Mindset de crescimento vs. Mindset fixo: qual a mentalidade do seu time?

Para incentivar um mindset de crescimento na sua equipe, é preciso adotar pessoalmente esta cultura, além de falar com a equipe sobre os benefícios, oferecer programas de treinamento e desenvolvimento, entregar novos desafios à equipe de trabalho e mostrar que a mudança é algo positivo. Entenda melhor!

mindset de crescimento

Para incentivar um mindset de crescimento na sua equipe é preciso adotar pessoalmente esta cultura. Além de falar com a equipe sobre os benefícios, oferecer programas de treinamento e desenvolvimento, entregar novos desafios à equipe de trabalho e mostrar que a mudança é algo positivo.

Tudo está mudando rapidamente. Há cada vez mais processos digitais e as empresas precisam recorrer a ferramentas inovadoras, como os sistemas de Help Desk. Do contrário, podem ficar obsoletas. Nesse contexto, os times precisam de um mindset de crescimento.

Para ficar claro, mindset significa algo como mentalidade ou modelo mental. Representa a forma como as pessoas pensam sobre algo, estudos, carreira, hobbies, desafios do cotidiano, etc. 

Você tem um mindset de crescimento? 

Vamos descobrir?

  • Você recebe críticas profissionais de uma forma pessoal?
  • Fica ansioso com feedbacks e acaba muito frustrado quando eles são negativos?
  • Prefere não arriscar em situações desafiadoras com medo de falhar?
  • Sente insegurança quando percebe a evolução de pessoas próximas?

Bom, se a sua resposta for sim para algumas dessas perguntas, então, provavelmente tem um mindset fixo. Mas, se a resposta foi não para todas, você vai descobrir que tem um mindset de crescimento. 

Ficou curioso para entender melhor estes dois tipos de mentalidade e como fazer para desenvolver as melhores capacidades para você e seu time? Então, este é o artigo certo! 

Nos tópicos seguintes, vamos explicar como incentivar um mindset de crescimento na sua equipe de trabalho e como atingir resultados incríveis. Você não vai perder, não é? Então, continue sua leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é mindset de crescimento?

    Como adiantamos na introdução, mindset pode ser traduzido para mentalidade, ou seja, a forma com a qual você lida com questões do cotidiano. O mindset de crescimento é a mentalidade de pessoas que buscam sempre dar um passo a mais, aprimorar suas qualidades, desenvolver novas capacidades e enxergam nos desafios uma oportunidade de crescer.

    Mas, e o contrário? Bom, no lado oposto está o mindset fixo. Veja abaixo algumas das principais diferenças do embate mindset fixo X mindset de crescimento.

    Mindset fixo vs. Mindset de crescimento: quais as diferenças?

    7qFXXoHb1GV6MtJAA0ILV5PxaqfV0HlgURt7ZKRfyYocd6nYZeUJri4pkxNJs6v4DXmTuMEFvji5znc0kBlcB588uXNhZCX9MawBVu G0iGnEaPULtngty2JTwCQ4XLFD4X55Ofs

    Mindset fixo

    O pessoa com um mindset fixo acredita que tudo acontece por alguma razão já pré estabelecida, seja por um dom, uma habilidade nata ou características biológicas. Para este indivíduo existem pessoas capazes e incapazes, inteligentes e burras, aptas e inaptas. 

    Resta a ele, portanto, fazer as coisas com as quais tem maior facilidade. Evitando, portanto, desafios, áreas desconhecidas e desviando sempre dos obstáculos. Quando, é claro, não decide retornar ou abandonar aquele caminho quando algo mais difícil surge.

    Mindset de crescimento

    Como já mencionamos, o indivíduo com mindset de crescimento enxerga em cada desafio a oportunidade de se superar. Ele consegue lidar com críticas de forma a torná-las feedbacks fundamentais para uma melhoria contínua como pessoa e, principalmente, como profissional.

    O vídeo abaixo, produzido pela Sprouts, resume de uma forma fácil e muito didática a dicotomia mindset fixo x mindset de crescimento. Veja só:

    Você talvez esteja pensando agora: Nossa, eu tenho um mindset fixo, isso significa que sempre terei essa postura? 

