Como promover a integração de novas pessoas nas empresas?

Estabeleça bem a cultura da empresa, invista em comunicação e envolva vários setores no processo. Estas são algumas dicas para promover a integração de novas pessoas nas empresas. Entenda melhor.

integração na empresa

Um passo importante no desenvolvimento de qualquer negócio é a ampliação de sua equipe, adotando mais profissionais para elevar sua produtividade. Porém, simplesmente incluí-los em sua folha de pagamento e fornecer uma mesa não é o suficiente para assegurar resultados. É preciso pensar também em sua integração na empresa e em suas respectivas equipes.

Pode ser que o profissional se adapte sozinho depois de um tempo. Porém, se não houver um esforço ativo para torná-lo parte do seu time, esse processo tende a ser bem mais lento e menos eficiente. Além disso, pode ser que você perturbe a harmonia da equipe atual, o que aumenta a dificuldade dessa mudança.

Para ajudar você a entender melhor esse tema, vamos falar um pouco mais sobre a importância de fazer essa integração na sua empresa e dar algumas dicas que vão lhe orientar. Acompanhe.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Qual é a importância da integração na empresa?

    Negligenciar a integração de novos colaboradores na empresa pode ter várias consequências negativas. Confira aqui algumas das vantagens de investir nessa integração desde o começo.

    Promover o melhor clima organizacional

    A relação entre os novos colaboradores e os atuais faz toda a diferença em sua produtividade na velocidade de adaptação às novas rotinas. Sendo assim, garantir que essa recepção será amistosa e saudável também é uma questão de produtividade.

    Caso você introduza uma nova pessoa na equipe, é importante considerar esses possíveis atritos. Com um pouco de preparo, você não deve ter problemas para manter um bom clima organizacional, especialmente quando pessoas com diferentes perfis pessoais e profissionais estão atuando no mesmo projeto.

    Facilitar a integração de novos colaboradores na rotina da empresa

    Qualquer negócio, a partir de certo ponto de crescimento, precisa impor certas rotinas de trabalho em cada setor. É isso que garante que todas as áreas atuarão em conjunto em direção ao mesmo objetivo. Porém, para alguém que está entrando agora, pode ser difícil acompanhar o ritmo de todas as pessoas que já estão acostumadas.

    O processo de integração é uma forma de tornar essa adaptação mais eficiente, mostrando as principais normas, procedimentos e tarefas com as quais o novo colaborador vai se envolver. Dessa forma, ele pode alcançar uma performance similar à de seus colegas, sem ter que esperar tanto nem cometer muitos erros.

    Aumentar a produtividade

    Como já mencionamos, o processo de adaptação a uma nova empresa pode ser um pouco difícil. Porém, se há um bom plano de integração, com treinamentos, conversas com a equipe e um bom clima organizacional, tudo tende a ocorrer de maneira mais fluida e ágil. Como resultado, novos colaboradores de talento têm a oportunidade de trazer benefícios para a empresa mais cedo.

    Em longo prazo, um processo de integração bem elaborado contribui muito mais com a produtividade da equipe. Mesmo que você ainda tenha outras áreas com as quais se preocupar, é bem provável que os resultados de todas elas dependam da capacidade e boa convivência dos seus colaboradores.

      [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
      Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

      5 dicas para promover a integração na empresa

      Agora que você entende a importância e os benefícios de investir no melhor processo de integração, o próximo passo é descobrir como fazer isso da forma certa. E para auxiliar você com isso, separamos aqui algumas dicas práticas que você pode seguir. Acompanhe.

      Estabeleça bem a cultura da empresa

      Um dos fatores que mais afeta a integração de qualquer pessoa em seu negócio não tem a ver com suas rotinas ou com as tarefas exigidas, mas sim com a cultura que seu negócio promove. Quando alguém novo chega na empresa, precisa também saber como se encaixa nessa dinâmica.

      Definir qual é a cultura do seu negócio é um passo importante para facilitar a convivência entre todos os colaboradores. Com ela, você pode apontar a atitude que você espera e como elas devem influenciar o clima organizacional.

      Invista em comunicação

      A comunicação interna de qualquer negócio é a base para manter sua eficiência, especialmente durante períodos de adaptação, quando os novos colaboradores têm mais dúvidas. Sendo assim, contar com sistemas e procedimentos que melhoram a troca de informações é indispensável para seu sucesso.

      Recursos como e-mail, chat interno, memorandos, entre outros são muito úteis para evitar ruído na comunicação entre as pessoas. Também é uma boa ideia promover treinamentos de comunicação para a equipe atual, ajudando a facilitar o trabalho no dia a dia.

      Envolva vários setores no processo

      Um grande erro em qualquer plano de integração na empresa é pensar que seu sucesso depende apenas dos novos colaboradores. Na realidade, contar com a ajuda de todos os membros da equipe, incluindo membros de outros setores, também é fundamental para aumentar suas chances de sucesso.

      Antes de fazer novas contratações, converse com todos os colaboradores que vão trabalhar em conjunto e capacite-os para fazerem parte dessa integração. Dessa forma, eles poderão agilizar o processo e evitar problemas de convivência.

      Peça feedback à sua equipe

      Ainda falando da sua equipe atual, lembre-se de continuar conversando com eles durante e após o processo de integração. Afinal, mesmo com todo o esforço e investimento, ainda podem haver pontos de melhoria. E sua equipe é a melhor forma de encontrá-los.

      No mês seguinte à chegada do novo colaborador, separe algum tempo para falar com seus colegas de equipe e avaliar como foi o processo de adaptação. E, caso tenha ocorrido algum problema, implementar outras ações para corrigi-lo.

      Capacite os novos colaboradores

      Por fim, mas não menos importante, não se esqueça que, para poder se adaptar mais rapidamente a um novo trabalho, o profissional precisa de treinamento. Ao investir mais na capacitação desses novos colaboradores, não será tão difícil para eles se adaptarem.

        Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
        Capacitar a equipe de suporte

        Agora que você entende por que e como fazer a integração na empresa da forma correta, pode colocar esse conhecimento em prática. Com um pouco de investimento, você consegue maximizar o desempenho dos novos membros da sua equipe em pouco tempo.

        Ah, antes que você vá embora…

        Que tal um diagnóstico gratuito de como está o seu atual processo de atendimento? Entre em contato conosco agora mesmo e analisaremos o seu negócio!

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!