Comunicação corporativa: por que investir nisso?

A comunicação corporativa é um conjunto de ações e estratégias colocadas em prática para integrar todos os pontos de contato de uma empresa e, ao mesmo tempo, melhorar a imagem institucional. Saiba todos os motivos para você investir e melhorar ela!

Comunicação corporativa - Movidesk

A comunicação corporativa nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias postas em prática para integrar todos os pontos de contato de uma empresa e, ao mesmo tempo, melhorar a imagem institucional entre os stakeholders.

Tecnicamente, as práticas comunicativas executadas no contexto empresarial podem ser direcionadas para o público interno e externo, com inúmeros objetivos, tais como informar, dialogar, construir relacionamentos, prestar atendimento, atrair clientes, vender e melhorar a reputação da marca.

Mas será que vale mesmo a pena investir em comunicação na sua empresa? Desde já adiantamos que sim. Quer saber os motivos? Veja os tópicos seguintes e descubra!

Conceito de comunicação corporativa

Antes de mais nada, é necessário entender esse conceito, não é mesmo?

Em linhas gerais, a comunicação corporativa é definida como uma vertente da comunicação realizada no âmbito das empresas. O conceito é bastante amplo, mas pode ser resumido num conjunto de atividades comunicativas desempenhadas com base em estratégias e objetivos específicos.

Esse tipo de comunicação tem por princípio integrar todos os pontos de contato da empresa. Nesse sentido, encontra nos canais de comunicação os recursos necessários para efetivar as finalidades definidas pelos gestores.

Além do mais, a comunicação empresarial pode ser classificada em duas categorias fundamentais: a interna e a externa.

Diferenças entre comunicação interna e externa

As diferenças entre a comunicação interna e externa parecem óbvias, manifestadas a partir da semântica dos seus próprios termos, não é verdade? Mas não é bem assim. Em cada uma dessas classes, há diversos conceitos, metodologias e desdobramentos que merecem destaque.

Não será possível detalhar todas essas particularidades neste artigo, mas apresentaremos, sinteticamente, os principais pontos. Veja, abaixo, no que consistem esses dois tipos de comunicação corporativa e quais as suas diferenciações.

Comunicação interna

É correto afirmar que a comunicação interna é aquela voltada para integrar o público interno, ou seja, os colaboradores, sócios, fornecedores, parceiros etc. Nessa perspectiva, esse modelo comunicativo se concretiza por meio de canais em que esse público tem acesso.

Alguns exemplos são:

  • mural da empresa;
  • e-mail;
  • ramal telefônico;
  • intranet;
  • revista corporativa;
  • jornal institucional;
  • documentos etc.

Comunicação externa

A comunicação externa, por sua vez, é direcionada ao público que está fora da empresa, como clientes, poder público, organizações sociais, imprensa, órgãos internacionais, entre outros tipos de público. Da mesma forma, para executar essa prática comunicativa, é necessário usar os meios disponíveis aos destinatários, como:

Ok, mas por que é tão importante se comunicar com ambos os públicos, afinal?

Importância da comunicação corporativa para as empresas

A importância da comunicação para as empresas é enorme, considerando o atual momento marcado pela transformação digital e a acirrada concorrência mercadológica.

Hoje, praticamente todas as camadas da sociedade têm amplo acesso à informação e estão presentes nas plataformas de notícias, de relacionamento, de entretenimento e diversão.

Para as empresas, ter suas marcas em notoriedade tornou-se uma obsessão. Na lógica de quem não aparece não é visto e não vende, as marcas aplicam milhões de reais todos os anos para alcançar clientes e engajar os colaboradores.

A comunicação é a base para essa visibilidade estratégica. Se para atingir o público externo as empresas utilizam ações de publicidade e propaganda, marketing digital, assessoria de imprensa e centrais de atendimento, para levar mensagens aos stakeholders elas fazem uso da comunicação interna, do endomarketing e dos sistemas de atendimento que integram os canais e melhoram a gestão.

Falando sobre sistemas que auxiliam na comunicação das empresas, o Help Desk com certeza é um dos mais indicados. E decidir uma opção no mercado para implantar no seu negócio nunca foi tão fácil. Basta acessar o formulário abaixo e conferir o e-book que te ajuda a fazer a escolha ideal!

[eBook] Como escolher o Help Desk Ideal

Help Desk Ideal

Motivos para investir na otimização da comunicação corporativa

Acho que você já deve ter notado algumas razões bastante significativas para investir na otimização da comunicação na sua empresa, não é? De qualquer forma, vamos analisar com mais detalhe os motivos pelos quais você deve apostar em ferramentas que melhorem a comunicação do seu negócio com os colaboradores e com os clientes.

Aumenta a credibilidade

Em primeiro lugar, é válido dizer que a comunicação corporativa, de uma só vez, é essencial para construir uma imagem positiva da empresa perante o público interno e externo.

Reduz os ruídos

Além disso, a comunicação bem planejada e executada permite fluxos eficientes de informação e evita, ainda, a disseminação de ruídos, ambiguidades, informações falsas etc.

Eleva o engajamento

Outra vantagem de investir em comunicação corporativa é ter a capacidade de engajar os públicos externo e interno, por meio de campanhas, relacionamento e experiências únicas e marcantes.

Soluciona problemas

Por meio de um sistema de atendimento, a comunicação corporativa também pode ser um instrumento para a solução de problemas tanto no serviço de suporte aos clientes quanto no âmbito interno, como o compartilhamento de informações.

Melhora a produtividade

No que se refere às atividades dos colaboradores, a comunicação integrada por ferramentas tecnológicas pode otimizar o contato entre os departamentos e, consequentemente, aumentar a produtividade das equipes.

A comunicação integrada é uma forma interessante de aumentar o engajamento das equipes de atendimento. Para você conferir mais estratégias focadas na produtividade do suporte, baixe o e-book no banner abaixo!

Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento

Estratégias para melhorar a comunicação corporativa

Nesse sentido, muitas estratégias podem ser adotadas para melhorar a comunicação corporativa de uma empresa. Para tanto, é necessário elaborar um plano de comunicação e categorizar as ações.

Isso porque, como você viu ao longo deste artigo, a comunicação é um conceito amplo, que abrange diversas áreas e segmentos.

Por exemplo, uma empresa pode ter como objetivo melhorar seus fluxos de informação para tornar seus colaboradores mais inteirados do que ocorre na organização como um todo. Para isso, seria necessário estudar os canais mais eficientes para difundir essas informações.

O mesmo pode ser dito para a marca que deseja atrair clientes potenciais a consumir seus produtos ou serviços. Ela pode utilizar a publicidade para fazer ofertas ou desenvolver campanhas de marketing por meio de conteúdo que desperte interesse no seu público-alvo e gere engajamento.

Enfim, são muitas as possibilidades. Poderíamos citar, também, o sistema de telefonia, que pode ser implantado para otimizar a comunicação entre os colaboradores, bem como o atendimento ao cliente.

Diante de tudo o que foi exposto, é importante você ter em mente que a tecnologia é uma grande aliada da comunicação corporativa e deve, portanto, ser utilizada para melhorar os processos internos.

O Movidesk possui todos os recursos necessários para melhorar a comunicação da sua empresa. Para conferir tudo que o nosso sistema pode fazer por você, acesse o teste gratuito no banner abaixo!

Teste gratuito do Movidesk

Deixe seu comentário