4 vantagens de implantar a cultura de atendimento que você precisa conhecer

Implantar a cultura de atendimento pode promover o diferencial que seu negócio precisa no mercado. Entenda sobre o assunto e veja as vantagens neste post!

Cultura de atendimento ao cliente

Uma empresa não é feita apenas de produtos e serviços. Algo que tem bastante impacto na experiência de compra e, consequentemente, no desempenho do seu negócio, é a sua prioridade na hora de pensar todos os aspectos do seu negócio. Nesse ponto, desenvolver uma cultura de atendimento entre seus colaboradores pode fazer toda a diferença.

De forma simples, uma cultura voltada para o atendimento ao cliente se baseia em colocar a demanda do público como prioridade em todos os aspectos. Isso inclui a definição dos seus valores, práticas de relacionamento com o público, entre outras coisas. Mais do que uma mudança de procedimentos, é uma mudança na forma como todos os profissionais do seu negócio pensam o próprio trabalho.

Quer entender melhor as vantagens dessa cultura? Então, acompanhe!

Esse kit vai dar um up na sua cultura de atendimento

Principais vantagens da cultura de atendimento

Colocar o cliente como centro de todas as suas decisões tem um grande impacto na execução do seu trabalho. Geralmente, para melhor. Veja aqui alguns dos benefícios que esse investimento proporciona!

1. Maior credibilidade da marca

Quando uma empresa não coloca o cliente em primeiro lugar, o público logo começa a notar. Desta forma se revelam como algumas das práticas escolhidas não favorecem todos os compradores. Se algumas dessas escolhas forem diretamente prejudiciais ao público, então você pode perder clientes bem rápido.

Por outro lado, negócios que colocam o cliente em primeiro lugar, entendendo suas demandas e buscando as melhores soluções, sempre ganham mais destaque. O público começa a notar tais atitudes e, com o tempo, sua reputação diante do mercado tende a se consolidar.

2. Foco para as tarefas do dia a dia

Algo que dificulta muito a execução de qualquer projeto dentro de uma empresa é a falta de um foco ou objetivo para essas tarefas. Fazer algo apenas porque “parece uma boa ideia” não costuma proporcionar um retorno muito consistente para o negócio.

Conforme implementa uma cultura de atendimento em seu negócio, você também oferece a todos os seus colaboradores um norte com o qual se guiar no dia a dia de trabalho. Ter menos dúvidas em relação ao tipo de trabalho que deve ser executado já faz uma grande diferença.

3. Fidelização de clientes

Como já mencionamos, o público tende a notar quando sua empresa coloca os clientes em primeiro lugar. Porém, quem nota primeiro é próprio consumidor que recebe o serviço diretamente. E essa pessoa, quando sai satisfeita, tende a retornar com mais frequência.

Esse é o efeito da fidelização de cliente, quando você estabelece uma relação de confiança com seu público. Dessa forma, eles dão preferência aos seus produtos e serviços, pois confiam em suas decisões.

4. Otimização de custos

Por fim, uma cultura voltada para a satisfação do cliente também ajuda a empresa a otimizar boa parte do trabalho realizado no dia a dia. Com isso, alcança resultados mais expressivos com os mesmos recursos disponíveis.

Quando o objetivo é bem claro, sua equipe desperdiça menos tempo e recursos em tarefas que não geram tanto retorno. Além disso, como tudo é pensado de acordo com as preferências do público, a resposta obtida tende a ser bem mais positiva.

Como colocar a cultura de atendimento em prática

Depois de considerar todos os benefícios que essa cultura pode proporcionar para sua empresa, é hora de começar a colocar isso em prática. Há várias atitudes que você pode tomar para implementar uma cultura voltada para o cliente. Algumas sempre são mais adequadas para o seu contexto.

Veja aqui dicas que você pode usar para ajudar a alcançar melhores resultados!

[Ferramenta] Qual é o nível de maturidade do seu suporte?

Jogada de craque

Defina um Código de Cultura

O Código de Cultura, de forma simples, é um documento que detalha a sua cultura organizacional, incluindo seus valores, práticas, missão, entre outras coisas que ajudam a manter todos os colaboradores alinhados. É algo fundamental para alcançar resultados consistentes ao longo do tempo.

Diversas empresas já utilizam esse documento como uma forma de padronizar a cultura organizacional, facilitando a integração de novos colaboradores nos procedimentos da empresa e elevando a qualidade do serviço para o cliente final.

Capacite sua equipe

Outra coisa que você vai precisar para ter uma cultura voltada para a satisfação do cliente é a cooperação da sua equipe. Se seus colaboradores não estiverem comprometidos com as práticas que você quer estabelecer, será bem mais difícil colocar essas mudanças em prática, pois elas envolvem mais do que apenas alterações de protocolo.

Treinamentos nos quais você ensina sua equipe a lidar melhor com o público, como considerar as preferências da sua persona, entre outras coisas que os ajudem a se situar. Sem orientação bem estruturada, nenhum dos seus colaboradores conseguirá seguir a cultura que você busca.

Ofereça um atendimento humanizado

Quando falamos em cultura de atendimento, certamente também estamos nos referindo à forma como você mantém contato com seu público, a linguagem utilizada e os meios de comunicação aos quais você dá preferência. A chave para que todos esses aspectos funcionem corretamente é a criação de um processo de atendimento humanizado.

O que isso significa? Basicamente, que você planeja e desenvolve seus processos de comunicação para que o atendimento seja mais acolhedor, dando ao cliente a certeza de que ele é recebido por profissionais competentes. Isso não significa que você deve abandonar a automação, mas sim que deve usá-la de forma estratégica e inteligente.

Recompense seu time

Por fim, mas não menos importante, tenha certeza de sempre recompensar sua equipe por um bom desempenho. Mudar a cultura organizacional dá bastante trabalho para os colaboradores. Então, eles podem precisar de algum incentivo extra para manter o ritmo.

Além disso, para todos os efeitos, recompensas também contribuem com o melhor desempenho do negócio. Uma equipe tende a se aplicar muito mais quando seus esforços são reconhecidos e devidamente recompensados.

Agora você tem mais conhecimento sobre a importância da cultura de atendimento em uma empresa e como ela pode ser colocada em prática. Lembre-se de continuar prestando atenção no seu público e coletando seu feedback para aprimorar ainda mais seu trabalho.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Precisa de mais dicas para melhorar a forma de atender seus clientes? Teste gratuitamente o Movidesk e sinta na pele a evolução do seu atendimento!

Deixe seu comentário