Neste conteúdo, você vai ver:
O gerente de atendimento ao cliente é um dos cargos mais importantes para empresas que possuem uma cultura voltada para satisfação do consumidor.
Afinal, essa área é uma das mais delicadas, por se relacionar com o atendimento ao público. E, como você já deve saber, é também um dos maiores motivos de reclamações.
Há pouco tempo, o produto e a marca eram o centro de todo planejamento estratégico de uma empresa. Mas, com a nova visão de preocupação com o consumidor, empresas mais qualificadas, competição e estratégias omnichannel, o atendimento ganhou um papel de protagonismo no sucesso de qualquer marca.
Apesar de todo este cenário, ainda vemos muitas empresas cometendo erros básicos de atendimento, como falta de padronização, timing e desconhecimento. Por que isso acontece?
Acredite, um dos motivos mais comuns é a falta de liderança e gerenciamento.
O investimento equivocado na função de gerente de atendimento ao cliente, portanto, pode comprometer a imagem, credibilidade e produtividade da sua empresa. Quer entender um pouco mais sobre o que faz este profissional e mais 4 habilidades indispensáveis para atuar nessa área?
Então, vamos lá!
O que faz um gerente de atendimento ao cliente?
Se o seu objetivo é tornar-se um gerente de atendimento ao cliente, ou saber como contratar um, vamos ao básico deste cargo.
O que realmente faz um gerente de atendimento?
De maneira geral, o gerente é responsável pela parte de estratégia, monitoramento e coordenação de área. Isso é válido para todos os setores de uma empresa. Especificamente, um gerente de atendimento ao cliente torna-se responsável por:
- Montar o plano de atendimento;
- Implantar ferramentas, estratégias e melhorias no setor;
- Coordenar as funções cotidianas;
- Supervisionar e otimizar procedimentos de atendimento;
- Verificar indicadores de atendimento ao cliente;
- Gerenciar o fluxo;
- Incentivar, capacitar e motivar a equipe de atendimento.
Veja também: Qual é a função dos indicadores de gestão para equipes de atendimento?
Podemos concluir que o gerente de atendimento ao cliente atua de forma muito ativa em todo o processo de contato com o consumidor. E é um dos suportes de apoio para os atendentes. Principalmente em situações mais delicadas e problemáticas.
Por exemplo, quando o cliente não consegue as respostas que procura através de um atendimento telefônico, ele automaticamente solicita conversar com um supervisor ou gerente. O mesmo ocorre em uma loja física, por exemplo.
Ou seja, o gerente de atendimento ao cliente é a autoridade que sustenta as práticas e comportamentos dos colaboradores.
Quanto ganha um gerente de atendimento ao cliente?
Com tantas funções e responsabilidades você deve estar pensando:
Bom, como essa função é remunerada no Brasil?
Assim como a maior parte dos cargos, o salário do gerente de atendimento ao cliente flutua conforme:
- Região de atuação;
- Porte da empresa;
- Grau de formação, capacitação e experiência na função.
A média salarial no Brasil é, segundo a Catho, de R$ 5.206,33.
Mas estados como São Paulo e Rio de Janeiro oferecem valores acima desta média. E, segundo o site Vagas.com, o nível de experiência pode afetar o salário (considerada pelo site de R$ 4.918,00) em mais de 170%.
Além da experiência, as empresas procuram profissionais para o cargo de gerente de atendimento ao cliente com certa capacitação. Isso inclui cursos de extensão, como o de Customer Service da PUC, graduação, pós e MBA.
E claro, conhecimento de Excel, Word e ferramentas de gestão empresarial.
Inclusive, você já sabe o que é um sistema de help desk? Aprenda agora:
Formação desejada de um gerente de atendimento ao cliente
- Graduação em Administração de Empresas e cursos correlatos.
- Cursos de Gestão de Relacionamentos com Clientes.
- Serviços de Atendimento ao Consumidor.
- Pós-graduação, como gestão em relacionamento ao cliente, oferecido pela FGV.
4 habilidades e requisitos para ser um bom gerente de atendimento ao cliente
Inteligência emocional
Inteligência emocional é fundamental em um gerente de atendimento ao cliente. Afinal, ele vai lidar com as mais diversas situações, internas e externas. E, normalmente, quando elas estiverem em etapas críticas, durante uma reclamação, ou solução de problemas, por exemplo.
É fundamental que ele saiba ouvir, compreender, ter empatia e propor a solução de uma forma centrada e equilibrada.
Dar exemplo
Não faz sentido exigir dos agentes pontualidade, simpatia e agilidade se o gerente de atendimento ao cliente não praticar rotineiramente estas habilidades.
Afinal, se o meu gerente se porta desta forma porquê eu devo fazer diferente, correto?
O exemplo e o espírito de liderança são fundamentais para que a equipe tenha confiança e direcionamento nas atividades diárias.
Não deixe de ler – Customer happiness: aprenda a criar emoções positivas no seu público.
Ser multitarefas
Como mencionamos, as funções de um gerente de atendimento ao cliente não são apenas estratégicas. Em muitas situações ele precisa tomar frente e realizar algumas tarefas, seja durante uma capacitação, ou para solucionar algum problema mais complexo.
Ele precisa conseguir fazer isso e ainda manter suas tarefas de monitoramento e planejamento.
Ser inovador
Um bom gerente de atendimento ao cliente precisa acompanhar as tendências do setor. Conhecer o que as grandes empresas estão fazendo e quais condutas internacionais podem ser implantadas na empresa. Para isso ele precisa ser curioso e inovador.
Conhecer e oferecer as melhores e mais inovadoras ferramentas é um requisito básico para ser um gerente de atendimento ao cliente.
Falando nisso, você conhece a melhor ferramenta de atendimento ao cliente?
Não?
Então vamos resolver isso imediatamente! Você precisa conhecer o Movidesk (Zenvia Service), quer saber porquê?
Nós podemos tornar o atendimento imbatível! Afinal, criamos uma solução onde os processos são descomplicados, as equipes mais produtivas e os clientes muito mais felizes.
Movidesk (Zenvia Service)
Conheça um pouco mais das nossas funcionalidades:
- Centralização e publicação de documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
- Permissão para que sua equipe escreva artigos para a base de conhecimento e aumente o engajamento da sua empresa;
- Facilidade para que os clientes consultem facilmente o andamento de todos os tickets, criem novas solicitações de atendimento e acessem a base de conhecimento sempre que quiserem. Tudo isso online;
- Disponibilidade de formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
- Facilidade no entendimento dos agentes através de solicitações personalizadas e diminua o seu tempo de resposta.
Então, pronto para ser/contratar um gerente de atendimento ao cliente excepcional?
Temos certeza que sim!
Quer saber um pouco mais sobre o melhor sistema de atendimento do mercado? Então, agende uma demonstração do Movidesk (Zenvia Service) agora mesmo.