O que é Desired Outcome, Appropriate Experience e Required Outcome? Você sabe o significado?

Acredite, Desired Outcome se trata de um conceito altamente transformador e que vem conquistado empreendedores do mundo inteiro. Para saber mais do assunto, acompanhe o post!

Desired Outcome

Você já ouviu falar de Lincoln Murphy, certo? Um dos mais importantes nomes da estratégia de Customer Success, também traz a importância de saber o que é Desired Outcome e, claro, como colocá-lo em prática.

Quando o assunto é gerenciamento do relacionamento com cliente (CRM), muitas são as práticas e estratégias discutidas para potencializar os resultados de uma empresa da maneira mais satisfatória possível.

Dentre as técnicas pertinentes, uma que vem ganhando bastante destaque é o Desired Outcome, que, em uma tradução livre, poderia ser chamado de “resultado desejado”.

Parece simples ou vago para você? Acredite: ele se trata de um conceito altamente transformador e que vem conquistando empreendedores do mundo inteiro.

Ficou curioso para aprender o que é Desired Outcome? Então continue a leitura!

[eBook] Movidesk + Vindi: Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

Afinal, o que é o Desired Outcome?

O primeiro passo para compreender o que é o Desired Outcome é visualizá-lo como um produto da interação de dois outros conceitos fundamentais: o Required Outcome (resultado requerido) e o Appropriate Experience (experiência apropriada).

Nas palavras de Lincoln Murphy: Desired Outcome é o que o seu cliente precisa atingir (Required Outcome ou Resultado Requerido) e a maneira como ele precisa alcançar tal resultado (Appropriate Experience ou Experiência Apropriada).

Um gerenciamento de sucesso é, portanto, aquele que permite que um cliente consiga o que quer por meio das interações que desenvolve com a sua companhia.

Para que o termo Desired Outcome fique mais claro vamos conhecer melhor seus dois pilares:

  • Required Outcome 
  • Appropriate Experience

O que é Required Outcome?

Como mencionamos previamente, o Resultado Requerido é aquele que o seu cliente ambiciona alcançar — e ajudá-lo a atingir o que deseja é o motivo pelo qual você faz parte dessa interação.

No entanto, é essencial que você entenda que o Required Outcome não é, necessariamente, a oferta de um produto que corresponda a qualquer anseio do cliente.

Saiba mais: Respondemos a pergunta que não quer calar: o cliente sempre tem razão?

Trata-se, na verdade, de possibilitar um resultado que importa. O que muitas vezes sequer é material — e que varia de acordo com a persona com a qual se trabalha. Logo, se você não possui os recursos necessários para materializar essa vontade, é sinal de que há alguma lacuna que precisa ser corrigida.

Se um cliente busca a sua empresa desejando aumentar a velocidade do serviço que foi contratado é o Required Outcome. Se você vai oferecer mudança de plano ou de produto, já é outro assunto.

Mesmo que ele tenha preferência por alguma estratégia específica, ele buscou sua empresa para conquistar essa velocidade, não para um cross selling, por exemplo.

E Appropriate Experience, o que é?

O segundo termo do Desired Outcome é: Appropriate Experience. Podemos começar explicando a Experiência Apropriada afirmando que ela é, sem dúvidas, indispensável ao Resultado Requerido. Em outras palavras: o Required Outcome nada é sem a Appropriate Experience.

Seu papel, no entanto, vai muito além de proporcionar o Resultado Requerido pelo seu cliente, e você deve fazer isso da maneira mais vantajosa para ele. Afinal, isso nada mais é do que gerenciamento do sucesso do cliente, não é verdade?

Leia mais: Customer Success: você tem certeza que sabe o que é isso?

A Experiência Apropriada pressupõe absolutamente todas as interações da sua empresa com o cliente. Isso engloba: 

  • Time de vendas;
  • Atendimento;
  • Marketing;
  • Suporte;
  • Setores administrativos e financeiros; 
  • E, claro, o produto.

Falando em experiência do consumidor você já pensou em aprender tudo sobre Customer Experience de uma vez só? Com o The CX Factor, isso é possível

Nas aulas disponíveis você encontra a nossa trilha de conhecimento completa e um webinar exclusivo todo mês!

Se sempre sonhou em se aprofundar no universo da experiência do cliente, esta é a sua chance de tirar todas as suas dúvidas e aprender com os maiores especialistas do Brasil.

Dá uma olhada nas empresas que já passaram por lá:

  • Resultados Digitais;
  • RockContent;
  • Softplan e
  • Muitas outras!

Clique no banner abaixo e acesse agora mesmo este conteúdo incrível!

Torne-se um especialista em Customer Experience.

Compreender, portanto, o Desired Outcome do seu cliente exige uma avaliação constante e minuciosa das interações com ele desenvolvidas. E, sobretudo, uma separação bem nítida entre os objetivos dele e os objetivos do seu negócio — os dois jamais podem se confundir.

Lembre-se que não há fórmula: cada tipo de cliente representa uma diferente forma de relação com determinado produto seu, ou seja: uma Appropriate Experience específica.

Entregar o resultado desejado pelo cliente não é nenhuma grande proeza, o diferencial reside em fazer isso da maneira mais apropriada — e isso é o que constitui o Desired Outcome.

Como você deve imaginar, o atendimento ao cliente é um dos meios mais importante para atingir o Desired Outcome. 

E, portanto, ferramentas que otimizem o atendimento podem ser ótimas aliadas nesta empreitada. O sistema de Service Desk da Movidesk é um exemplo de ferramenta robusta para:

  • Centralizar todo seu atendimento (e-mail, chat e telefone), facilitar a gestão dos tickets e melhorar a produtividade do seu time;
  • Automatizar processos e tarefas repetitivas com respostas e lembretes automáticos, gestão inteligente e colaborativa dos tickets;
  • Monitorar suas principais métricas para acompanhar o cumprimento do SLA do seu service desk;
  • Melhorar a produtividade do seu time de atendimento;
  • Auxiliar gerentes na análise de métricas e produção de relatórios.

E então, gostou de entender o que é o Desired Outcome? Gostaria de fazer um teste para conhecer essas e mais funções? Agende uma demonstração do Movidesk, no banner abaixo!

Converse com um especialista em atendimento da Movidesk.

Ah, não se esqueça de assinar a newsletter para receber notícias, artigos e informações em tempo real, assim que postadas.