Diretamente do universo da computação em nuvem, explicamos o que é IaaS

O que é IaaS e quais as vantagens de contratar uma solução desse tipo? Esse post vai responder a essas e outras perguntas relacionadas ao universo da infraestrutura como serviço. Boa leitura!

O que é iaas

Infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service, em inglês) é um modelo que oferece ao mercado soluções de virtualização escaláveis e flexíveis para diferentes aplicações. 

Não é segredo para ninguém que a Cloud Computing trouxe ainda mais praticidade e modernização para os negócios. Mas, com a sua chegada, além de novos modelos de serviço também começaram a aparecer as tradicionais siglas do universo na nuvem. Afinal, o que é IaaS, SaaS, PaaS…🤔

A nomenclatura pode confundir um pouco os iniciantes no assunto, mas não se preocupe. É exatamente por isso que estamos aqui! Nesse post, vamos descomplicar a infraestrutura como serviço (IaaS) e contar a você quais os principais benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.

Talvez você esteja gastando dinheiro e esforços com um tipo de estrutura que já nem lhe oferece mais tantas vantagens assim. E, quem sabe, poderá descobrir uma nova solução para suas necessidades de TI. Então, bora conversar sobre isso?

A tendência da computação em nuvem

De um modo geral, a computação em nuvem (do inglês “cloud computing”) viabiliza a utilização de aplicativos através, apenas, da internet. Ou seja, ela elimina a necessidade de que estes sistemas e programas estejam instalados no computador para que possam ser acessados. 

Com a computação na nuvem todos nós ganhamos a possibilidade de executar tarefas, acessar arquivos e salvar documentos de onde quer que estejamos. Basta apenas uma conexão de rede! E é justamente por isso que o conceito foi batizado com este nome. ☁️

Se você já aproveitou os recursos oferecidos pelo Google Cloud Platform, sabe do que estamos falando. Com ferramentas como o editor de textos (Google Docs), o espaço de armazenamento (Google Drive) e as Planilhas Google, a computação em nuvem proporciona um ambiente onde é possível criar, salvar e alterar seus trabalhos de maneira remota. 

Contudo, a tendência da cloud computing vai muito além do armazenamento de arquivos online! Como veremos a seguir, ela também compreende todo um conjunto de virtualização de hardwares e softwares.

Você também vai gostar de ler: 6 verdades e mentiras sobre cloud computing

O que é IaaS

IaaS é a sigla para Infrastructure as a Service que, traduzido para o português, significa infraestrutura como serviço. Ou seja, é uma modalidade de negócio baseada na computação em nuvem, que oferece servidores virtuais e serviços de virtualização. 

Calma! Deixa eu explicar melhor com um exemplo despretensioso… Sabe quando você compra um ar-condicionado split e precisa de uma infraestrutura para que ele possa funcionar? É mais ou menos assim com os programas de computador. Então, o papel da IaaS é oferecer ao mercado a contratação de uma infraestrutura pronta e que pode se adequar a qualquer aplicativo. 

Basicamente, a infraestrutura como serviço poupa o usuário das preocupações associadas à estrutura física de hardware e software, roteadores, componentes de processamento ou aplicações de backup e segurança. Assim, ele pode focar completamente no funcionamento do seu sistema. 

Amplie seus conhecimentos: O que é infraestrutura de TI e 6 tendências para a área

“Já entendi o que é IaaS, mas como eu pago por isso?”. Essa é uma pergunta muito comum e que pode ser respondida com outro exemplo cotidiano. Da mesma forma que você contrata um serviço de streaming, como a Netflix, você pode adquirir uma aplicação de infraestrutura. A cobrança é pautada no serviço e não no produto

Isto é, se o seu negócio precisará de 5 servidores no próximo mês, você empregará um IaaS pelo tempo determinado, pagando apenas pelo consumo real. O que vai influenciar a tabela de preços são justamente fatores como o número de servidores contratados, a quantidade de dados trafegados, o espaço para armazenamento destes dados, entre outras funcionalidades.

Assim como a tecnologia, os conceitos de atendimento também evoluíram.

