Educação corporativa nas empresas: por que vale tanto a pena investir?

A educação corporativa nas empresas é um método completo que envolve uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão do conhecimento, alinhada aos valores do seu negócio. O objetivo é desenvolver profissionais com funções estratégicas que ampliem o crescimento do negócio e do próprio colaborador. Saiba mais!

educação corporativa nas empresas

A educação corporativa nas empresas vem crescendo muito nos últimos anos, pois muitos empreendedores passaram a enxergá-la como uma estratégia essencial para alcançar e sustentar o sucesso.

Mas como será que isso funciona? Será que realmente vale a pena investir nela?

Não se preocupe, preparamos este artigo para ajudar você a entender mais sobre o assunto. Nele, você vai ver o que é educação corporativa nas empresas e quais são as suas principais características, além de descobrir quais são os benefícios de implementá-la. Acompanhe!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é educação corporativa nas empresas e quais são as suas principais características?

    Não é novidade que a aquisição de conhecimentos é necessária para todas as empresas. Por isso, elas investem em treinamentos e capacitações para seus colaboradores, mas, geralmente são ações pontuais que servem para resolver problemas específicos. A educação corporativa nas empresas vai além disso.

    Ela é um método completo que envolve uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão do conhecimento, alinhada aos valores da empresa. O objetivo é desenvolver profissionais com funções estratégicas que ampliem o crescimento do negócio e do próprio colaborador.

    Para implementar a educação empresarial é preciso considerar alguns aspectos importantes da ferramenta.

    Aspectos importantes da educação empresarial

    Um dos aspectos mais importantes, antes de tudo, é entender quais são os reais problemas da empresa e os tipos de habilidades e competências necessárias exigidas pelo cargo do profissional para melhorar os resultados.

    Isso permite que os gestores saibam exatamente o que deve ser feito para alcançar o que se espera.

    Também é importante saber escolher a modalidade de ensino que melhor se encaixa no perfil de aprendizagem dos colaboradores. As quais podem ser: 

    • Cursos presenciais; 
    • Cursos à distância;
    • E misto.

    Os cursos presenciais tornaram-se comuns como método da educação corporativa nas empresas. Porém, as novas tecnologias trouxeram diversas possibilidades de aprendizagem por meio do ambiente on-line.

    Uma das principais vantagens da educação corporativa à distância é a possibilidade de personalização de acordo com as principais demandas da empresa.

    As plataformas de ensino também disponibilizam relatórios completos sobre o desempenho de cada colaborador. Além da facilidade de atualizar os conteúdos em tempo real.

    Sem contar a infinidade de recursos que tornam a absorção de conhecimentos muito mais dinâmica e interativa.

    Mas é possível aproveitar o melhor dos dois mundos.

    Ao optar pela modalidade da educação empresarial mista, os colaboradores podem aprender em seu próprio ritmo, ao mesmo tempo em que eles têm o apoio presencial quando necessário.

    Por fim, é preciso pensar também se a empresa vai fechar uma parceria com instituições de ensino especializadas ou desenvolver a sua própria metodologia de aprendizado. 

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre educação corporativa nas empresas e o que levar em consideração para a sua implementação, entenda a seguir a importância de investir nessa estratégia.

    Quais são os benefícios da educação corporativa nas empresas?

    Os benefícios da educação corporativa nas empresas são muitos. Por isso, listamos abaixo os principais motivos para investir nessa estratégia.

    Aumenta a produtividade

    Quanto mais bem-capacitado for um colaborador, mais bem-preparado ele estará para executar as suas tarefas. Ou seja, com a educação corporativa nas empresas, podemos capacitar melhor os trabalhadores para que haja maior eficiência na tomada de decisões, já que ele aprende a trabalhar com base nos resultados que serão atingidos.

    Além disso, a execução das atividades será bem mais rápida, permitindo que o colaborador dedique mais tempo a estratégias mais rentáveis para a empresa. Além do mais, um colaborador bem preparado comete menos erros e, assim, não precisa fazer ajustes, nem retrabalhos. 

      [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
      Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

      Melhora o clima organizacional

      Investir em educação corporativa nas empresas também impacta diretamente no clima organizacional.

      Afinal, ao adotar uma cultura de aprendizagem, o colaborador sente que está sendo cada vez mais valorizado. Principalmente quando vê a possibilidade de crescimento profissional, o que cria um sentimento de pertencimento.

      O resultado é o aumento do engajamento e a melhora das relações interpessoais, fazendo com que o ambiente seja mais colaborativo, saudável e pacífico. Com uma empresa mais unida e culturalmente forte, seu negócio só tende a ganhar.

