Como incentivar um mindset de crescimento na equipe? Descubra aqui!

Para incentivar um mindset de crescimento na sua equipe, é preciso adotar pessoalmente esta cultura, além de falar com a equipe sobre os benefícios, oferecer programas de treinamento e desenvolvimento, entregar novos desafios à equipe de trabalho e mostrar que a mudança é algo positivo.

mindset de crescimento

Tudo está mudando rapidamente. Há cada vez mais processos digitais e as empresas precisam recorrer a ferramentas inovadoras, como os sistemas de Help Desk. Do contrário, podem ficar obsoletas. Nesse contexto, os times precisam de um mindset de crescimento.

Para ficar claro, mindset significa algo como mentalidade ou modelo mental. Representa a forma como as pessoas pensam sobre algo.

Logo, ao falar mindset do crescimento, estamos tratando de um modelo mental focado no aprimoramento contínuo; é o oposto de uma mentalidade estática, que não se preocupa em obter novos conhecimentos e habilidades.

Nos tópicos seguintes, vamos explicar como incentivar um mindset de crescimento na sua equipe de trabalho e como atingir resultados satisfatórios. Portanto, continue sua leitura!

Modelo de fluxograma para atendimento

Adote pessoalmente o mindset de crescimento

Para incentivar uma nova mentalidade na equipe de trabalho, é importante adotá-la pessoalmente. Se o líder exige que sua equipe pense no crescimento contínuo, mas não faz isso, entra no dilema do falar-fazer e corre o risco de perder sua credibilidade com o time.

O dilema do falar-fazer resume-se no seguinte: “faça o que eu falo, mas não o que eu faço”.

Ou seja, são lideres que dizem (e exigem das suas equipes) uma coisa, mas fazem o oposto ou não fazem absolutamente nada. Isso é um pecado capital à liderança.

Portanto, comprometa-se com a mentalidade de crescimento. Faça novos cursos, pense fora da caixa, crave metas desafiadoras e disponha-se a correr riscos. Assim, será um reflexo aos seus liderados e terá autoridade suficiente para cobrar o que mais deseja deles.

Fale dos benefícios que estão ligados ao mindset de crescimento

Outra dica importante (e extremamente simples) é: seja franco quanto aos benefícios do mindset do crescimento. Explique aos membros do seu time que quanto mais eles crescem, mais chances têm de agarrar as melhores oportunidades e superar problemas desafiadores.

Infelizmente, muitos profissionais pensam que, se adquirirem novos conhecimentos e habilidades, só beneficiarão a empresa — um erro enorme.

O primeiro beneficiado é o próprio colaborador, seguido por sua equipe de trabalho e só depois a organização.

Portanto, agende uma reunião.

Crie uma pauta interessante e selecione ao menos três razões pelas quais o seu time deve querer crescer (por exemplo, atingir cargos superiores, ganhar mais e reconhecer oportunidades).

Ofereça programas de treinamento e desenvolvimento

Também é importante oferecer o suporte para que o mindset de crescimento seja desenvolvido.

Nesse aspecto, um bom programa de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode ser crucial. É uma forma de mostrar para os profissionais que você acredita neles e quer ajudá-los a crescer.

Felizmente, hoje, existem muitos canais que permitem capacitações flexíveis. Além do treinamento tradicional, que é presencial e dentro da empresa, há a possibilidade de contar com programas a distância (EAD) ou baseados em jogos em grupo (gamificação).

No entanto, é interessante oferecer capacitações que sejam interessantes, bem elaboradas e que realmente contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades.

Do contrário, estará apenas perdendo tempo e dinheiro, dois recursos limitados.

Entregue novos desafios à equipe de trabalho

Ninguém deseja crescer para fazer mais do mesmo.

Exatamente por isso, o crescimento está associado à realização de tarefas mais importantes e complexas. Esse desafio gera ânimo ao time de trabalho, deixando-o ainda mais entusiasmado com o mindset de crescimento.

A questão é: como promover novos desafios ao time?

Há duas principais opções: I) realize a gamificação das tarefas. Ela consiste na atribuição de elementos lúdicos, de jogos, às atividades, deixando-as mais interessantes e desafiadoras. Além disso, II) ofereça metas fora do lugar-comum.

Nesse segundo caso, é interessante pensar na meta de formato SMART. Ela conta com cinco principais atributos, devendo ser: específica, mensurável, relevante, alcançável e contar com prazo bem delimitado. Desse modo, a equipe poderá se sentir mais desafiada no expediente diário.

Mostre que a mudança é algo positivo

Muitas equipes deixam de adotar um mindset de crescimento porque não desejam passar por mudanças.

Elas consideram as transformações como algo chato e perigoso, preferindo manter o estado atual das coisas. Esse pensamento é exatamente o oposto do que se deseja.

Portanto, nesse caso, a tarefa é mostrar que a mudança é algo inevitável.

Mais cedo ou mais tarde, tudo muda e isso geralmente é algo positivo. E mais, ao abraçar coisas novas, pode-se criar novos hábitos, ficar um passo à frente da concorrência e obter mais vantagens.

Para tornar o processo de mudança mais fácil, e até desejado, é interessante mostrar ao time que ela ocorre passo a passo. Tudo é planejado, calculado e só depois executado. Desse modo, poderá transmitir mais segurança e estimular o desejo de mudar.

Ajude os colaboradores a aprender com os erros

Crescer continuamente não significa estar imune aos erros. Todos os colaboradores continuarão errando.

Em alguns casos, até mais, pois os desafios enfrentados serão mais complexos. No entanto, os erros devem ser vistos com apreço — é uma oportunidade para aprender.

Nesse caso, estimule o time a deixar de lamentar pelo que deu errado.

O mais adequado é avaliar o que não deu certo, corrigir o erro, aprender e tentar novamente. Isso pode ser feito várias e várias vezes, até que o profissional consiga o que deseja e aprenda sua lição.

No entanto, também é possível aprender com o erro dos outros.

[Fluxograma] Onde você está falhando com o seu cliente?

Onde você está falhando com o seu cliente?

Diga à sua equipe que ela pode aprender com os erros dos seus colegas e até mesmo com os erros cometidos pela concorrência. Assim, ao transformar erro em conhecimento, o crescimento será superior.

Veja, agora você está por dentro do assunto. A construção de um mindset de crescimento é um trabalho contínuo e que certamente beneficia a empresa.

Como líder, é preciso iniciar por si próprio, munindo-se do interesse de crescer e depois partindo para o time de trabalho.

É importante citar que existem muitos riscos ligados à estagnação, isto é, à ausência de crescimento no local de trabalho.

A baixa produtividade, a repetição de erros simples, a dificuldade em lidar com novas tecnologias e se adaptar a certas transições do mercado são bons exemplos. Isso tudo é prejudicial à empresa, às equipes e aos próprios profissionais.

Gostou do nosso artigo e entende o que é mindset de crescimento, certo? Aproveite para aprender mais conosco e compreender o que a estratégia customer-centric significa e como ela pode ser desenvolvida. Vamos lá!

Teste o Movidesk

Deixe seu comentário