    Não!!!

    É exatamente disso que estamos falando, sobre a capacidade que o ser humano tem de evoluir, transpor desafios e aumentar a sua capacidade. Independente de dom, inteligência e características naturais. 

    O mindset de crescimento é fundamental para nos desenvolvermos no pessoal, e, consequentemente, é extremamente vantajoso no profissional. Se a empresa entende que essa mentalidade de crescimento pode ser desenvolvida na sua equipe, todos ganham.

    Afinal, conseguimos transformar ameaças em oportunidades, críticas em impulsos e o clima empresarial em um verdadeiro pódio. Tornando a sua empresa um ambiente muito mais colaborativo e produtivo. 

    Vamos ver algumas dicas para estimular o mindset de crescimento na sua empresa?

    Como desenvolver uma mentalidade de crescimento no seu time

    1. Adote pessoalmente o mindset de crescimento

    Para incentivar uma nova mentalidade de crescimento na equipe de trabalho, é importante adotá-la pessoalmente. Se o líder exige que sua equipe pense no crescimento contínuo, mas não faz isso, entra no dilema do falar-fazer e corre o risco de perder sua credibilidade com o time.

    O dilema do falar-fazer resume-se no seguinte: “faça o que eu falo, mas não o que eu faço”.

    Ou seja, são líderes que dizem (e exigem das suas equipes) uma coisa, mas fazem o oposto ou não fazem absolutamente nada. Isso é um pecado capital à liderança.

    Portanto, comprometa-se com a mentalidade de crescimento. Faça novos cursos, pense fora da caixa, crave metas desafiadoras e disponha-se a correr riscos. Assim, será um reflexo aos seus liderados e terá autoridade suficiente para cobrar o que mais deseja deles.

    2. Fale dos benefícios que estão ligados ao mindset de crescimento

    Outra dica importante (e extremamente simples) é: seja franco quanto aos benefícios do mindset do crescimento. Explique aos membros do seu time que quanto mais eles crescem, mais chances têm de agarrar as melhores oportunidades e superar problemas desafiadores.

    Infelizmente, muitos profissionais pensam que, se adquirirem novos conhecimentos e habilidades, só beneficiarão a empresa — um erro enorme.

    O primeiro beneficiado é o próprio colaborador, seguido por sua equipe de trabalho e só depois a organização.

    Portanto, agende uma reunião, crie uma pauta interessante e selecione ao menos três razões pelas quais o seu time deve querer crescer. Por exemplo, atingir cargos superiores, ganhar mais e reconhecer oportunidades.

    3. Ofereça programas de treinamento e desenvolvimento

    Para desenvolver o mindset de crescimento na sua equipe é fundamental oferecer o suporte adequado. 

    Nesse aspecto, um bom programa de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode ser crucial. É uma forma de mostrar para os profissionais que você acredita neles e quer ajudá-los a crescer.

    Felizmente, hoje, existem muitos canais que permitem capacitações flexíveis. Além do treinamento tradicional, que é presencial e dentro da empresa, há a possibilidade de contar com programas a distância (EAD) ou baseados em jogos em grupo (gamificação).

    No entanto, é interessante oferecer capacitações que sejam interessantes, bem elaboradas e que realmente contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades.

    Do contrário, estará apenas perdendo tempo e dinheiro, dois recursos limitados.

      Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
      Capacitar a equipe de suporte

      4 – Entregue novos desafios à equipe de trabalho

      Ninguém deseja crescer para fazer mais do mesmo, certo?

      Exatamente por isso, o mindset de crescimento está associado à realização de tarefas mais importantes e complexas. Esse desafio gera ânimo ao time de trabalho, deixando-o ainda mais entusiasmado com o mindset de crescimento.

      A questão é: como promover novos desafios ao time?

      Há duas principais opções: 

      1. Realize a gamificação das tarefas: consiste na atribuição de elementos lúdicos, de jogos, às atividades, deixando-as mais interessantes e desafiadoras;
      2. Ofereça metas fora do lugar-comum.