Principais benefícios da IaaS

Não basta apenas entender o que é IaaS, você também precisa conhecer as suas vantagens para considerar aplicá-la, ou não, ao seu negócio. Por isso, listamos alguns dos principais benefícios que este tipo de tecnologia é capaz de oferecer. Vamos conhecer quais são eles? 👇

  • Redução de custos
  • Expansão de agilidade e flexibilidade
  • Aumento da segurança
  • Ganho de foco

A IaaS providencia toda a estrutura necessária para rodar uma aplicação virtual de alto desempenho. Nesse sentido, ela garante mais economia para o consumidor, que deixa de arcar com os custos referentes à compra e manutenção de máquinas, licenciamentos e tudo o que envolve a infraestrutura de um software. Além disso, a escalabilidade e automação provenientes da computação em nuvem permitem valores sob demanda que são mais competitivos do que a aquisição de plataformas individuais. 

Ainda, a IaaS pode ser proveitosa para lidar com as solicitações imprevisíveis de armazenamento de dados em crescimento constante. Simplificando, assim, o planejamento e a administração de sistemas de recuperação e backup.

A flexibilidade é outro benefício que aparece com a oportunidade de escolher pagar apenas pelo que for consumido. Ou seja, desde o banco de dados até o sistema operacional, tudo pode ser personalizado de acordo com as implicações de cada negócio. 

Ah, e ao contrário dos modelos de hardware tradicionais, a IaaS agiliza o desenvolvimento dos seus projetos, já que oferece um jeito muito mais prático e instantâneo de acompanhá-los e implementá-los. Desse modo, os empreendedores podem inovar com mais velocidade, já que não precisam esperar mais do que algumas horas para lançar um novo produto ou upgrade.

Quando o assunto é segurança, a infraestrutura como serviço fornece garantias muito acima da capacidade individual das organizações. Isso porque, com os avanços tecnológicos, empresas especializadas já desenvolveram soluções líderes de mercado para proteger as aplicações que rodam na nuvem.

Leia também: É seguro usar um Saas?

Por fim, se você quer focar apenas no seu negócio, mas ele requer uma estrutura de TI, a IaaS pode ser uma alternativa ideal. Afinal, ela libera sua equipe para se dedicar somente às atividades da companhia. E você nem precisa se preocupar com certas incomodações na hora de contatar o suporte! Com um contrato apropriado, o fornecedor do serviço assegura que a sua infraestrutura seja estável, confiável e atenda aos SLAs.

[eBook] Descomplicando o SLA: como implantar esse recurso de forma eficiente

Descomplicando o SLA

Exemplos de IaaS

Agora chegou a hora de conhecer na prática como as marcas oferecem a IaaS para o mercado. Por isso, selecionamos dois grandes nomes da infraestrutura como serviço para compartilhar com você. 

O primeiro é a Amazon Web Services (AWS). Segundo a própria Amazon, o serviço disponibiliza capacidade computacional segura e redimensionável na nuvem, com o mínimo esforço. Sua interface oferece o controle completo dos seus recursos computacionais, além de ferramentas para desenvolver aplicativos resistentes a falhas.

Outro exemplo dessa modalidade de serviço é o Microsoft Azure. Ele conta com soluções que reúnem produtos, serviços e aplicativos para implantar e gerenciar as necessidades de TI. Através disso, você consegue criar conexões seguras para tornar a sua infraestrutura flexível. Aproveitando toda a competência da nuvem e sem se preocupar com o hardware.  

Mais resultado para o seu negócio

Agora que você já sabe o que é IaaS e como a terceirização de servidores em nuvem pode promover mais escalabilidade e otimização para a sua marca, é hora de dar o próximo passo. Quero dizer, pensar em novas possibilidades que também possam modernizar e trazer melhores resultados para o seu negócio como um todo!

Nesse caso, os especialistas em atendimento da Movidesk têm muito a compartilhar. Clique no banner abaixo para conversar conosco e obter um diagnóstico especial da sua gestão.

Converse com um especialista em atendimento.

Deixe seu comentário