Análise NPS: aprenda a fazer de forma adequada!

A pesquisa NPS é muito simples e pode ser resumida em três principais etapas: definição da amostra necessária, elaboração da pesquisa NPS e aplicação. Confira, agora!

análise nps

Existem muitos indicadores úteis ao atendimento e relacionamento com clientes. Um dos mais relevantes é o NPS — do inglês Net Promoter Score, que significa “pontuação líquida de promotores”. A análise NPS diz muito sobre a lealdade e satisfação dos seus clientes.

Resumidamente, o NPS fornece evidências de que seus clientes são leais à empresa e dispostos a atuar como promotores, falando bem do negócio para seus amigos e familiares. Por isso, fornece uma importante base de dados para tomar decisões e deliberar novas estratégias.

Adiante, explicamos mais sobre qual a importância da análise NPS, como realizá-la com precisão e como analisar suas evidências. Então, continue atentamente com sua leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

    Chat em tempo real

    Afinal, qual a importância do NPS?

    O NPS é um indicador bastante conhecido. Empresas de todos os tipos e tamanhos, dentro e fora do Brasil, utilizam o Net Promoter Score dentro da estratégia de relacionamento com o cliente. Adiante, pontuamos alguns benefícios desse indicador:

    • Pode ser facilmente entendido por qualquer colaborador ou time;
    • Subsidia metas mais precisas de relacionamento com o público-alvo;
    • Fornece um número fácil de interpretar, acompanhar e comparar;
    • Fornece evidências para avaliar a estratégia de fidelização dos clientes;
    • Permite a construção de uma cultura mais centrada no cliente.

    Todos esses benefícios, juntos, podem gerar grandes avanços aos negócios. Por exemplo, torna-se mais fácil melhorar o relacionamento com o cliente, comunicar ao time que a satisfação do consumidor é algo prioritário e que todos devem trabalhar incansavelmente nesse sentido.

    Como aplicar a pesquisa de NPS na empresa?

    A pesquisa NPS é muito simples e pode ser resumida em três principais etapas: definição da amostra necessária, elaboração da pesquisa NPS e aplicação. Confira, agora.

    Defina a amostra para levantamento

    O primeiro passo é a definição do tamanho da amostra de clientes necessária ao NPS (tecnicamente chamado de cálculo amostral). Se você conta com muitos clientes e aplica o NPS em uma quantidade pequena, pode não ter dados suficientes para tirar conclusões.

    Em geral, o ideal é fazer a pesquisa com toda sua base — ou o maior número possível. Se isso for impossível, defina um limite mínimo de 20% ou 30% dos clientes. Desse modo, você terá dados realmente robustos e contará com menos riscos de obter uma amostra com viés.

    Elabore sua pesquisa Net Promoter Score

    Definida a amostra, é hora de elaborar a pesquisa de NPS. Seu funcionamento é muito simples e depende de uma única pergunta, chamada de “A pergunta definitiva”:

    • Em uma escala de 0 a 10, sendo 0 o menor e pior valor, o quanto recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar?

    Note, portanto, que a pergunta é direta e com pouca margem para interpretação. O cliente não precisa refletir muito, pois, geralmente tem a resposta na “ponta da língua”.

    Algo interessante é incluir um capo do tipo “justifique sua resposta”, permitindo que aqueles que desejarem forneçam um feedback completo para a empresa. É recomendado que esse campo seja de preenchimento opcional.

      Decole os resultados e garanta uma ótima performance da sua equipe com o infográfico de metas no atendimento. Baixe agora!

      Infográfico: metas no atendimento ao cliente

      Aplique a pesquisa NPS

      O terceiro passo é efetivamente aplicar a pesquisa NPS. Felizmente, há muitos canais de comunicação com o cliente e vários deles podem ser utilizados, como e-mail, mensagens instantâneas (SMS), formulários online ou totem dentro do estabelecimento.

      A seleção do canal ideal depende de três principais coisas:

      • O nível de privacidade que o canal oferece ao cliente;
      • A comodidade que o cliente tem em responder à pergunta;
      • A facilidade de transformar os feedbacks em relatórios.

      Portanto, busque por um canal que gere segurança, confidencialidade e comodidade aos clientes. Assim, o número de respondentes será bastante maior. Além disso, opte por uma tecnologia que facilite a digitalização e transformação dos feedbacks em relatórios.

      Como usar dados para análise NPS?

      Ao aplicar as dicas anteriores, terá dados suficientes para a análise NPS. Muitos dos seus clientes terão respondido à pergunta definitiva e você poderá classificá-los como promotores (ou não) do seu empreendimento. Veja, agora, os principais passos!

      Saiba o percentual de promotores e detratores

      A primeira parte da análise Net Promoter Score é a classificação dos respondentes, tendo em vista as notas dadas. É possível identificar três tipos de clientes:

      • Os promotores (respondem com notas 9 ou 10);
      • Os neutros (respondem com notas 7 ou 8);
      • Os detratores (respondem com notas entre 0 e 6).

      Identifique o percentual de clientes que atribuíram notas 9 ou 10, bem como aqueles que forneceram as notas mais baixas à empresa. Assim, poderá passar para a próxima etapa.

