Entenda o que é influência social e como aplicar no seu negócio

Influência social é quando um consumidor repete o comportamento das pessoas ao seu redor, usando isso como referência para definir como deve agir. Para aplicar a técnica ao seu negócio, é preciso estar por dentro das opiniões do público, dos especialistas e dos microinfluencers. Entenda melhor lendo este post!

Três colegas de trabalho olhando uma tela e discutindo sobre influência social

Como você já deve saber bem, há muitas coisas que influenciam a forma como os consumidores escolhem os produtos que levam para casa. Preço, preferência, qualidade e facilidade de acesso são apenas os mais evidentes. Porém, nos últimos anos, outro ponto que tem ganhado cada vez mais relevância é a influência social envolvida no uso de determinados produtos.

Você provavelmente já teve algum contato com esse conceito, mesmo que não conheça exatamente o seu significado. Depois que se informar um pouco mais a respeito, certamente vai identificar sua aplicação em vários produtos que você usa no dia a dia.

Para te ajudar um pouco com isso, vamos falar sobre o que é essa influência, qual é a importância dela para as vendas em sua empresa e como você pode aplicar esse conceito em seu negócio. Acompanhe!

    Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!
    Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

    O que é influência social?

    Também chamado de “prova social”, esse é um fenômeno psicológico em que uma pessoa repete o comportamento de outra, usando isso como referência para definir como deve agir. E quanto mais vezes se vê determinado comportamento sendo repetido, ou quanto mais se confia na pessoa que dá o exemplo, maiores são as chances de copiar esse comportamento.

    Por exemplo, digamos que você vai a um restaurante com amigos, mas nunca provou nenhum dos pratos servidos no local. Se todos começarem a pedir a mesma coisa, é provável que você apenas peça o mesmo. Ou, se houver alguém que conhece seus gostos, a recomendação desse indivíduo terá mais peso. O mesmo vale para produtos da moda ou que são usados por especialistas/celebridades.

    Por que ela é importante para a empresa?

    Depois de ver o exemplo, é fácil identificar a aplicação desse conceito no dia a dia. A prova social é um fator de grande peso na escolha de muitos clientes, e é provável que você já tenha passado por várias situações como essa. Além de ser uma excelente ferramenta para despertar interesse no público, também é uma forma de construir a reputação de um produto.

    Existem 6 tipos mais comuns de influência social:

    1. Amigos: pessoas próximas em quem você confia de forma geral;
    2. Celebridade: uma pessoa com bastante prestígio, cujas opiniões carregam peso;
    3. Certificados: o produto tem algum documento que comprova sua qualidade;
    4. Expert: recomendação de um especialista na área;
    5. Grupo: a maioria das pessoas utiliza o mesmo produto;
    6. Usuário: uma pessoa recomenda o produto e demonstra satisfação.

    Ao desenvolver sua estratégia de marketing, você deve focar em uma ou mais dessas formas de influência, o que ajuda a desenvolver sua base de clientes e ampliar o público-alvo que você pode alcançar.

    Como aplicar a influência social em seu negócio?

    Assim como qualquer outra estratégia de negócio, você pode usar a prova social como parte do seu planejamento. E, para isso, você precisa saber como aplicá-la em sua empresa.

    Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar com essa tarefa:

    1. Busque a aprovação de especialistas

    Como já mencionamos, a opinião de alguém especializado em uma determinada área tem bastante peso para o usuário comum, especialmente aqueles que nunca utilizaram um produto ou serviço do tipo antes. E ter o apoio de um especialista em suas campanhas pode te ajudar a conquistar esse público. Para isso, você deve buscar esses especialistas, mostrar a eles as qualidades do seu trabalho e pedir um relato que você possa replicar.

    2. Valorize a opinião e as avaliações do público

    Além de ser uma fonte de informações útil, as avaliações do público também oferecem aos novos leads uma perspectiva sobre o que eles podem esperar sobre seu negócio e seus produtos. Por isso, tantas empresas buscam cultivar avaliações positivas entre seus usuários. Quanto mais delas você tiver, mais fácil será fazer a conversão de novos leads ao longo do tempo.

      Bateu a dúvida na hora de montar a sua pesquisa de satisfação? Acesse o nosso template e comece a coletar os feedbacks dos seus clientes agora mesmo!
      Modelo de Pesquisa de Satisfação

      3. Compartilhe metas de influência

      Número de curtidas, seguidores, compartilhamentos, entre outros, são vistos como métricas de vaidade, ou seja, não refletem bem o desempenho do seu trabalho de marketing. Você pode ter 1 milhão de seguidores e não conseguir fechar nenhuma venda com isso. Porém, isso não significa que sejam números inúteis.

      Você pode usá-los como forma de influência social em seu nicho. Alguém que possua um número alto de seguidores e bastante engajamento tende a transmitir mais credibilidade a novos leads.

      4. Trabalhe com microinfluencers

      A ocupação de influencer já é algo bem conhecido hoje em dia. Trata-se de uma pessoa que tem um posicionamento forte em uma ou mais redes sociais, criando e compartilhando conteúdos de um nicho específico. E se esse nicho estiver alinhado com o seu produto, então a opinião deles pode trazer vários leads a você.

      5. Compartilhe conteúdos de usuários

      Se você oferece algum produto ou serviço cujo uso é facilmente compartilhável, então é importante usar esses compartilhamentos como forma de divulgação e engajamento. Por exemplo, quando um cliente posta uma foto com uma camisa que comprou de você e menciona sua marca, é importante compartilhar esse conteúdo em sua página.

      6. Inclua testemunhos em seu site

      Por fim, mas não menos importante, inclua alguns dos seus principais testemunhos e recomendações em sua landing page. Dessa forma, qualquer visitante pode imediatamente conferir suas melhores recomendações e as opiniões de seus clientes atuais. Basta que eles sejam sucintos e tenham um nome por trás.

      Não se esqueça de medir os resultados

      Independente do tipo de influência social que você deseja produzir, você precisa acompanhar os resultados obtidos ao longo do tempo. Essas informações são indispensáveis para realizar planejamentos futuros e confirmar o sucesso da sua prova social.

      A forma mais fácil de fazer isso é com a ajuda de softwares de gestão, comparando o número total de vendas antes e depois das suas mudanças. Se elas forem efetivas, o crescimento será bem evidente.

        [eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?
        O ABC da Pesquisa de Satisfação

        Agora que você entende um pouco mais de influência social, pode começar a usá-la como parte de sua estratégia de marketing. Se for implementada corretamente, então você pode esperar benefícios mais duradouros.

        Quer mais dicas para otimizar suas campanhas? Então, veja também nosso artigo sobre consumer insight e aprenda mais agora mesmo.

        Aproveite também para conhecer o Movidesk e entender como o sistema pode melhorar o seu atendimento ao cliente!

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!