Conheça 5 ferramentas de gestão de TI essenciais para a sua empresa

Com departamentos cada vez maiores e atarefados, as ferramentas de gestão de TI são ótimas aliadas para manter os processos em andamento de maneira organizada e eficiente. Conheça ferramentas como Trello, Rescue Time, Movidesk e outras neste post!

ferramentas de gestão de ti

Quais ferramentas de gestão de TI a sua empresa utiliza?

Esta área recebe um dos maiores fluxos de informação dentro das empresas, já que está sempre criando novos recursos e recebendo novas demandas de todos os outros departamentos.

Por isso, a gestão deste departamento é o que garantirá que ele seja produtivo e consiga entregar todas as demandas com qualidade, eficiência e rapidez. E existem ferramentas que podem ajudar nessa tarefa.

Por isso, separamos 5 ferramentas de gestão de TI utilizadas nas empresas de sucesso. Vamos conhecê-las juntos?

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Por que investir em softwares para gestão de TI?

    Antes de falarmos das ferramentas de gestão de TI que podem lhe ajudar, vamos aprofundar um pouco mais as razões pelas quais ela pode ser benéfica para a sua equipe? Separamos 3 pontos que comprovam a importância desse investimento, confira.

    Otimização da produtividade

    É impossível negar que as empresas estão sempre em busca de soluções que permitam otimizar a produtividade e gerar mais resultados em um espaço menor de tempo. A ferramenta de gestão de TI é um exemplo disso.

    Com esse tipo de investimento, os gestores conseguem ver as tarefas com mais claridade e entender como elas estão conectadas, permitindo otimizar o fluxo de processos. Isso sem contar com a possibilidade de automatizar processos repetitivos que tomam grande parte do tempo da equipe.

    Melhor visão organizacional

    Como afirmamos no início do texto, são vários os projetos de TI que uma equipe precisa cuidar simultaneamente. Ou seja, sem uma organização cuidadosa, é quase que impossível atender todos os prazos com um trabalho de qualidade.

    As ferramentas de TI oferecem a possibilidade de visualizar o departamento como um todo, além de oferecer dados relevantes que permitem tomar decisões com base em indicadores e dados concretos.

    Comunicação entre a equipe

    E-mail, telefone, quadro de avisos, WhatsApp, redes sociais, recados em papel ou passados por outros colegas. Atualmente, a lista de lugares que precisamos checar para garantir que não perdemos nenhuma mensagem importante é imensa – e só segue crescendo.

    Por isso, uma ferramenta de gestão de TI ajuda a centralizar a comunicação interna em um único canal, para que nenhum aviso importante passe despercebido por ninguém.

    Ah, mas antes de falarmos sobre as ferramentas, você sabia que para estruturar processos e organizar as atividades dessa área, gestores de TI gostam de saber o que está sendo feito nas melhores empresas do Brasil?

    Por isso, nós nos juntamos com a Pulses e a Startup SC para entregar um verdadeiro raio-X do setor de TI brasileiro.

    Neste material gratuito você vai conferir:

    • Os maiores benefícios que o setor pode trazer;
    • Principais desafios;
    • Dados inéditos sobre o engajamento dos profissionais da área;
    • Erros comuns para você evitar;
    • Cenário pós-pandemia;
    • Depoimentos de profissionais da área;
    • E muito mais!

    Faça o cadastro rápido no formulário abaixo e receba o material agora mesmo no seu e-mail!

      Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro
      Raio-x do setor de TI

      Quais são as principais ferramentas de gestão de TI?

      Pipefy

      Você precisa controlar solicitações de demanda e fluxos de trabalho? Então a Pipefy pode ser o investimento ideal para a sua empresa.

      Com essa ferramenta, a gestão de processos se torna mais eficiente já que é possível até mesmo automatizar demandas mais complexas. 

      Outro ponto de importância dessa ferramenta de TI utilizada em empresas é que ela conta com um recurso integrado para o desenvolvimento de softwares. 

      Ou seja, é uma plataforma em nuvem com várias ferramentas de gestão necessárias para um melhor workflow, que possui desde uma versão gratuita até mesmo planos para multinacionais.

      Rescue Time

      Essa ferramenta de produtividade é excelente para que você possa entender onde a sua equipe está gastando tempo durante o dia de trabalho.

      De maneira resumida, esse software para gestão de TI analisa todas as janelas abertas em cada computador criando um relatório no qual é informado quanto tempo foi gasto (ou desperdiçado) em cada software ou site diferente. 

      Portanto, o Rescue Time é uma ótima boa ferramenta para entender a rotina da equipe e o que pode ser melhorado para aumentar a produtividade.

      Business Model Canvas

      Se você pensava que ferramentas de gestão de TI é um sinônimo de tecnologia, o Business Model Canvas vem para provar o contrário. 

      Essa ferramenta, criada pelo suíço Alex Osterwalder, é usada na área de TI especialmente quando é necessário repensar ou aprimorar um modelo de negócio para atualizá-lo olhando para as constantes transformações do nicho em que a empresa está inserida.

      Nessa ferramenta, o modelo de negócio é “transferido” para um grande painel, que é dividido em 9 blocos. Cada um desses blocos representará um elemento fundamental que comporá o modelo apresentado, como proposta de valor, segmento de clientes e estrutura de custos.

      Trello

      Você quer uma ferramenta adaptável cujo objetivo é oferecer mais qualidade e eficiência às pessoas e/ou equipes? Então chegou a hora de você conhecer o Trello.

      Uma das agendas virtuais mais completas e funcionais para quem precisa otimizar seu tempo e gerenciar muitas funções ao mesmo tempo, ela permite realizar uma organização da maneira que você precisa e com uma ótima usabilidade.

      Movidesk

      Não podemos falar de ferramentas de gestão de TI sem citarmos o Help Desk da Movidesk, um software recheado de funções incríveis que vai te ajudar a:

      • Organizar melhor sua empresa; 
      • Levar inovação para todos os departamentos;
      • Ser mais produtivo (com isso, também lucrativo);
      • Realizar o atendimento que você gostaria de receber se fosse cliente. 

      O Movidesk é um software de Help Desk e Service Desk que permite a configuração de SLA, oferece uma base de conhecimento, organiza a visualização dos chamados em aberto e integra diferentes canais de comunicação, como: 

      • Chat;
      • E-mail;
      • Telefone;
      • WhatsApp;
      • Facebook. 

      Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento e avaliação de cada profissional da equipe, gerando insights para seu negócio e sendo uma excelente ferramenta de gestão de TI.

      Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como a Boavista Tecnologia, que alcançou 92% de satisfação dos clientes, além de outros cases de sucesso, como Mercado Livre, Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora.

      Entre em contato conosco e conheça mais sobre o Movidesk. Sua empresa pode, inclusive, fazer um teste grátis por 7 dias com a plataforma e conhecer todos os seus recursos. Clique no banner abaixo e conte com a gente!

      Teste o Movidesk!