas é um dos melhores e mais usados.

Afinal, o Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, 400 novos usuários por minuto e 4 milhões de curtidas. Sem contar que essa rede é acessada 8 vezes por dia, número superior ao Instagram e Twitter.

E, claro, basta uma pesquisa rápida para notar que até as maiores empresas do mercado possuem uma conta no Facebook Messenger para empresas. Como Magazine Luiza, Extra, Coca-Cola, etc.

Coca-Cola como exemplo de empresa que utiliza o Facebook.
Reprodução/Facebook Coca-Cola

Talvez você esteja pensando: Eu tenho uma pequena loja de importados, não preciso de uma estratégia exclusiva para o Messenger Business, posso simplesmente me comunicar com os clientes como faço com a minha rede de contatos pessoal.

ERRADO!

Não faça isso, essa estratégia pode até parecer que vai te aproximar dos clientes, mas gera uma série de consequências muito desastrosas. Como, por exemplo, confusão entre pessoa física e jurídica, falta de profissionalismo e déficit na captura de dados valiosos.

Para evitar situações assim, vamos entender melhor o que é Facebook Messenger para empresas, como usá-lo e alguns erros que você precisa evitar!

    Quer dominar a arte do bate-papo? Veja como implantar o chat em sua empresa e aproveite todo o potencial dessa ferramenta!

    Chat em tempo real

    O que é o Facebook Messenger para empresas?

    O Facebook Messenger para empresas é o canal de comunicação entre uma página comercial e os usuários, de forma privada. Quando você pesquisa no Facebook por Natura, por exemplo, é possível entrar em contato com a marca diretamente pela rede social.

    Basta clicar em enviar mensagem que o canal de contato será aberto imediatamente, sem que o usuário seja encaminhado para o site, blog, ou algum outro endereço. 

    Qualquer usuário pode se comunicar por essa ferramenta, sem necessariamente ter uma empresa. A diferença, no entanto, é que o Messenger Business tem algumas funções corporativas não disponíveis para o modo comum. Para ter acesso a essa opção a empresa precisa ser uma página e deixá-la pública na plataforma. 

    Desta forma, você pode determinar como e com quais ferramentas este contato via Messenger Business ocorrerá. Por exemplo, a Casas Bahia utiliza um atendente virtual chamado Bahianinho no Facebook Messenger:

    Atendente virtual das Casas Bahia utilizando o Facebook Messenger para empresas.
    Reprodução/Messenger Casas Bahia

    Mas, essa não é a única forma de utilizar o Facebook Messenger para empresas. Dependendo do porte do seu negócio, complexidade de processos de atendimento ao cliente e número de colaboradores, é possível determinar alguém – ou uma equipe – para esta função.

    Respondendo, é claro, manualmente cada cliente. Essa estratégia funciona muito bem para empresas com uma carteira pequena de clientes. No entanto, para tornar o processo mais automatizado, sem investir em um atendente virtual, é possível automatizar parte do processo com um chatbot.

    Desta forma, os chamados serão filtrados e destinados ao setor responsável. 

    Por que você precisa utilizar o Messenger Corporativo?

    Se a sua empresa pretende diversificar canais de contato e aderir a uma estratégia omnichannel, o Messenger corporativo é uma das primeiras ferramentas a investir. E, não necessariamente um investimento monetário, afinal, a atuação na plataforma pode ser completamente gratuita.

    Os benefícios, portanto, de transformar o seu negócio em uma página e disponibilizar o atendimento via Facebook Messenger para empresas, são:

    • Ferramenta com ótimo custo-benefício;
    • Maior alcance da sua marca;
    • Possibilidade de capturar dados valiosos sobre o público-alvo;
    • Canal mais direto de contato e relacionamento com o cliente;
    • Diversificação de canais de atendimento;
    • Possibilidade de integração com outras ferramentas de automação, tornando, assim, o atendimento mais ágil e dinâmico. 

      [eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

      O ABC da Pesquisa de Satisfação

      Como utilizar a ferramenta de Messenger Business

      Como já mencionamos, você não pode interagir com o cliente no Messenger Business da mesma forma que faz com amigos e colegas da rede. Afinal, apesar da menor formalidade deste canal de atendimento, ainda é um contato profissional. Com um agravante, toda a interação pode ser armazenada e compartilhada.

      Com certeza você já lembrou de alguns casos de falta de profissionalismo por parte de empresas que viralizaram na internet, não? Pois é. Exatamente por isso você precisa ter cautela e evitar erros, como excesso de informalidade, por exemplo. Vamos ver mais alguns pecados na estratégia de Facebook Messenger para empresas?

      Alertas importantes sobre o Facebook Messenger para empresas

      O primeiro grande erro de utilizar diversos canais de contato com o cliente é não ter a estrutura adequada. A exigência do mercado é que você seja omnichannel, isso quer dizer diversificar canais e realizar o controle inteiramente integrado, sem ruídos.

      Na teoria essa integração é extremamente simples, mas demanda ferramentas adequadas, colaboradores e um planejamento muito específico. Você não pode oferecer um serviço para o cliente sem a plena capacidade de atendê-lo com excelência.

