Quais as características de um mindset inovador e como adotar na empresa?

Hábito de questionar, análises profundas, disposição para trabalhar e mente aberta para mudança: estas são algumas características de um mindset inovador. Para adotá-lo na sua empresa, é necessário promover a geração de muitas ideias. Entenda melhor lendo este post!

Mindset inovador

Mindset é um termo inglês utilizado para se referir a um modelo mental, isto é, uma forma de pensar e enxergar as coisas. Sendo assim, mindset inovador (ou modelo mental inovador) refere-se a um pensamento que busca por novas soluções para os problemas existentes.

Disseminar esse mindset promove uma série de vantagens à empresa, como a criação de soluções fora do lugar-comum, o posicionamento do negócio na vanguarda do mercado e o aumento da competitividade. Ajuda gerar bem-estar e motivação às equipes de trabalho.

O ponto, então é: quais são as características deste modelo mental e como desenvolvê-las dentro da empresa? Criamos este post para responder essa questão. Continue sua leitura!

    Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!

    Motivar seu time do suporte

    Quais as características de um mindset inovador?

    Não pense que o mindset inovador é um bloco invariável e ocorre sempre do mesmo jeito. Felizmente, não é bem assim! Pensar de maneira inovadora é algo que depende do contexto, do problema e dos recursos envolvidos, entre outras coisas.

    Mesmo assim, algumas características são frequentes e podem ser apresentadas. Não são coisas natas, que já nascem com as pessoas. São habilidades, atitudes e valores que podem ser lapidados com tempo, foco e esforço suficientes. Veja as principais características:

    • Hábito de questionar o estado atual das coisas;
    • Profundidade na análise das causas dos problemas;
    • Energia para execução de potenciais soluções;
    • Disposição para trabalhar em equipe e agregar valor;
    • Flexibilidade para desaprender e aprender coisas novas;
    • Disposição para participar de mudanças e correções.

    Veja, portanto, que as características do mindset inovador podem ser criadas ou reforçadas ao longo dos anos. É preciso consistência e dedicação, além de estímulo da liderança.

    Como adotar o mindset inovador dentro da empresa?

    Todos os funcionários podem desenvolver um mindset inovador, desde que desejem isso e trabalhem na criação do novo modelo mental. Felizmente, a empresa pode tornar a criação do mindset algo mais fácil, atraente e necessário. Veja como, nos tópicos seguintes.

    Estimule o diagnóstico de lacunas

    Para criar um modelo mental inovador, é necessário saber como identificar e solucionar problemas. Se não existe problema, não há o que ser solucionado. Felizmente, os problemas estão por toda parte, é só uma questão de olhar do jeito certo.

    A melhor maneira de identificar problemas é olhar as lacunas. Em outros termos, o abismo entre os resultados atuais e os desejados. Por exemplo, se sua empresa fatura R$10 milhões e deseja faturar R$12 milhões, há uma lacuna? Como solucioná-la, é a questão-chave.

      Quer saber onde você está falhando com o seu cliente? Então, esse fluxograma é para você!

      Onde você está falhando com o seu cliente?

      Promova a geração de muitas ideias

      Muitas pessoas acreditam que a inovação vem de uma única e grande ideia. O problema é que isso comumente não é verdade. O melhor é que a mente inovadora seja uma máquina de ideias, quais são apenas as melhores serão triadas e testadas.

      Portanto, estimule a equipe a ter muitas ideias. Não uma ou duas. Muitas! Isso pode ser feito ao iniciar mais reuniões de brainstorming (tempestade de ideias, em tradução livre) ou encontros informais. Depois, avalie quais ideias são dignas de teste.

      Fique feliz pelos erros “bem-sucedidos”

      Não existe um mapa para inovar e a mente inovadora não sabe, a priori, quais serão os resultados das suas ideias. Exatamente por isso, erros são frequentes.

      O ponto é: existem dois tipos de erros:

      • O recorrente;
      • O bem-sucedido, que ajuda a testar hipóteses.

      Fique irritado com erros recorrentes, porém feliz com erros bem-sucedidos. Eles permitem que sua empresa teste coisas novas, avalie o que funciona e padronize as melhores práticas. Também dá “asas” à mentalidade inovadora e gera mais estímulos às equipes de trabalho.

      Inicie uma política de portas abertas

      Se os profissionais têm muitas ideias e nenhuma delas é ouvida, o desânimo é só uma questão de tempo. “Por qual motivo pensar de forma inovadora, se não conto com liberdade para falar e testar algo novo na empresa?”, o funcionário pode se interrogar.

      Portanto, algo interessante é adotar uma política de portas abertas. Seja mais acessível e ouça os funcionários. Não deixe a “porta fechada”. Na medida em que os talentos sentem-se mais livres para propor ideias e soluções, a mentalidade inovadora é forjada.

      Aprenda, desaprenda e aprenda novamente

      A mentalidade inovadora não deve ser inflexível. É preciso saber aprender, desaprender e aprender novamente. Em outros termos, ter ânimo o suficiente para deixar de lado o que já se sabe e investir no aprendizado de coisas novas. Sem isso, não existe inovação.

      Nesse caso, o melhor é conscientizar os funcionários. Deixe claro que o aprendizado é um processo contínuo. Pode até ter um início, mas não tem fim. Paralelamente, invista em mais treinamentos e programas de capacitação, no intuito de “afiar” continuamente os talentos.

      Não fique chorando pelo “leite derramado”

      A contabilidade tem um conceito interessante, é o de custo irreversível. Basicamente, é algo que não deve influenciar a tomada de decisão do contador, pois já aconteceu e não há como recuperar. A mente inovadora também deve entender que existem custos irreversíveis.

      Se seus talentos gastaram muito tempo e energia em uma ideia que não deu certo, é hora de partir para outra coisa. Não adianta ficar insistindo, nem “chorando pelo leite derramado”. Inovar é assim mesmo. Exige-se muita dedicação e entrega, mas o retorno não é garantido.

      Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento e engajamento profissional

      Como a tecnologia pode facilitar a criação do mindset inovador?

      Por fim, conte com a ajuda da tecnologia. Modernos softwares oferecem uma série de vantagens à empresa, como a flexibilização dos processos, o maior foco no core business e o contato mais próximo dos clientes. Tudo isso também reforça o mindset inovador.

      Uma boa alternativa é o software de Help Desk, como o Movidesk. Ele oferece módulos específicos para atendimento ao cliente, monitoramento de dados e emissão de relatórios. E mais, facilita a comunicação interpessoal, o alinhamento e a troca de ideias.

      Veja, agora você está por dentro do assunto, entende quais são os benefícios do mindset inovador e como desenvolvê-lo dentro da empresa. Lembre-se de que a tecnologia conta com um lugar especial, pois gera mais flexibilidade, dinamismo e proximidade com clientes.

      Gostou do nosso artigo e quer descobrir como podemos ajudar você? Então, aproveite para entrar em contato conosco e comprovar todos os benefícios da nossa solução. Agende uma demonstração agora mesmo!

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

      Deixe seu comentário