      Calcule a pontuação de NPS da empresa

      Outro passo importante é identificar a pontuação geral de NPS da empresa. Ela é feita ao relacionar o percentual de promotores e detratores, como na seguinte fórmula:

      • NPS = % de clientes promotores – % de clientes detratores

      O resultado vai de -100 pontos até 100 pontos. Quanto maior a nota da empresa, melhor. É sinal de que os clientes estão felizes e fornecendo notas máximas ao empreendimento.

        Será que o seu cliente está realmente feliz com o atendimento da sua empresa? Faça o teste e descubra!

        Medido de insatisfação

        Identifique a zona de classificação da empresa

        A pontuação de NPS pode dizer muito sobre seu negócio e a qualidade do relacionamento com o cliente. Dependendo da pontuação NPS, sua empresa pode estar nas seguintes zonas:

        • Zona de excelência — acima de 74 pontos;
        • Zona de qualidade — de 50 até 74 pontos;
        • Zona de melhoria — de 0 até 49 pontos;
        • Zona de risco — de -100 até 0 pontos.

        A zona de excelência é realmente difícil de ser alcançada, dependendo de ótimos feedbacks dos clientes. Ela pode servir de meta para programas de melhoria contínua.

        Compare seus resultados históricos

        No processo de análise NPS, algo bastante importante é construir dados históricos. Ou seja, monitorar várias vezes o NPS ao longo do tempo — e deixar isso muito bem registrado.

        Depois de algum tempo, será possível criar uma linha histórica e analisar como, ao longo da jornada, o relacionamento com o cliente melhorou e o nível de fidelidade cresceu.

        Enfim, agora você está por dentro do assunto, sabe o que é NPS, como calculá-lo e analisar seus resultados. Lembre-se que o NPS pode subsidiar metas de melhoria, iniciativas para a gestão do relacionamento e estratégias competitivas para o negócio. A correta aplicação (e análise NPS) depende de comprometimento, boa tecnologia e monitoramento histórico.

        Pronto para cuidar do seu time?

        Prometo que a partir do momento que você incluir a análise NPS na estratégia da sua empresa, as coisas ficarão mais claras. E você poderá contornar possíveis insatisfações dos seus funcionários, a fim de estabelecer um ambiente corporativo muito mais agradável.

        Dessa forma, mais pessoas terão vontade de comprar o seu sonho e investir energia no seu negócio. 

        E já que você, assim como nós, se preocupa com a saúde organizacional, tenho uma última dica antes de ir embora. Um sistema de Help Desk é capaz de otimizar o fluxo de trabalho de modo a tornar o dia a dia do seu agente ainda mais produtivo. Além de modernizar a rotina, a ferramenta também garante um nível de satisfação maior por parte do colaborador. 

        Ainda não conhece o nosso sistema? Então, vamos resolver isso agora mesmo. Entenda um pouco mais sobre nossas funcionalidades e como uma das maiores plataformas de venda conseguiu estimular sua equipe, fornecendo uma estrutura adequada de atendimento.

        Movidesk

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        Movidesk é um sistema de atendimento que une recursos de Help Desk e Service Desk e pode ser utilizado tanto para a comunicação com os clientes, quanto para a comunicação interna.

        Nossa solução também torna as interações mais rápidas e mantém o histórico de cada uma delas, o que proporciona um suporte muito mais organizado e eficiente.

        Somos um Help Desk prático, intuitivo e com mais de 75 indicadores de desempenho para você elevar o nível do seu suporte.

        Incrível, não? 

        Como conseguimos fazer isso? 

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Quer entender como isso tudo impacta na realidade das empresas? Então, você precisa conhecer o case de sucesso do Mercado Livre!

        Mercado Livre

        Com certeza não precisamos te apresentar esse, que é um dos maiores e melhores marketplaces do país, certo? O Mercado Livre contabiliza, hoje, 6 mil buscas e 9 vendas por segundo. A empresa já tem mais de 2.200 colaboradores e, a unidade de Classificados da marca conta com 8 mil clientes, atendidos por mais de 50 assessores comerciais.

        Imagine a proporção do desafio de manter todos os colaboradores empenhados, produtivos e satisfeitos…

        Era preciso, portanto, um sistema que ajudasse o setor de Classificados a oferecer um atendimento de qualidade.

        Foi então que a parceria com a Movidesk começou. 

        Resultado?

        Hoje, 100% dos assessores abrem os chamados diretamente pelo sistema Movidesk. E com o uso do software, o setor foi capaz de reorganizar o tempo de atendimento e otimizá-lo em pelo menos 80%. 

        De acordo com a Tania Natali Costa, coordenadora de suporte do Classificados:

        “O Movidesk realmente revolucionou o nosso setor. Ele melhorou os processos para os agentes e possibilitou uma visualização mais fácil das demandas para os gestores. Foi um grande marco entre o que era o nosso atendimento e o que é hoje, nos ajudando a oferecer um suporte de excelência para os nossos assessores”.

        Agora que você já sabe o que é eNPS e como nós da Movidesk podemos melhorar este indicador, que tal testar a nossa plataforma? Converse com um de nossos consultores agora mesmo e agende uma demonstração! 

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk e saiba como melhorar o relacionamento com o cliente!

        Deixe seu comentário