Movidesk A Zenvia Company
5 principais indicadores financeiros e seus impactos nas decisões das empresas

5 principais indicadores financeiros e seus impactos nas decisões das empresas

No mundo dos negócios, boa parte das decisões podem ser traduzidas como resultados financeiros. Algumas estratégias ampliam o desempenho da empresa, enquanto outras deixam as coisas mais difíceis. Por isso, é preciso conhecer os principais indicadores financeiros.

Alguns dos indicadores mais importantes estão ligados à rentabilidade do negócio e ao retorno obtido com certos investimentos, assim como com o endividamento e indicadores financeiros de liquidez do empreendimento.

Nos tópicos seguintes, vamos aprofundar mais sobre quais os principais indicadores financeiros. Explicaremos com clareza para que servem os indicadores financeiros, além de mostrar como mensurá-los. Boa leitura!

banner-blog-ferramenta-diagnóstico

O que são e para que servem os indicadores financeiros?

Existem muitos indicadores financeiros e patrimoniais. Na medida em que a empresa cresce, torna-se possível analisá-la de diferentes pontos por meio de diferentes relatórios financeiros, como:

Para ficar mais fácil, pense nesses indicadores como uma espécie de termômetro. Com eles, é possível saber se o negócio nutre boa saúde econômico-financeira, assim como diagnosticar eventuais fraquezas que precisam ser corrigidas ao longo do tempo.

Há uma enorme quantidade de benefícios ao acompanhar os principais indicadores financeiros, sendo alguns dos principais:

Tendo isso em vista, percebe-se a importância de conhecer os principais indicadores e saber como analisá-los. 

Além de melhorar os resultados do negócio, aumenta a confiança do gestor e a previsibilidade nas decisões. Adiante, apresentamos os principais indicadores financeiros que uma empresa deve acompanhar.

Quais os 5 principais indicadores financeiros para monitorar?

Uma análise financeira básica gira em torno de três tipos de indicadores: rentabilidade, endividamento e nível de liquidez do negócio.

Também é importante na análise de indicadores financeiros, considerar o retorno sobre investimento (ROI) e a margem líquida do exercício. 

A seguir listamos os cinco principais indicadores financeiros que uma empresa deve monitorar, são eles:

  1. Rentabilidade sobre patrimônio líquido;
  2. Indicador financeiros de liquidez corrente;
  3. Nível de endividamento;
  4. Retorno sobre o investimento;
  5. Margem líquida do exercício.

Entenda mais sobre cada um deles, logo abaixo.

Rentabilidade sobre patrimônio líquido

Um indicador quase obrigatório é o ROE (Return On Equity). Ele mensura a rentabilidade sobre o patrimônio líquido do empreendimento, que é o capital que pertence aos sócios ou acionistas. Para calculá-lo, basta utilizar a seguinte fórmula:

ROE = lucro líquido / patrimônio líquido

Quanto maior o ROE, melhor. Significa que a empresa está conseguindo recompensar seus sócios ou acionistas acima de um custo de oportunidade. Por outro lado, se a rentabilidade é baixa, é sinal de que o empreendimento não é tão atraente assim.

Indicador financeiros de liquidez corrente

Outro indicador financeiro importante são os indicadores financeiros de liquidez, que reflete a capacidade da empresa para pagar suas dívidas em determinado período

Uma liquidez elevada pode representar um negócio seguro e com potencial para pagamento dos fornecedores. Veja a fórmula:

Liquidez corrente = R$ ativos circulantes / R$ passivos circulantes

Ou seja, a liquidez é calculada ao relacionar os ativos (bens e direitos) de curto prazo (até 365 dias) com os passivos (obrigações) de curto prazo (até 365 dias). 

Esses dados são obtidos por meio do balanço patrimonial (BP), sendo ideal a utilização do relatório mais atual.

Existem algumas variações do cálculo da liquidez, como a liquidez seca (que desconta os estoques do negócio) e a liquidez geral (que relaciona os ativos e passivos totais). 

O cálculo de indicadores financeiros de liquidez corrente, entretanto, é uma das mais utilizadas e confiáveis para análise financeira.

