Tudo que você quer saber sobre uma empresa de software

O funcionamento de uma empresa de software pode causar dúvidas gerais, principalmente relacionadas às etapas do desenvolvimento e programação, além do faturamento médio. Nós respondemos tudo isso e muito mais, neste conteúdo especial sobre um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo. Acompanhe!

Empresa de Software - Movidesk

Quando te convidam para visitar uma empresa de software, o que você espera encontrar por lá? Bom, deixa eu te contar que além de programadores, desenvolvedores e engenheiros, existem profissionais de todos os tipos.

Esse é um dos principais motivos de sucesso desse segmento bilionário, que já não é novidade no Brasil e movimenta mais de 100 bilhões de reais, ano após ano. 

Ficou curioso para saber qual é a maior empresa de software do mundo? E do Brasil, quais são as melhores? Além disso, como você pode montar a sua empresa de software?

Para descobrir tudo isso e muito mais, siga na leitura desse post.

E logo de cara, já vamos te trazer uma curiosidade bem interessante, relacionada a uma classe muito presente em empresas de software. Você se considera nerd ou conhece algum? 

Se você faz parte desse grupo, já imagina que os nerds tendem a ir muito bem em programação, engenharia de software e desenvolvimento. 

Então, descubra também as grandes qualidades nerds no atendimento ao cliente. Não acredita nessa possibilidade? Veja tudo sobre elas no infográfico, acessando o banner abaixo!

[Infográfico] Dia do Orgulho Nerd: 10 teorias que provam que os nerds dominam o atendimento ao cliente em qualquer empresa de software!

O que é uma empresa de software?

São empresas que nasceram para desenvolver aplicações ou sistemas em escala industrial. Na maioria das vezes, essas soluções agilizam demandas, aumentam a produtividade e diminuem prazos por meio da padronização de processos e redução da interferência humana. Tudo isso com produtos totalmente virtuais.

Normalmente, as empresas desenvolvedoras de software que trabalham dessa maneira atendem os mais diversos perfis de clientes, pontuais ou recorrentes. 

Inclusive, o modelo de recorrência é fundamental para os negócios que atuam no modelo SaaS e B2B (Business to Business, ou venda diretamente de empresas para empresas).

Em resumo, uma empresa de software usa a tecnologia para desenvolver soluções que resolvam problemas reais dos seus clientes.

Como funciona uma empresa de desenvolvimento de software?

No seu dia a dia, uma empresa de software precisa dos mais variados perfis profissionais, além dos desenvolvedores. Podemos listar o departamento administrativo e financeiro, a equipe de marketing e mídia, vendedores e o time de suporte técnico. Nas empresas de sucesso, também é possível notar uma área de Customer Success.

Cada departamento possui sua própria rotina, metas e obrigações. No entanto, para que todos caminhem na mesma direção, alguns alinhamentos e culturas são interessantes.

Uma delas é a estratégia Customer Centric, que coloca o cliente como centro do negócio. E para esse objetivo ser cumprido com sucesso, absolutamente todas as áreas devem ter essa visão de preocupação com o consumidor. Do CEO ao estagiário, sem exceções.

Em geral, uma empresa de software realiza os serviços de: desenvolvimento de software, integração de sistemas e ferramentas, modernização de sistemas, desenvolvimento de aplicativos ou manutenção nos sistemas atuais.

Como montar uma empresa de software?

Assim como qualquer tipo de negócio, as empresas de software passam por desafios para se estruturarem. Abaixo, nós listamos os três principais:

1. Plano de negócios para empresa de desenvolvimento de software

O ponto inicial para começar uma empresa de software é fazer um plano de negócios. Esse documento engloba vários outras estratégias, informações e ações pretendidas. 

Em geral, o plano de negócios de uma empresa de software contém os seguintes tópicos:

  • Como surgiu a ideia;
  • Quem são os fundadores;
  • Missão, visão e valores;
  • Plano de Marketing;
  • Estratégia de Vendas;
  • Plano de Engenharia e Desenvolvimento;
  • Plano Financeiro e Administrativo. 

2. Os custos de uma empresa de software

Falando sobre os investimentos para montar uma empresa de software, a estrutura física  não precisa ser nada excepcional. O mais importante é investir no ambiente digital, usando computadores de qualidade e um plano de internet que atenda as necessidades com velocidade.

E apesar da empresa criar softwares, é provável que ela também precise de vários outros softwares complementares. Eles vão ajudar a realizar funções que vão desde o desenvolvimento e design, passando pela organização e chegando até as vendas.

Um ponto fundamental nesse processo é fazer uma boa gestão de ativos para controlar todo o patrimônio material e digital da empresa de software.

Sobre o seu local de funcionamento, a empresa pode ser montada em uma sala comum e, até mesmo, na própria casa dos fundadores. Algumas garagens e quartos domiciliares já foram usados para desenvolver grandes soluções.

Portanto, se não puder alugar um espaço comercial, não se intimide em trabalhar a sua ideia dentro de casa.

3. Público-alvo da empresa

Esse é um dos maiores problemas para quem está começando na indústria de softwares. Seu programa, aplicativo ou sistema podem ser fabulosos, repletos de menus funcionais e com um design perfeito. Mas afinal, para quem você vai vendê-los?

Nesse momento, o plano de negócios com certeza vai ajudar. Principalmente na parte de “Missão, Visão e Valores”. A empresa de software não começou por acaso, ela tinha um objetivo a cumprir. 

Outro lembrete muito importante: a empresa de software terá um produto pronto ou desenvolverá uma nova solução para cada cliente?