      Gera vantagem competitiva

      Quando um colaborador adquire ou aperfeiçoa habilidades e competências, passa a contribuir de forma mais significativa com a empresa. Afinal, ele estará focado em produzir mais e melhor.

      E, acredite, os resultados serão percebidos no mercado.

      O que ajuda a elevar a competitividade da empresa são os cursos focados em habilidades específicas, como o estímulo à criatividade. Fator este essencial no processo de inovação e na tomada de decisões em um mercado cheio de desafios.

      Compare o Movidesk com outras ferramentas e descubra por que somos a plataforma mais completa do mercado!

      Desenvolve líderes

      Uma das principais vantagens da educação corporativa nas empresas é o desenvolvimento de habilidades, como a liderança. Isso se aplica tanto aos colaboradores, que têm esse perfil, quanto àqueles que já ocupam o cargo e precisam melhorar em algum aspecto.

      Afinal, a figura de um líder é importante para qualquer empresa, uma vez que ele serve de referência para toda a equipe.

      Portanto, com a educação corporativa nas empresas, conseguimos despertar essa habilidade em líderes em potencial, E, claro, auxiliamos os gestores atuais a serem profissionais cada vez mais qualificados para o cargo. 

      Atrai talentos e diminui a rotatividade

      A educação corporativa nas empresas é uma das melhores maneiras de atrair talentos, visto que os profissionais, principalmente os da geração millennial, buscam mais do que salários e benefícios em uma empresa. Eles desejam fazer parte de um ambiente que realmente os valorize.

      Essa valorização pode ocorrer de diversas formas, e uma das principais é o incentivo à educação empresarial.

      A educação corporativa nas empresas também ajuda a reter profissionais que tenham uma forte identidade com a empresa. Afinal, colaboradores motivados tendem a permanecer por muito mais tempo, em vez de procurar novas oportunidades no mercado.

        Revelamos as habilidades essenciais de um profissional de atendimento neste infográfico. Acesse agora!
        Profissional do atendimento

        Não há dúvidas de que investir na educação corporativa nas empresas é crucial para qualquer negócio, não é? Afinal, essa estratégia beneficia tanto a sua empresa quanto os seus colaboradores.

        Mas para ela que seja bem-sucedida, o RH e os gestores precisam estar alinhados durante o planejamento e a execução. 

        Como vimos, com a educação corporativa nas empresas é possível melhorar a produtividade da sua empresa. Por isso, se quiser saber mais sobre como tornar a sua equipe mais produtiva, não perca mais tempo e aprenda agora mesmo a arte de fazer mais com menos!

        E, sabe quem pode te ajudar a colocar a educação empresarial em um patamar ainda mais alto? Um sistema de atendimento de ponta, como o Movidesk!

        Veja abaixo um pouco mais sobre as nossas funções!

        Sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Se você pensou: meu Deus, tantas funcionalidades assim vão exigir muito treinamento e tempo para que minha equipe seja capacitada a usar o sistema Movidesk!

        Calma, na verdade, o nosso objetivo é exatamente o contrário: oferecer funções simples e intuitivas para a sua equipe. Essa era, inclusive, uma das maiores preocupações da PG Mais, veja só:

        PG Mais: Como a empresa conseguiu atender uma demanda de 4 mil chamados por mês com um sistema intuitivo e simples?

        A PG Mais integra e desenvolve soluções em canais de relacionamento e gestão de conhecimento há mais de 10 anos. Liderada por Paulo Gastão, profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado de cobrança e crédito, a empresa conta com 170 colaboradores e mais de 300 clientes, e tem como principal meta a satisfação de seus consumidores.

        Em 2016, Gastão sentiu a necessidade de contratar um novo sistema de atendimento, algo que trouxesse mais organização para os processos e o ajudasse a ganhar tempo na área de suporte. A grande questão era que a empresa precisaria substituir um sistema próprio, mas sem tempo hábil para capacitar seus colaboradores para lidar com uma ferramenta muito complexa.

        Foi então que a PG Mais encontrou o sistema Movidesk. Conseguimos, juntos, organizar os processos de atendimento e centralizar o armazenamento de dados, e isso facilitou a distribuição das informações com toda a equipe.

        Resultado? 3,5 bilhões de atendimentos e a empresa conseguiu aumentar em 30% a satisfação geral de seus clientes. Incrível, não?

        E você, gostaria de ter acesso a mais informações e saber tudo o que podemos fazer para revolucionar a sua estrutura de atendimento ao cliente? Então, é só clicar no banner abaixo e agendar uma demonstração gratuita!

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!