Como promover a integração de novas pessoas nas empresas?
Estabeleça bem a cultura da empresa, invista em comunicação e envolva vários setores no processo. Estas são algumas dicas para promover a integração de novas pessoas nas empresas. Entenda melhor.

Um passo importante no desenvolvimento de qualquer negócio é a ampliação de sua equipe, adotando mais profissionais para elevar sua produtividade. Porém, simplesmente incluí-los em sua folha de pagamento e fornecer uma mesa não é o suficiente para assegurar resultados. É preciso pensar também em sua integração na empresa e em suas respectivas equipes.
Pode ser que o profissional se adapte sozinho depois de um tempo. Porém, se não houver um esforço ativo para torná-lo parte do seu time, esse processo tende a ser bem mais lento e menos eficiente. Além disso, pode ser que você perturbe a harmonia da equipe atual, o que aumenta a dificuldade dessa mudança.
Para ajudar você a entender melhor esse tema, vamos falar um pouco mais sobre a importância de fazer essa integração na sua empresa e dar algumas dicas que vão lhe orientar. Acompanhe.
Qual é a importância da integração na empresa?
Negligenciar a integração de novos colaboradores na empresa pode ter várias consequências negativas. Confira aqui algumas das vantagens de investir nessa integração desde o começo.
Promover o melhor clima organizacional
A relação entre os novos colaboradores e os atuais faz toda a diferença em sua produtividade na velocidade de adaptação às novas rotinas. Sendo assim, garantir que essa recepção será amistosa e saudável também é uma questão de produtividade.
Caso você introduza uma nova pessoa na equipe, é importante considerar esses possíveis atritos. Com um pouco de preparo, você não deve ter problemas para manter um bom clima organizacional, especialmente quando pessoas com diferentes perfis pessoais e profissionais estão atuando no mesmo projeto.
Facilitar a integração de novos colaboradores na rotina da empresa
Qualquer negócio, a partir de certo ponto de crescimento, precisa impor certas rotinas de trabalho em cada setor. É isso que garante que todas as áreas atuarão em conjunto em direção ao mesmo objetivo. Porém, para alguém que está entrando agora, pode ser difícil acompanhar o ritmo de todas as pessoas que já estão acostumadas.
O processo de integração é uma forma de tornar essa adaptação mais eficiente, mostrando as principais normas, procedimentos e tarefas com as quais o novo colaborador vai se envolver. Dessa forma, ele pode alcançar uma performance similar à de seus colegas, sem ter que esperar tanto nem cometer muitos erros.
Aumentar a produtividade
Como já mencionamos, o processo de adaptação a uma nova empresa pode ser um pouco difícil. Porém, se há um bom plano de integração, com treinamentos, conversas com a equipe e um bom clima organizacional, tudo tende a ocorrer de maneira mais fluida e ágil. Como resultado, novos colaboradores de talento têm a oportunidade de trazer benefícios para a empresa mais cedo.
Em longo prazo, um processo de integração bem elaborado contribui muito mais com a produtividade da equipe. Mesmo que você ainda tenha outras áreas com as quais se preocupar, é bem provável que os resultados de todas elas dependam da capacidade e boa convivência dos seus colaboradores.
5 dicas para promover a integração na empresa
Agora que você entende a importância e os benefícios de investir no melhor processo de integração, o próximo passo é descobrir como fazer isso da forma certa. E para auxiliar você com isso, separamos aqui algumas dicas práticas que você pode seguir. Acompanhe.
Estabeleça bem a cultura da empresa
Um dos fatores que mais afeta a integração de qualquer pessoa em seu negócio não tem a ver com suas rotinas ou com as tarefas exigidas, mas sim com a cultura que seu negócio promove. Quando alguém novo chega na empresa, precisa também saber como se encaixa nessa dinâmica.
Definir qual é a cultura do seu negócio é um passo importante para facilitar a convivência entre todos os colaboradores. Com ela, você pode apontar a atitude que você espera e como elas devem influenciar o clima organizacional.
Invista em comunicação
A comunicação interna de qualquer negócio é a base para manter sua eficiência, especialmente durante períodos de adaptação, quando os novos colaboradores têm mais dúvidas. Sendo assim, contar com sistemas e procedimentos que melhoram a troca de informações é indispensável para seu sucesso.
Recursos como e-mail, chat interno, memorandos, entre outros são muito úteis para evitar ruído na comunicação entre as pessoas. Também é uma boa ideia promover treinamentos de comunicação para a equipe atual, ajudando a facilitar o trabalho no dia a dia.
Envolva vários setores no processo
Um grande erro em qualquer plano de integração na empresa é pensar que seu sucesso depende apenas dos novos colaboradores. Na realidade, contar com a ajuda de todos os membros da equipe, incluindo membros de outros setores, também é fundamental para aumentar suas chances de sucesso.
Antes de fazer novas contratações, converse com todos os colaboradores que vão trabalhar em conjunto e capacite-os para fazerem parte dessa integração. Dessa forma, eles poderão agilizar o processo e evitar problemas de convivência.
Peça feedback à sua equipe
Ainda falando da sua equipe atual, lembre-se de continuar conversando com eles durante e após o processo de integração. Afinal, mesmo com todo o esforço e investimento, ainda podem haver pontos de melhoria. E sua equipe é a melhor forma de encontrá-los.
No mês seguinte à chegada do novo colaborador, separe algum tempo para falar com seus colegas de equipe e avaliar como foi o processo de adaptação. E, caso tenha ocorrido algum problema, implementar outras ações para corrigi-lo.
Capacite os novos colaboradores
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça que, para poder se adaptar mais rapidamente a um novo trabalho, o profissional precisa de treinamento. Ao investir mais na capacitação desses novos colaboradores, não será tão difícil para eles se adaptarem.
Agora que você entende por que e como fazer a integração na empresa da forma correta, pode colocar esse conhecimento em prática. Com um pouco de investimento, você consegue maximizar o desempenho dos novos membros da sua equipe em pouco tempo.
Ah, antes que você vá embora…
Que tal um diagnóstico gratuito de como está o seu atual processo de atendimento? Entre em contato conosco agora mesmo e analisaremos o seu negócio!

Deixe seu comentário