      Nesse segundo caso, é interessante pensar na meta de formato SMART. Ela conta com cinco principais atributos, devendo ser: específica, mensurável, relevante, alcançável e contar com prazo bem delimitado. Desse modo, a equipe poderá se sentir mais desafiada no expediente diário.

      5. Mostre que a mudança é algo positivo

      Muitas equipes deixam de adotar um mindset de crescimento porque não desejam passar por mudanças.

      Elas consideram as transformações como algo chato e perigoso, preferindo manter o estado atual das coisas. Esse pensamento é exatamente o oposto do que se deseja.

      Portanto, nesse caso, a tarefa é mostrar que a mudança é algo inevitável.

      Mais cedo ou mais tarde, tudo muda e isso geralmente é algo positivo. E mais, ao abraçar coisas novas, pode-se desenvolver novos hábitos, ficar um passo à frente da concorrência e obter mais vantagens.

      Para tornar o processo de mudança mais fácil, e até desejado, é interessante mostrar ao time que ela ocorre passo a passo. Tudo é planejado, calculado e só depois executado. Desse modo, poderá transmitir mais segurança e estimular o desejo de mudar.

      6. Ajude os colaboradores a aprender com os erros

      Ter um mindset de crescimento não significa estar imune aos erros. Muito pelo contrário, a ideia é aproveitar estas situações para crescer. Isso quer dizer que todos os colaboradores continuarão errando.

      Em alguns casos, até mais, pois os desafios enfrentados serão mais complexos. No entanto, os erros devem ser vistos com apreço — é uma oportunidade para aprender.

      Nesse caso, estimule o time a deixar de lamentar pelo que deu errado.

      O mais adequado é avaliar o que não deu certo, corrigir o erro, aprender e tentar novamente. Isso pode ser feito várias e várias vezes, até que o profissional consiga o que deseja e aprenda sua lição.

      No entanto, também é possível aprender com o erro dos outros.

      Diga à sua equipe que ela pode aprender com os erros dos seus colegas e até mesmo com os erros cometidos pela concorrência. Assim, ao transformar erro em conhecimento, o crescimento será superior.

        [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
        Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

        Agora você já possui o conhecimento e as dicas para implantar um mindset de crescimento de forma individual e na sua equipe de trabalho. Mas, é extremamente importante compreender que a construção de um mindset de crescimento é um trabalho contínuo e que certamente beneficia a empresa.

        Afinal, existem muitos riscos para o sucesso do seu negócio ter uma mentalidade fixa, atrelada a estagnação. Esse comportamento coloca a sua empresa em um local muito arriscado, principalmente no cenário atual, no qual todas as mudanças acontecem na velocidade da luz. A ausência de crescimento no local de trabalho impactará diretamente no seu potencial de competição.

        A baixa produtividade, a repetição de erros simples, a dificuldade em lidar com novas tecnologias e se adaptar a certas transições do mercado são bons exemplos. Isso tudo é prejudicial à empresa, às equipes e aos próprios profissionais.

        E, como vimos por aqui, é preciso iniciar por si próprio esse processo, munindo-se do interesse de crescer e depois partindo para o time de trabalho.

        Pronto! Agora você tem todas as armas para montar um time com mindset de crescimento! Tanto teoricamente, com as dicas que citamos acima, como na prática, com ferramentas e sistemas que permitam seus colaboradores desenvolverem um mindset de crescimento.

        O quê? Você não tem um sistema que, além de ser uma ferramenta ultra valiosa na automação de processos, oferece funcionalidades intuitivas e de fácil aprendizagem? 

        Sem problemas! Te ajudamos a ultrapassar esse desafio! Como? Com o melhor sistema de atendimento ao cliente. Veja só:

        Sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Pronto, agora você já conhece um dos melhores sistemas para a sua equipe por em prática o nosso guia de mindset de crescimento. Para ter acesso a essas funcionalidades e muito mais é só clicar no banner abaixo e agendar uma demonstração gratuita!

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!