Fidelização de clientes: veja 9 boas práticas para adotar na empresa!

Oferecer um atendimento de melhor qualidade, conhecer bem o público alvo, investir em um CRM e ser ativo nas redes sociais. Estas são algumas dicas para aumentar a fidelização de clientes e reter o consumidor. Entenda melhor!

Fidelização de clientes: veja 9 boas práticas para adotar na empresa!

Dentro de qualquer empresa, atrair um novo cliente é uma tarefa bem mais difícil que manter os atuais. A maioria das pessoas prefere comprar nos lugares já conhecidos, pois já conhecem e sabem o que realmente vão receber. Por isso que tantos negócios priorizam a fidelização de clientes como uma de suas principais estratégias.

Infelizmente, muitos gestores acabam não conseguindo transformar isso em realidade, seja por falta de conhecimento, seja por estarem preocupados com outros aspectos do negócio. No entanto, em longo prazo, aprender a investir na retenção do público compensa bem mais.

Para te ajudar com isso, listamos aqui algumas das melhores práticas que você deve adotar para promover a fidelização de clientes. Confira!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    1. Atendimento de melhor qualidade

    Você certamente já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”. Isso é especialmente verdadeiro para o seu público. Se o primeiro contato entre eles deixa uma impressão ruim, com demora no atendimento, falta de informação e sem uma solução para a sua demanda, será quase impossível conseguir uma segunda chance.

    Se você tiver que escolher um ponto de partida, aprimorar o seu atendimento é uma ótima opção. Não apenas para atrair novos clientes, mas também para reter os atuais.

    2. Conheça bem seu público

    Para ter uma fidelização de clientes mais eficaz, é importante conhecer o seu público-alvo e saber o que eles buscam. Quanto mais você souber a respeito dos seus clientes, mais fácil será entregar o serviço que eles realmente buscam e precisam.

    Para isso, é importante investir em pesquisas de mercado, acompanhando os hábitos de consumo e ouvindo o seu público. Fique de olho também na forma como seus clientes reagem a determinadas mudanças em seus serviços. Isso pode revelar quase tudo o que você precisa saber a respeito.

    3. Invista em um CRM

    O Customer Relationship Management, ou CRM, é um sistema de gestão voltado especificamente para administrar o contato e o relacionamento com o público, sendo uma ferramenta indispensável na sua fidelização. Quanto maior for o seu público, mais importante é utilizar esse sistema a seu favor.

    Ele serve como um banco de dados dos seus clientes, incluindo nomes, contatos, atividades, pedidos em aberto e datas para continuidade do atendimento. Dessa forma, a sua equipe consegue manter contato com os clientes, evitando que eles fiquem sem resposta.

    4. Seja ativo nas redes sociais

    Para que a fidelização de clientes seja mais efetiva, é importante que a sua imagem esteja presente no dia a dia do público sempre que possível. Para isso serve a sua presença nas mídias sociais e em outros canais de comunicação.

    Dessa forma, você consegue manter a imagem do seu negócio bem viva e ativa na mente do seu público. Com o tempo, isso contribui com a retenção de clientes, pois a maior familiaridade com a sua imagem os deixa mais confortáveis em continuar fazendo negócios. Quanto mais você acompanha algo todos os dias, mais você tende a confiar.

      Descubra como encantar os clientes através das redes sociais com este guia de boas práticas. Baixe agora!
      Guia de boas práticas nas mídias sociais

      5. Mantenha o padrão de qualidade do serviço

      Muitos gestores se preocupam tanto em melhorar a comunicação, divulgação e imagem da empresa que se esquecem de pensar em como a qualidade do serviço é fundamental para a retenção do público. Afinal, se a sua demanda não é suprida, não há razão para retornar no futuro.

      O mínimo necessário para poder reter um cliente é manter um padrão de qualidade estável ao longo do tempo. Entretanto, o ideal é que você também aprimore seus serviços, entregando mais valor e melhorando a experiência dos clientes ao longo do tempo, dando incentivos para que eles se fidelizem.

      6. Use programas de fidelidade

      Falando em incentivos, a fidelização de clientes é bem mais fácil quando o público enxerga um benefício claro em manter contato com você. Esse é um dos motivos para os programas de fidelidade serem tão comuns em praticamente todas as empresas.

      O conceito é bem simples: para cada nova compra/serviço, ou de acordo com o tempo que uma pessoa é seu cliente, você oferece algumas recompensas extras. Pode ser desde a obtenção de um desconto após uma compra, ou até mesmo acesso a serviços e produtos exclusivos. Basta saber o que seria mais interessante para o seu público.

      7. Peça feedback e use a seu favor

      Para ter certeza sobre a qualidade do desempenho do seu negócio, o melhor caminho é escutar o seu próprio público. Sem o feedback dos seus clientes, será bem mais difícil avaliar os próprios resultados e definir quais são os próximos passos a serem dados.

      Além disso, é importante não apenas ouvir, mas também saber como usar esse feedback para tomar decisões e melhorar o seu serviço. Não faltam exemplos de negócios que não fazem o bom uso do contato com o público, mesmo tendo as informações.

      8. Capacite a sua equipe

      A facilidade da fidelização de clientes depende bastante da forma como seus colaboradores atuam no dia a dia. Seja no atendimento, seja na prestação direta do serviço. E para garantir os melhores resultados, é importante ter um bom planejamento e que seus colaboradores estejam devidamente preparados.

      Há muitas formas de ajudar a sua equipe a se preparar para fidelizar o público, seja com treinamentos internos de atendimento, investimento em formação e capacitação, entre outros aspectos. A longo prazo, um time mais bem preparado para essas tarefas vai apresentar uma taxa de retenção bem mais alta.

        Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
        Capacitar a equipe de suporte

        9. Mantenha contato

        Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar que o trabalho de atendimento ao cliente não termina depois que o serviço é entregue e o pagamento recebido. Pelo contrário, ainda há muito a ser feito para garantir a fidelização do público. E é para isso que serve o trabalho de pós-venda.

        Primeiramente, o pós-venda serve para confirmar se a demanda do cliente foi atendida ou não. Segundo, para manter esse contato e incentivá-lo a fazer novas compras e contratações com a sua empresa novamente.

        Agora que você entendeu um pouco melhor como fazer a fidelização de clientes, é hora de colocar algumas dessas dicas em prática e melhorar o seu desempenho. Em longo prazo, a manutenção de clientes de alto valor é muito mais rentável que a aquisição de novos clientes.

        Movidesk: o segredo da fidelização e retenção!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!