Atendimento ao cliente para MEI: tudo o que você precisa saber em um guia completo e definitivo

O atendimento é um fator decisivo quando o cliente está em busca de algum produto ou serviço. A maneira com que ele é atendido é determinante na hora de decidir se fechará negócio ou não com a sua empresa. Entenda melhor!

atendimento ao cliente para mei

O atendimento ao cliente é um aspecto de extrema relevância para o sucesso de qualquer modelo de negócio e não é diferente quando falamos de atendimento ao cliente para MEI.

No entanto, ele também representa um dos maiores desafios para esse modelo de Microempreendedores Individuais.

Isso porque os MEIs costumam ter que lidar sozinhos com todas as operações do negócio, como logística, contato com os fornecedores, vendas, controle de qualidade, gestão financeira, contabilidade e, claro, atendimento ao cliente.

Com tantas responsabilidades sobre uma única pessoa, fica difícil identificar e colocar em prática as melhores e mais eficazes estratégias com foco em oferecer um atendimento de qualidade, gerar mais vendas e fidelizar mais clientes.

Pensando nisso, elaboramos aqui um guia com tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente para MEI.

Continue a leitura e descubra porque é importante que o MEI se dedique a um atendimento de qualidade e 5 dicas essenciais para que isso aconteça.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Atendimento ao cliente para MEI: tudo o que você precisa saber

    O atendimento ao cliente é um fator decisivo quando o cliente está em busca de algum produto ou serviço.

    A maneira com que ele é atendido é determinante na hora de decidir se ele fechará negócio ou não com a sua empresa ou se continuará mantendo um relacionamento com você caso ele já faça parte da sua base de clientes.

    Entenda melhor sobre a importância do atendimento ao cliente para MEI no tópico a seguir.

    Qual a importância do atendimento ao cliente para MEI?

    Em primeiro lugar, o atendimento ao cliente para MEI é essencial para o negócio consiga prosperar, ampliando a base de clientes fiéis e alavancando as vendas.

    O Microempreendedor Individual que se preocupa em oferecer um atendimento de qualidade consegue suprir melhor as necessidades dos clientes e mantê-los satisfeitos.

    Além disso, atender bem os clientes é uma forma de agregar valor ao modelo de negócio e se diferenciar perante a concorrência.

    Dedicar-se a um bom atendimento também contribui para a reputação da marca. Quando o MEI não atende bem seus clientes, eles não somente ficarão insatisfeitos como também vão expressar sua insatisfação para outras pessoas, o que tende a ser potencializada no contexto das redes sociais.

    Por outro lado, quando o cliente é bem atendido, ele tende a se tornar um promotor da marca, indicando as soluções para outros potenciais clientes.

    5 dicas de como promover um bom atendimento ao cliente para MEI

    Dando continuidade ao nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente MEI, é hora de conferir algumas dicas valiosas.

    Mas, antes, é importante ressaltar que não existe uma fórmula mágica para promover um atendimento de qualidade ideal. Isso vai depender de certas especificidades da sua empresa e do perfil do público ao qual ela se dedica.

    Tendo isso em vista, vamos às dicas essenciais.

    1. Conheça seus clientes a fundo

    Quanto mais conhecimento você tiver sobre seus clientes, melhor será o atendimento oferecido a ele. Para isso, utilize uma plataforma de CRM para organizar os dados mais relevantes de seus clientes.

    Uma plataforma de clientes como o CRM ajuda a organizar o fluxo de vendas, segmentar clientes, cadastrar contatos e arquivar todos os conteúdos das interações com os clientes.

    2. Ofereça diferentes canais de atendimento

    Procure oferecer diferentes canais para que seus clientes possam chegar até você em busca de atendimento. Nesse sentido, adote uma estratégia omnichannel de modo a fazer com que esses canais estejam devidamente integrados.

    Assim, caso um contato se inicie no WhatsApp, por exemplo, poderá continuar por telefone sem que o cliente tenha que repetir informações.

      Descubra como fazer a gestão única dos seus canais de atendimento ao cliente. Baixe o e-book agora mesmo!
      [eBook] A importância de centralizar os canais

      3. Demonstre empatia aos clientes

      Um bom atendimento ao cliente para MEI passa necessariamente pela demonstração de empatia. Esteja disposto a ouvir o que o cliente tem a dizer e procure se colocar no lugar dele a fim de entender como solucionar os problemas por ele apresentados.

      Ouça sempre o cliente e tire os melhores feedbacks de suas declarações, use estes dados valiosos para melhorar seus serviços e atender a todas as suas necessidades!

      4. Preze pela transparência

      Seja sempre transparente nas informações passadas para os seus clientes durante o atendimento. Evite omitir detalhes importantes relacionados à compra, suporte, devolução, cancelamento etc.

      Mantenha informações relevantes sobre suas políticas comerciais e deixe seus clientes sempre bem informados sobre elas. 

      5. Cumpra o que você prometer

      Por fim, encerrando nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente para MEI, sempre cumpra as coisas que você prometer para os seus clientes. Seja honesto com eles e não faça propaganda enganosa de seus produtos e serviços.

      Caso haja um problema na prestação de serviços, avise seus clientes e os mantenha informados de como e quando os serviços voltarão à normalidade.

      6. Use a tecnologia

      Plataformas online agilizam todos os processos de atendimento e mantém as informações preservadas e facilmente acessíveis.

      Atualmente é possível integrar várias plataformas como WhatsApp, CRM, atendimento ao cliente, central telefônica e outras.

      Assim, os dados se tornam cada vez mais completos e relevantes.

      E aí, ficou claro tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente para MEI? Invista em um atendimento bem estruturado e de qualidade e alavanque o desempenho do seu modelo de negócio.

      Este post foi escrito pela equipe do Qipu, uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores.

      Teste o Movidesk!