O que é infraestrutura de TI e 6 tendências para a área

Para que tudo funcione bem no dia a dia do seu negócio, é necessário ter uma infraestrutura de TI bem preparada. Não sabe o que é isso? Não tem problema, explicamos tudo no texto de hoje!

O que é infraestrutura de TI

Já tentou imaginar como seria o seu dia a dia sem as tecnologias que temos hoje? Desde o momento em que acordamos, com o despertador do celular, até para ouvir uma música, somos completamente dependente delas. E com as empresas não é diferente. Para que tudo funcione sem problemas, sua área de Tecnologia da Informação precisa estar preparada. Por isso, hoje vamos falar sobre o que é infraestrutura de TI.

Muito mais do que configurar e-mails, a área de tecnologia tem o poder de otimizar suas operações, melhorar a experiência dos clientes com o seu produto e até reduzir custos dentro da empresa. E nada disso pode ser feito sem uma boa base para planejamento e gestão.

Mas se o que significa uma infraestrutura de TI ainda te confunde, estamos aqui para ajudar! Continue lendo o nosso texto e descubra tudo sobre esse planejamento e mais 6 tendências para a área.

O que é infraestrutura de TI?

Assim como casas e prédios precisam de uma base de sustentação, o seu setor de tecnologia também precisa. Esse alicerce é chamado de infraestrutura de TI, e reúne os componentes e serviços que vão fundamentar todos os sistemas de informação do seu negócio.

Essa base da tecnologia diz respeito a todos os elementos necessários para o bom funcionamento de uma empresa – sejam eles tangíveis ou não. Dentre todos esses itens, os 7 que se destacam são:

  • Hardwares;
  • Softwares e aplicativos;
  • Sistemas operacionais;
  • Gestão e armazenamento de dados;
  • Plataformas de comunicação e redes;
  • Serviços integrados;
  • Plataformas de internet.

Todos esses elementos colaboram para o bom funcionamento da infraestrutura de TI. Isso significa mais benefícios para o seu negócio, já que ao funcionar perfeitamente ela contribui para inúmeros avanços: desde um suporte mais eficaz até o melhoramento do sistema de segurança de dados.

Além disso, quando a empresa possui uma infraestrutura de TI ela consegue planejar melhor o seu crescimento, pois tem um maior controle dos recursos tecnológicos à sua disposição. Isso também garante a viabilidade dos serviços, avalia e corrige vulnerabilidades dos sistemas e aumenta a vida útil dos equipamentos, uma vez que consegue programar ações de manutenção.

Em resumo, a infraestrutura constitui toda a base de tecnologia do seu negócio. Ela diz respeito a todo hardware, software, rede e instalação necessários para o bom funcionamento da sua empresa.

E agora que você já sabe o que é infraestrutura de TI, que tal descobrir o que o futuro do mercado guarda para ela? Vem com a gente!

6 tendências para a área de infraestrutura de TI

As evoluções tecnológicas têm acontecido cada vez mais rápido, e é claro que o setor de TI não poderia ficar para trás. Afinal de contas, ele é – ou deveria ser – o responsável pelas inovações da sua empresa. Dessa forma, não basta apenas saber o que é infraestrutura de TI, também é preciso entender seus avanços e como eles se encaixam na sua companhia. Conheça agora algumas das tendências para a área:

1. Nuvem

Já faz muito tempo desde que um computador precisava de uma sala cheia de equipamentos para rodar um sistema eficiente. Hoje, a computação on cloud, cada vez mais difundida no mercado, gera uma grande economia de recursos, além de promover a praticidade. Por ter toda sua estrutura hospedada na nuvem, ela não precisa de um servidor próprio no seu escritório. Além do mais, a manutenção, o pessoal especializado e tudo mais que envolva o software é de responsabilidade da empresa provedora, não sua.

2. Machine Learning

Um avanço tecnológico constante significa que ferramentas e softwares ficam obsoletos muito rapidamente, ocasionando brechas de segurança. E qualquer abertura, por menor que seja, pode colocar em risco suas informações e dos seus clientes, sejam cadastros dos consumidores ou projetos novos. Por isso, uma das tendências da infraestrutura de TI é o Machine Learning.

Essa tecnologia tem por objetivo dar a computadores a habilidade de aprender, sem serem explicitamente programados para isso. Ela também vem sendo usada para combater cibercrimes, já que os softwares são treinados para encontrar fraudes.

[eBook] Boas práticas de atendimento: como encantar o cliente moderno?

Boas práticas de atendimento

3. Intelligence Edge

Essa inovação surge para minimizar a carga de processamento de informações da infraestrutura de TI. Isso porque, hoje em dia, a geração de dados está cada vez maior e muitas empresas não têm como computar todos eles constantemente. Assim, a estratégia de Intelligence Edge é fazer esse processo nos dispositivos que geram essa informação, como os smarthphones e sensores.

4. Big Data

Em um mundo onde a informação é um patrimônio da empresa, é necessário ter a capacidade de processá-la e armazená-la – o que acaba se tornando um desafio quando ela aumenta e se renova todos os dias. E uma solução de Big Data pode resolver esse tipo de problema. Ela nada mais é do que um banco especial capaz de guardar e avaliar grandes volumes de dados. Além disso, ele também está apto a fazer análises críticas em busca de conhecimento estratégico para as tomadas de decisões.

5. DCaaS (Data Center as a Service)

O Data Center como Serviço (DCaaS) tem aparecido cada vez mais como uma tendência da área. Assim como os sistemas SaaS, o DCaaS é uma forma de “alugar” uma infraestrutura, de forma que o seu time de TI faça apenas a gestão dela, assegurando seu funcionamento. Essa solução que vem crescendo conforme o setor de Tecnologia da Informação passa a ser visto mais e mais como facilitador e garantidor de resultados rápidos.

6. NaaS (Network as a Service)

Por fim, como podemos ver, a ideia de alugar serviços não é nova e tem se difundido cada vez mais na área da tecnologia. Com o Network as a Service (NaaS), uma empresa terceira entrega uma rede virtualmente, mediante pagamentos mensais (ou anuais, dependendo do seu pacote).

Dessa forma, ela se torna mais um utilitário do seu negócio, que economiza novamente em pessoal especializado e hardware de rede. Assim, toda a parte complexa fica com a companhia contratada e você faz apenas o uso do serviço.

Invista na otimização do seu setor de TI!

Aposto que agora você já sabe o que é infraestrutura de TI, né? E com todas as dicas de tendência de mercado, tenho certeza de que aquela visão antiquada de uma área limitada a lidar com problemas de hardware já foi esquecida. Agora é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre infra e acompanhar a evolução do seu time de tecnologia.

E sabe o que mais pode melhorar o desempenho da sua empresa? O Movidesk, um sistema de atendimento on cloud que vai ajudar a sua equipe de TI a otimizar todas as atividades da sua área de suporte. Clique no banner abaixo e teste grátis!