Neste conteúdo, você vai ver:
Você já deve ter ouvido falar muito sobre cloud computing nestes últimos anos. Mas sabe exatamente o que é PaaS e como estes termos se interligam para agilizar e facilitar a criação de ferramentas digitais?
Se você fosse um desenvolvedor e pudesse trocar de vida com um CEO de uma das empresas mais geniais de tecnologia, muito provavelmente escolheria nomes como Google, Apple e Microsoft. Acertamos?
Seria um sonho poder ter acesso ao conhecimento teórico e prático desses monstros da tecnologia, certo? Bom, e se nós disséssemos que não é preciso um passe de mágica para tornar isso possível?
Pois é, a tecnologia e, principalmente, a computação em nuvem (cloud computing) permite essa troca. Bem-vindo ao mundo de termos como PaaS, IaaS e SaaS!
Neste artigo explicaremos detalhadamente o que é PaaS e como essa estratégia pode facilitar a escalabilidade das suas ferramentas tecnológicas.
O que é PaaS?
PaaS é um termo importado do inglês, platform as a service e, apesar de ser mais comum o uso na língua de origem, talvez você leia por aí a sua tradução: plataforma como serviço.
A ideia principal desta tecnologia é permitir que os desenvolvedores invistam tempo, conhecimento e capital na configuração, melhora e personalização de suas funções. Isso quer dizer que o PaaS já fornece ao usuário toda a base para hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações futuras.
Podemos dizer, portanto, que cabe ao desenvolvedor do PaaS as funções abaixo:
- Gerenciamento;
- Disponibilização de licenças de uso;
- Segurança;
- Atualizações e
- Manutenções da infraestrutura
Conhecer os tipos existentes é uma etapa fundamental no nosso guia sobre o que é PaaS. Afinal, a escolha do tipo equivocado pode comprometer a segurança de dados sigilosos da sua empresa. Os exemplos de PaaS são comumente divididos em três tipos:
- Públicos;
- Privados ou
- Híbridos.
A principal diferença entre PaaS pública e privada é referente a disponibilidade de equipamentos, recursos e informações em nuvem, ou sob domínio próprio, respectivamente.
Normalmente, PaaS pública é utilizada por pequenas e médias empresas. Já a PaaS privada por empresas maiores, que precisam de um nível elevado de confidencialidade, principalmente referente a dados e estratégias.
Não deixe de ler: Diretamente do universo da computação em nuvem, explicamos o que é IaaS.
Benefícios do PaaS
Agora que você já compreende o que é PaaS, vamos analisar alguns dos principais benefícios dessa tecnologia e quais os efeitos no dia a dia da sua empresa.
Otimização de tempo
Quanto tempo a sua empresa perde em processos de implantação, manutenção e, principalmente, atualizações de ferramentas e sistemas? Isso quando as falhas acabam levando mais tempo do que gostaríamos para serem contornadas, não é mesmo?
Ao terceirizar algumas destas etapas você agiliza estes processos. Afinal, a empresa desenvolvedora do PaaS possui todas as ferramentas para manter o sistema atualizado e em concordância com os níveis de qualidade prometidos.
Diminuição de custos operacionais
Com a otimização de tempo vem também a queda nos gastos com períodos ociosos devido a erros, dificuldades de implantação e tantos outros. Sem contar, é claro, ao saber o que é PaaS e conhecendo profundamente suas vantagens, você pode otimizar o uso da capacidade de processamento e memória dos seus sistemas.
Sem a necessidade, portanto, de ocupar espaço, tanto físico, quanto digital, com equipamentos e funções que não são o objetivo principal da sua empresa. E isso tudo sem afetar a qualidade dos serviços.
Escalabilidade
Saber o que é PaaS e adquirir essa tecnologia permite que as empresas foquem energia e conhecimento em questões e ferramentas mais complexas. Deixando, é claro, a base para o desenvolvedor do PaaS utilizado.
Desta forma, o grau de produtividade aumenta, as ferramentas tendem a se tornar cada vez melhores, com menos custo, em menor tempo.
Otimização de equipe
Quanto maior a evolução das inovações tecnológicas, mais complexas tornam-se as funcionalidades e, consequentemente, sua criação, desenvolvimento e manutenção. Um processo natural é que os colaboradores se tornem cada vez mais especializados.
Ótimo para garantir os níveis de serviço, mas também é um impacto no financeiro de contratação, como mencionamos acima.
Para evitar estes custos muitas empresas acumulam funções e tarefas em poucos colaboradores. Além de, naturalmente, sobrecarregá-los, isso afeta o nível de produtividade e a qualidade dos serviços.
Com a utilização do PaaS, seus desenvolvedores podem focar em tarefas mais complexas e evitar a perda de tempo desempenhando funções pouco produtivas.
Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento? Confira este e-book e tenha o controle total do seu atendimento!
Para quem este tipo de tecnologia é indicado?
Apesar de oferecer muitas possibilidades de aprimoramento e evolução, o PaaS ainda apresenta algumas características que podem engessar futuras mudanças e integrações. Afinal, a linguagem de estrutura e implantação pode dificultar migrações no futuro.
Ou seja, é interessante ficar atento nas determinações do PaaS escolhido, para quais ferramentas e soluções ele será base e qual o nível de engessamento futuro. Quanto mais comum e adaptável forem a linguagem e a formatação, melhor.
Vale lembrar também que saber o que é SaaS e utilizá-lo para otimizar processos de criação e desenvolvimento é indicado para empresa que já possuam uma equipe de TI.
Afinal, ele é uma base, e não um software pronto para o uso, como o SaaS.
Você sabia que o Movidesk (Zenvia Service) também está inclusa em um dos tão famosos termos de cloud computing? Somos um SaaS!
Nós possuímos um software de atendimento ao cliente que pode colocar a sua empresa em um outro patamar. Quer saber como?
O Movidesk (Zenvia Service)
- Centraliza todo seu atendimento (e-mail, chat e telefone) para facilitar a gestão dos tickets e melhorar a produtividade do seu time;
- Automatiza processos e tarefas repetitivas com respostas automáticas, lembretes automáticos, gestão inteligente e colaborativa dos tickets;
- Monitora suas principais métricas para acompanhar o cumprimento do SLA do seu service desk.
Utilizado por empresas como Mormaii, Tirolez e Hambürg Sud e mais de 1.000 empresas Brasil afora, o Movidesk (Zenvia Service) é um software completo, poderoso e simples, que melhora a produtividade do seu time de atendimento e auxilia os gerentes na análise de métricas e produção de relatórios.
Quer saber se essa ferramenta é perfeita para você? Agende uma demonstração da Movidesk (Zenvia Service)!
Ah, não se esqueça de assinar a newsletter para receber notícias, artigos e informações em tempo real, assim que postadas.
Gostou de saber mais sobre o que é PaaS (Platform as a service)? Então, compartilhe nas redes sociais e divulgue essas informações.