Como a automação de processos pode ajudar no aumento da produtividade? Veja!

A automação de processos tem tudo a ver com a transformação digital. Essencialmente, automatizar significa deixar a cargo de uma máquina aquilo que antes era trabalho humano. Os principais impactos positivos da automação de processos na rotina de uma empresa são: inovação, gestão operacional e redução de erros.

Como a automação de processos pode ajudar no aumento da produtividade? Veja!

O débito automático e a repetição diária do alarme no celular são coisas que já fazem parte do nosso cotidiano e que facilitam demais a vida, não acha? Pois bem, essas funções nada mais são do que fruto da automação de processos: usamos a tecnologia para o aumento da produtividade, dispensando a supervisão constante em certas tarefas.

Na sua empresa, a automação também é mais que bem-vinda. Afinal, tornar alguns processos automáticos é sinônimo de mais segurança e controle, ao mesmo tempo que leva a menos erros, custos e tempo. O resultado? Aumento da produtividade e qualidade nas rotinas do seu negócio.

Quer entender melhor sobre esses benefícios da automação e como implementá-la? Então, leia este texto e descubra!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Afinal, o que é a automação de processos?

    A automação de processos tem tudo a ver com a transformação digital. Essencialmente, automatizar significa deixar a cargo de uma máquina aquilo que antes era trabalho humano. Isso somente é possível devido aos avanços tecnológicos, já que hoje em dia os softwares conseguem realizar tarefas cada vez mais precisas.

    Assim, a automação parte da programação de funcionalidades e da integração de dados, de modo a otimizar atividades específicas. Parece coisa de outro mundo, mas não é! Na verdade, hoje em dia já existem inúmeros softwares totalmente prontos para automatizar as rotinas empresariais, então, é só contratar aquele que é melhor para você e aproveitar.

    Alguns exemplos da automação de processos em empresas incluem:

    • Emissão automática de notas fiscais;
    • Cálculo de rotas de entrega por GPSs;
    • Menus de atendimento inicial em chamadas telefônicas;
    • Atendimento realizado por chatbots;
    • Alertas de pendências e prazos a vencer;
    • Envio de cobranças automáticas;
    • Agendamento de pagamentos;
    • Disparo de e-mail marketing.

    Como a automação ajuda o aumento da produtividade?

    A seguir, veja alguns dos principais impactos positivos da automação de processos na rotina de uma empresa e por que isso ajuda o aumento da produtividade!

      [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
      Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

      Mais inovação na empresa

      Com tanta competitividade no mercado, a busca por diferenciais que garantam o destaque da sua empresa é muito importante. E olha só: a inovação é um deles! Negócios que se adaptam às novas demandas e tendências estão sempre um passo à frente da concorrência.

      Por isso, ter processos automatizados é praticamente um pré-requisito para garantir o seu espaço. Eles, por si só, são inovadores, e o melhor é que permitem a elaboração de estratégias cada vez mais alinhadas ao mercado atual, isto é, rápidas, dinâmicas e personalizadas.

      Melhora da governança

      Outra característica do mercado atual é a necessidade de compliance, e a automação também facilita, e muito, nesse sentido. Isso porque a implementação de processos realizados automaticamente segue as normas de segurança e transparência necessárias para uma boa governança.

      Além disso, a automação permite maior padronização de procedimentos e a fácil consulta de ações realizadas. Tudo isso melhora as rotinas de auditoria e a manutenção de uma postura adequada às políticas e aos valores da organização.

      Melhor gestão operacional

      A automação geralmente anda lado a lado com a integração de dados. Isso porque os sistemas precisam cruzar informações para conseguir realizar as tarefas programadas. O resultado direto disso é que a operação se torna muito mais ágil: os agentes podem obter todos os dados que precisam de forma centralizada e com acesso rápido.

      Isso gera duas consequências positivas: primeiro, há um atendimento mais eficiente para os clientes, já que o software utilizado para automação garante uma base de conhecimento útil para melhorar a qualidade da interação entre empresa e consumidor.

      Segundo, os agentes economizam tempo de serviço, seja pela busca rápida de dados integrados, seja por não precisarem mais montar planilhas, fazer cadastros manuais e outras atividades puramente burocráticas. Assim, podem direcionar melhor sua energia para funções com maior impacto nos resultados.

      Redução de erros

      O ser humano é insubstituível em muitos aspectos, principalmente quando se trata de atendimento ao cliente. No entanto, temos limitações cognitivas que as máquinas não apresentam. Por exemplo, ao realizar uma mesma tarefa por muito tempo, podemos perder a capacidade de atenção e cometer erros. Isso é normal!

      Entretanto, para um negócio, os erros podem gerar muita dor de cabeça e precisam ser minimizados ou eliminados. E essa é outra grande vantagem da automação de processos. Quando tarefas burocráticas ou repetitivas ficam a cargo de um software, há muito mais garantia de precisão.

      Maior controle de processos

      A automação também contribui muito para o controle de processos. Isso porque dados integrados em um software são excelentes para a aplicação de métricas de atendimento e a identificação de falhas e acertos. Inclusive, os próprios sistemas utilizados nas empresas são capazes de gerar relatórios robustos sobre indicadores diversos.

      Com base nessa riqueza de informações, os gestores podem refinar as suas estratégias, mudar procedimentos, pensar em novas soluções, e assim por diante. Também é com base em conhecimento que os colaboradores podem ser aproveitados e a rotina de trabalho otimizada.

        Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!
        Automatizar os seus processos de atendimento

        Como aplicar a automação de processos?

        Como você viu, a automação de processos gera uma série de impactos positivos que, juntos, contribuem para o aumento da produtividade da sua empresa. Para aproveitá-los, é fundamental contar com um bom software. A ótima notícia é que temos um: o Movidesk!

        Movidesk e o poder da automação

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!