Quais as principais habilidades digitais para se destacar no mercado?

Pesquisar, gerir e editar documentos, saber promover a própria carreira, garantir a proteção de dados, utilizar ferramentas na nuvem e ter raciocínio analítico são algumas habilidades digitais esperadas pelo mercado. Saiba mais sobre elas!

habilidades digitais

No mercado atual, há muitas características que definem quais profissionais têm alto desempenho. E muitos desses fatores não estão diretamente relacionados à sua área de atuação. Um bom exemplo disso são as chamadas habilidades digitais, as quais estão cada vez mais em destaque aos olhos de todas as empresas.

Você já deve ter uma noção do que esse termo significa, mas ele apresenta um pouco mais de profundidade do que aparenta inicialmente. Além disso, é importante saber quais são essas habilidades e como elas podem ser promovidas com maior eficácia. Um profissional que investe nelas tende a se adaptar muito melhor às demandas do mercado atual.

Para ajudar a entender melhor essas questões, vamos falar um pouco mais sobre as habilidades digitais, sua importância, quais são as principais delas e como você pode desenvolvê-las. Acompanhe!

Revelamos as habilidades essenciais de um profissional de atendimento neste infográfico. Acesse agora!

Profissional do atendimento

O que são habilidades digitais?

De forma bem simples, essas são habilidades associadas à tecnologia digital, principalmente à internet. Nas últimas décadas, com a maior popularização de aparelhos móveis e maior acesso à internet, as demandas do público em geral mudaram.

E, para acompanhar essas mudanças, os negócios também precisam buscar conhecimentos alinhados com tais demandas. Com essas habilidades, um profissional pode utilizar ferramentas digitais com mais facilidade, o que agrega à sua área de conhecimento principal.

Quais as habilidades digitais de maior destaque hoje?

Existe uma série de habilidades associadas ao meio digital que podem agregar valor e ajudar a conquistar clientes. Porém, alguns itens tendem a receber mais destaque do que outros no contexto atual.

Confira aqui 7 das habilidades mais importantes para um negócio da era digital!

1. Pesquisar

Graças à internet, é possível ter acesso à informação de forma cada vez mais rápida e eficiente, seja compartilhando dados ou mesmo buscando instruções técnicas sobre vários assuntos. Porém, com tanta informação assim, pode ser difícil identificar o que realmente pode ser aproveitado.

Hoje em dia, o mercado coloca menos ênfase no acúmulo de conhecimento memorizado e muito mais peso na capacidade de buscar a informação correta. Afinal, quaisquer dados aprendidos podem se tornar obsoletos. Ter a habilidade de aprender é muito mais útil.

2. Gerir e editar documentos

Muitas tarefas que antes eram executadas por meios analógicos, como o preenchimento manual de documentos impressos, passaram a ser totalmente digitalizados. Dessa forma, eles ocupam menos espaço e são mais fáceis de manipular. Por outro lado, o uso de ferramentas digitais também passou a ser uma parte importante de qualquer currículo.

Uma das primeiras habilidades digitais que muitos precisam desenvolver é aprender a usar e editar documentos digitais, sejam eles simples textos, planilhas ou formulários. Conseguir utilizar esses recursos em todo o seu potencial acelera bastante uma série de tarefas e garante maior produtividade no dia a dia.

Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento e engajamento profissional

3. Marketing digital

Outro ponto cada vez mais discutido hoje em dia é a capacidade do próprio indivíduo de divulgar o próprio trabalho e promover a própria carreira. E, para isso, é quase sempre necessário investir em um bom trabalho de marketing digital, desde a construção de um site profissional até a montagem de um portfólio.

Além de ser um bom diferencial individual, pequenos negócios têm muito a ganhar quando ao menos alguns de seus colaboradores compreendem como esse tipo de marketing funciona. Mesmo um conhecimento básico já contribui bastante com a divulgação de pequenas empresas.

4. Segurança digital

O amplo acesso à tecnologia digital trouxe mais facilidades para o dia a dia. Porém, isso também criou uma série de novas portas de entrada para crimes, incluindo falsificação, roubos, venda de informações, entre outros. Por essa razão, é indispensável que cada indivíduo saiba usar os recursos digitais com segurança.

Mesmo dentro das empresas, é preciso contar com ações individuais para garantir a proteção de dados. Ainda mais agora, com o crescimento do trabalho remoto. Independentemente de qual seja o seu contexto, é importante não só implementar procedimentos de segurança digital, mas também instruir sua equipe a ter um comportamento mais seguro no dia a dia.

5. Computação em nuvem

Um dos maiores benefícios providos pela tecnologia digital é a possibilidade de compartilhar informações em larga escala com facilidade. Isso é o que viabiliza a criação de uma série de tarefas que podem ser coordenadas com maior eficiência, mesmo quando uma parte da equipe trabalha remotamente.

Computação em nuvem já é algo que faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mas é outra ferramenta que não é totalmente esclarecida. Porém, quando você sabe usá-la corretamente, pode aproveitar uma série de vantagens, como backups mais acessíveis e fácil acesso a documentos importantes.

6. Raciocínio analítico

Hoje, mais do que nunca, usar dados como base para tomada de decisões é a melhor forma de conduzir uma empresa. Informações quantificáveis tendem a ser mais confiáveis e podem ser medidas a longo prazo. Porém, para que esses números tenham um significado, precisam ser observados e analisados.

Nesse ponto, uma das habilidades digitais que ganha mais valor é a do raciocínio analítico, aquele capaz de avaliar uma grande quantidade de informação, que permite a tomada de decisões. A longo prazo, esse tipo de visão é o que garante o maior índice de sucesso em um negócio.

7. Produção de mídia

Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar como a produção de imagem e som é algo imperativo em muitos ambientes. Seja para a comunicação interna ou ações de marketing. Nesse caso, saber utilizar programas de edição e/ou produzir mídia por conta própria é uma habilidade muito bem-vinda em vários espaços.

Como desenvolver suas habilidades digitais?

Considerando a importância dessas habilidades em todo ambiente, é fundamental promover essas capacidades no dia a dia. Algumas, como o raciocínio analítico, são características mais abrangentes, as quais devem ser incorporadas em sua rotina. Porém, outras habilidades, como o uso correto de ferramentas e melhor manipulação de documentos, por exemplo, podem ser aprendidas em treinamentos, sendo fáceis de implementar.

Com essas informações, você já entende melhor quais são as principais habilidades digitais e sua importância para o desenvolvimento de um negócio competitivo. Agora, basta começar a implementá-las em seu dia a dia.

E se quiser continuar acompanhando mais das nossas novidades, inscreva-se em nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk e melhore suas habilidades digitais!

Deixe seu comentário