      Sem a estrutura adequada, ao invés de conquistar esse cliente e melhorar o relacionamento com ele, você vai decepcioná-lo. E não tem nada mais prejudicial para a sua marca do que frustrar um cliente online. Pior ainda em uma rede social. Afinal, ele está ali, no momento da “raiva”, com um megafone em mãos, para anunciar para toda a rede o quanto a sua empresa o decepcionou.

      Por isso, apesar do Facebook Messenger para empresas ser extremamente importante, é preciso tomar cuidado. Principalmente em relação a dois fatores cruciais, são eles:

      Agilidade

      O Facebook Messenger para empresa disponibiliza uma função que conta para o cliente qual o tempo médio de resposta. Dependendo dessa métrica, o cliente já desiste do contato apenas com essa informação. Afinal, ele quer abrir a comunicação naquele momento, qualquer empecilho é o suficiente para trocar de canal, ou procurar um concorrente.

      O tempo ideal de resposta pode variar de acordo com o nicho da sua empresa, mas para adquirir o selo “Responde muito rapidamente às mensagens”, é preciso ter uma taxa de resposta de no mínimo 90% e o tempo deve ficar abaixo de 15 minutos.

      Selo "Responde muito rapidamente" no Facebook Messenger para empresas das Casas Bahia.
      Reprodução/Facebook Casas Bahia

      Com este selo, o cliente verá logo no primeiro instante que pode obter a ajuda necessária, muito rapidamente.

      Para ter sucesso no atendimento via Facebook Messenger para empresa é preciso, portanto, ficar atento a estas duas métricas: tempo de atendimento e taxa de respostas

      Eficiência

      O segundo fator essencial para o sucesso da sua estratégia de relacionamento via Facebook Messenger para empresas é maximizar a métrica de resolução no primeiro contato. Mas, com um cuidado, você está conversando com o cliente em uma rede social. Deixar completamente de lado a personalização, para solucionar rapidamente pode ser extremamente prejudicial.

      Lembre-se que, apesar de manter a padronização do atendimento, cada canal precisa de uma estratégia específica. Para perguntas simples, tudo bem utilizar o chatbot para Facebook, mas para assuntos mais delicados e resolução de problemas complexos é preciso ter um colaborador disponível.

      E, mesmo no atendimento robotizado é importante encontrar o ponto de equilíbrio entre o diálogo profissional e o informal. Afinal, você está em um canal de entretenimento.

      Estes dois fatores – agilidade e eficiência – são decisivos para o cliente avaliar a sua empresa. Se o contato é respondido rapidamente e a resolução ocorrer da forma mais simplificada e efetiva, então, este canal é eficiente.

      Dificilmente você conseguirá esse combo sem o suporte de um sistema de atendimento. Afinal, o atendente, seja ele humano, ou um bot, precisa de uma rede de informações, dados e conhecimentos, que só um sistema consegue fornecer.

      Principalmente, se este sistema oferecer a construção de uma base de conhecimento. Sabe quem pode te ajudar com isso?

      O sistema Movidesk. 

      Entenda melhor como conseguimos ser o suporte ideal para todos os canais de atendimento:

      Movidesk

      O Movidesk é um sistema de atendimento que une recursos de Help Desk e Service Desk e pode ser utilizado tanto para a comunicação com os clientes, quanto para a comunicação interna.

      Nossa solução também torna as interações mais rápidas e mantém o histórico de cada uma delas, o que proporciona um suporte muito mais organizado e eficiente.

      Somos um Help Desk prático, intuitivo e com mais de 75 indicadores de desempenho para você elevar o nível do seu suporte. Veja só:

      Incrível, não? E os resultados são ainda mais surpreendentes, a Avell, gigante no mercado de notebooks de alto desempenho, conseguiu, com o sistema Movidesk, gerenciar mais de 100 mil clientes de forma extremamente eficiente.

      Como? Colocando em prática funções do sistema Movidesk, veja abaixo algumas delas:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Quer entender melhor o case de sucesso da Avell? 

      Case Avell

      A Avell é uma marca brasileira que produz e comercializa notebooks de alto desempenho. Está no mercado há 15 anos e busca trazer para o mercado nacional, em primeira mão, as tecnologias mais inovadoras do mundo, no que concerne à produção e ao desenvolvimento de laptops.

      O maior desafio da empresa, no entanto, era encontrar uma ferramenta que fizesse um bom gerenciamento das informações, de maneira rápida e centralizada para agentes e clientes. Foi, então, que conheceram o sistema Movidesk. 

      Nós oferecemos acompanhamento completo do histórico dos clientes, facilitando o trabalho do agente e humanizando a experiência do cliente.

      Resultado?

      • Dos quase 1.500 tickets abertos ao mês, aproximadamente, 94% são resolvidos;
      • Dos atendimentos realizados por chat, 87% são resolvidos em primeiro atendimento;
      • O tempo médio de espera na fila do chat é de 7 segundos.

      Quer conquistar estes resultados em todas as suas estratégias de atendimento e comunicação? Inclusive no Facebook Messenger para empresas? Então, clique no banner abaixo e ganhe 7 dias para testar o Movidesk. Clique e aproveite!

      Teste o Movidesk!

      Deixe seu comentário