Nível de endividamento

Toda empresa conta com algo chamado de estrutura de capital. Essa estrutura é composta por dívida (recursos de terceiros) e capital próprio. Sendo assim, o nível de endividamento calcula a proporção de dívida, dado o capital total da empresa. Seu cálculo é o seguinte:

Endividamento = capital de terceiros / ativo total

É importante destacar que algum grau de endividamento é saudável e pode aumentar o retorno sobre patrimônio líquido. Entretanto, quanto o endividamento é muito elevado, a empresa torna-se arriscada e pode ter dificuldades para pagar seus credores.

Retorno sobre o investimento

O retorno sobre investimento (ROI) é um indicador bem flexível. Ele pode ser utilizado nos diversos setores da empresa e no contexto de diversos investimentos. O objetivo dos indicadores financeiros para investimentos é muito simples: avaliar se seus investimentos estão valendo a pena. Veja como calcular:

ROI = ((ganho obtido – investimento inicial)/investimento inicial) x 100

Em geral, quanto maior o ROI de um investimento, melhor. É sinal de que ele está gerando bons resultados para a empresa e pode até mesmo ser ampliado. Por outro lado, se um ROI é baixo, quer dizer que o investimento deve ser repensado ou simplesmente eliminado.

Se você é líder de um setor de atendimento ao cliente e precisa ter controle sobre o ROI da sua área, dá uma olhada na dica a seguir.

Pensando em te ajudar nessa missão, desenvolvemos uma planilha para calcular os custos do seu atendimento e medir o ROI do seu setor. Com ela, você vai ter controle sobre os gastos, o retorno e ainda:

Preencha o formulário abaixo e aguarde o material no seu e-mail.

Tenha controle sobre os gastos do seu atendimento e meça o seu retorno sobre investimento com a nossa planilha. Baixe agora!

Margem líquida do exercício

O quinto entre os principais indicadores financeiros é a margem líquida. Esse indicador ajuda a avaliar o percentual de receita líquida que se transformou em lucro líquido, tendo em vista certo exercício financeiro. Seu cálculo é muito simples, veja:

Margem líquida (em %) = receita líquida do exercício / lucro líquido

A receita líquida refere-se ao que efetivamente foi recebido pela empresa em determinado período, deduzindo-se descontos e impostos sobre consumo. Já o lucro líquido é o resultado final, o que “sobra” depois que a empresa paga todos os seus custos e despesas.

A margem líquida ideal depende da estratégia do negócio. Em alguns casos, a margem baixa é compensada pelo giro do ativo (a quantidade vendida). Então, para avaliar se a sua margem líquida está boa ou ruim, é preciso pensar na estratégia competitiva do negócio.

Como monitorar e utilizar esses indicadores financeiros e patrimoniais nas decisões da empresa?

Primeiro, é preciso ter muita clareza sobre quais entre os principais indicadores financeiros você vai utilizar. Eles devem refletir a estratégia do seu empreendimento, bem como seus objetivos de médio e longo prazo. Os indicadores apresentados neste post são alguns dos mais relevantes.

Além disso, é preciso ter muita consistência. Levante os indicadores, trimestre após trimestre (talvez até em períodos menores), e avalie seu progresso ou declínio deles. 

Desse modo, caso precise, terá mais tempo para reagir, prover ajustes pontuais e corrigir desperdícios.

Veja, agora você está por dentro do assunto e sabe quais são os principais indicadores financeiros! Um último adendo: com o suporte de boas tecnologias gerenciais, todo o trabalho de levantamento e análise dos indicadores pode ser facilitado. Ou seja, terá mais velocidade, precisão e economia ao longo do processo.

No que diz respeito ao atendimento ao cliente, o software Movidesk (Zenvia Service) oferece o acompanhamento de mais de 75 indicadores de desempenho para você elevar o nível do seu suporte. Veja só:

Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

Lembre-se que oferecer uma excelente experiência ao cliente da empresa, priorizando o Customer Success, terá um impacto direto nos resultados financeiros da empresa relacionados à retenção de clientes, ticket médio e número de transações, além de otimizar os gastos com marketing e vendas

O Movidesk (Zenvia Service) é um software que auxilia na modernização dos atendimentos. A plataforma conta com serviços de Help Desk e Service Desk, constituindo um sistema de atendimento ao cliente com estratégia multicanal.

Entre em contato e agende uma demonstração agora mesmo!

Arquivado em
mm
Escrito por

Jornalista e Content Writer. Apaixonada por boas histórias, textos envolventes e bons documentários. Entrou na Movidesk para integrar o time de Inbound Marketing, escrevendo sobre o universo de atendimento ao cliente.