A resposta para o questionamento acima impacta diretamente na operação do negócio. Quanto mais demanda, maior o número de pessoas que devem trabalhar para atender os prazos e exigências dos clientes.

O ideal é ter um produto estável, de qualidade e que solucione a maior parte dos problemas do público que a empresa de software quer atingir. Nem sempre será possível resolver tudo, mas um bom atendimento pode ajudar muito na relação com o cliente.

E, falando nisso, como você acha que está a sua capacidade de atender os clientes? Se quiser testar a velocidade e qualidade do seu atendimento, acesse o nosso quiz interativo no banner abaixo!

[Quiz] Tique-taque: o quão rápido você consegue resolver essas situações de atendimento na sua empresa de software?

Como o Movidesk pode ajudar uma empresa de software

Depois de trabalhar muito para desenvolver o seu produto digital, a empresa de software precisa comercializá-lo para ter renda. E após a venda, como fica o relacionamento dessa marca com o cliente?

Pensando em entregar a melhor solução para o atendimento de empresas de software, o Movidesk pode te ajudar muito. 

Com o nosso sistema, você pode receber e administrar solicitações do seu público, além de ter muitas ferramentas para a organização do seu atendimento, como: configurações de SLA, painéis de Kanban para visualização das entregas do time, relatórios completos e mais de 75 indicadores de desempenho. 

Veja na prática como o Movidesk evolui o seu atendimento. Clique no banner abaixo e faça o teste grátis!

Movidesk - Teste gratuitamente a ferramenta perfeita para uma empresa de software

Quais as maiores empresas de software brasileiras?

Crescendo ano após ano, o mercado brasileiro de desenvolvimento já acumula bilhões de reais em faturamento. Segundo dados do último estudo realizado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), já são cerca de 20 mil organizações nesse segmento

Se dividirmos por atividade específica, a lista geral das empresas de software no Brasil ficaria assim:

  • Desenvolvimento e produção de softwares: 5.294;
  • Distribuição e comercialização de softwares: 6.650;
  • Prestação de serviços em software: 7.429.

 E dentro desses milhares de negócios, quais são os melhores para se trabalhar?

Ranking das melhores empresas de software do Brasil para se trabalhar

Em 2019, uma pesquisa da Great Place to Work e da IT Mídia elegeu as melhores empresas de tecnologia para se trabalhar no Brasil. Confira agora o pódio de cada categoria:

Empresas de pequeno porte (de 50 até 99 funcionários)

  • 1º lugar – Sydle (desenvolvimento de softwares, automação e gestão de processos);
  • 2º lugar – ClassApp (aplicativo para a educação);
  • 3º lugar – Gupy (inteligência artificial para recrutamento e seleção).

Empresas de médio porte (de 100 até 999 funcionários)

  • 1º lugar – Dextra Digital (desenvolvimento de software para negócios digitais);
  • 2º lugar – Visagio (consultoria de gestão);
  • 3º lugar – Microsoft (desenvolvimento de softwares e hardwares).

Empresas de grande porte (acima de 1 mil funcionários)

  • 1º lugar – Dell EMC (computação na nuvem);
  • 2º lugar – SAP Labs Latin America (suporte técnico, pesquisa e desenvolvimento);
  • 3º lugar – SAP Brasil (desenvolvimento de softwares e computação na nuvem).

Maior empresa de software do mundo

Depois de conferir o panorama da tecnologia dentro do Brasil, chegou a hora de darmos uma volta ao mundo. Agora, você vai descobrir qual é a maior empresa de software do planeta.

Mas antes, vamos fazer um pouquinho de suspense e te apresentar o pódio das gigantes mundiais. Da terceira para a primeira posição, conheça as líderes:

3º lugar – SAP

A empresa alemã começou em 1972, montada por 5 colegas de faculdade que queriam melhorar os processos da indústria. Com essa visão, a SAP cresceu, ganhou o mercado e hoje fatura 27,4 bilhões de dólares por ano, em média.

2º lugar – Oracle

Nascida na Califórnia (EUA), a Oracle desenvolve diversas soluções, mas se destaca pelos serviços de computação na nuvem. Eles são o principal motivo de um faturamento médio anual de 39,5 bilhões de dólares

Um dos maiores motivos dessas empresas se destacarem tanto no mercado é a retenção de clientes que elas fazem. Quer saber mais sobre? Preencha o formulário abaixo e baixe o seu kit!

[Kit] Materiais para reter clientes e dar um up no atendimento!

Kit rentenção de clientes

1º lugar – Microsoft

A gigante americana da computação é também a líder mundial em software. Comandada por Bill Gates, a Microsoft inovou suas receitas com o criação do Azure, uma infraestrutura de hospedagem completa. Com esse e outros produtos de qualidade, o faturamento anual da empresa é de incríveis 103,3 bilhões de dólares.

Sua empresa de software pode ser a próxima na lista das melhores!

Depois de acompanhar tudo sobre as empresas de software, você já deve ter ideia do que fazer para chegar ao sucesso. É claro que esse resultado depende de muitos fatores, mas um valor é imprescindível é o bom atendimento.

Independentemente da solução que for desenvolvida, toda empresa precisa ter um contato próximo com seu consumidor. Assim, é possível entender os seus problemas e encontrar os melhores caminhos para resolvê-los.

E para isso, um sistema de Help Desk é a melhor indicação para controlar e organizar o atendimento. Então, saiba como escolher a opção ideal para sua empresa acessando o e-book, no banner abaixo!

[E-book] Como escolher o Help Desk ideal para o seu negócio

Deixe seu comentário