Entenda como a indústria 4.0 impacta no comportamento dos clientes

Quer saber como a indústria 4.0 promove a interação com as marcas? Leia nosso artigo e fique por dentro do assunto!

indústria 4.0

A indústria 4.0 chegou com os objetivos de unir os diferentes tipos de tecnologia e otimizar as formas de trabalho. De modo geral, essa transformação passa pela automatização de processos e a união entre a realidade e o virtual.

Essa mudança impactou profundamente o comportamento dos clientes, que, agora, estão mais exigentes, informados e imediatistas. Com isso, podemos observar também uma evolução no modo de atender a esse consumidor que passa desde a criação de vínculos afetivos com as marcas até o uso da Inteligência Artificial.

Agora que você já sabe o conceito, está na hora de compreender as principais transformações promovidas por essa revolução. Então, se você está curioso para saber como a indústria 4.0 está alterando as relações entre as empresas e seus públicos, continue lendo este conteúdo!

Foco no cliente na indústria 4.0

Aumento da produtividade

Como um reflexo claro do uso da tecnologia nas organizações, a produtividade no ambiente de trabalho está cada vez maior. Nesse sentido, entendemos que a indústria 4.0 busca sempre explorar o máximo dessa modernização, possibilitando aos sistemas o desenvolvimento de funções cada vez mais complexas.

Essas inovações trabalham em velocidades que um humano não consegue alcançar e já são capazes de realizar ajustes e tomar decisões por conta própria, além de conseguirem avaliar as necessidades de um negócio em tempo real e integrar diferentes setores.

Com isso, o que se nota é que a relação entre tecnologia e produtividade é uma tendência. Aliado a esse fator, o estímulo à concorrência exige das empresas a combinação entre agilidade e eficiência. Por consequência, o consumidor está mais rígido e impaciente com longos prazos e serviços de má qualidade.

Atendimento omnichannel

Atendimento omnichannel é aquele que se dá por meio de múltiplos canais, mesmo sendo unificado. Ele proporciona agilidade e eficácia no suporte, uma vez que utiliza de vários meios de comunicação ao mesmo tempo.

Se a sua empresa presta serviços de tratamento de efluentes, por exemplo, a utilização de diversos canais de comunicação é essencial para alcançar com mais precisão seu público-alvo e otimizar as suas estratégias.

Nessa lógica, as empresas têm optado por diversas plataformas, tais como telefone, sites, chats on-line, help desk e redes sociais. Até porque, como dissemos, o consumidor está altamente conectado e informado. Ainda nesse sentido, enfatizamos que, para cada canal, é preciso de uma equipe responsável. Essa estratégia contribui para a agilidade na resolução de problemas e evita que qualquer reclamação passe despercebida.

Dessa forma, com todos esses canais integrados, o comprador tem a oportunidade de iniciar um atendimento por telefone e finalizá-lo em um site, se necessário. Isso garante a satisfação do consumidor e traz ganhos de produtividade para sua companhia.

Interação com as marcas

A indústria 4.0 fez com que as empresas buscassem maneiras de aumentar sua influência sobre os clientes. Isso porque, nos dias atuais, as pessoas estabelecem vínculos afetivos com as marcas.

E não estamos apenas falando sobre os processos de compra e venda. Para você ter uma ideia, quando um cliente atual deseja comprar algum produto, ele analisa o histórico, posicionamento da empresa e quais as suas ações no mercado.

Em casos, extremos, até mesmo observa se o negócio possui todas as suas certificações, como o avcb bombeiros, entre outros. Por isso, ter uma comunicação transparente e eficiente com o seu público é essencial.

Para alcançar esse vínculo afetivo, é importante que a sua companhia agregue valor ao público-alvo. Nessa lógica, invista no marketing de conteúdo — seja por meio de um blog, vídeos ou redes sociais. Desse modo, quanto mais a sua marca se fizer presente e quanto maior forem a relevância e a qualidade do conteúdo que entregar, mais forte será a sua imagem.

Assim, é importante que você estabeleça um padrão de comunicação com o consumidor, definido por meio de um criterioso estudo de dados sobre o seu grupo-alvo. Além do mais, tenha sempre como valor a empatia no tratamento para com essas pessoas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade marcante da nova indústria. Essa expressão diz respeito ao ramo da ciência da computação responsável pela criação de dispositivos extremamente eficazes — capazes de raciocinar e solucionar problemas por meio de softwares e mecanismos.

Aqui, estamos falando sobre máquinas que cruzam informações obtidas por meio de pesquisas e propiciam um maior aproveitamento dos dados gerados. Com essas tecnologias, as organizações elaboram perfis de comportamento, cruciais para o aprimoramento da experiência do cliente.

Tal estratégia também está associada à velocidade exigida pelos consumidores, que possuem intimidade com ferramentas digitais e dispositivos móveis. Essas facilidades contribuem para a rapidez dos processos e você precisa estar atento a isso.

Como exemplo, citamos o machine learning. Essa inovação trabalha na automatização de análises estatísticas com o intuito de gerar insights sobre as informações colhidas por meio de redes neurais e da física. Além do mais, contribui para uma melhoria significativa da experiência do consumidor.

    Quer saber onde você está falhando com o seu cliente? Então, esse fluxograma é para você!
    Onde você está falhando com o seu cliente?

    Chatbots

    Os chatbots são uma grande invenção da indústria 4.0 e estão impactando a maneira de atender ao cliente. Esse é um dos serviços tecnológicos que a sua empresa não deve abrir mão se quiser permanecer atrativa no mercado.

    Nessa perspectiva, o chatbot é uma ferramenta de suporte que serve como um assistente para a interação e a comunicação com pessoas por meio de mensagens automatizadas.

    Por exemplo: se um cliente pretende realizar a compra de um totem digital, mas quer saber mais sobre o produto, ele pode usar o chatbot para sanar suas dúvidas, além de fazer reclamações e resolver problemas com o auxílio da Inteligência Artificial.

    Mas, por que é indispensável investir nessa novidade? Porque, além de oferecer novas possibilidades de relacionamento entre empresas e consumidores, ela otimiza procedimentos de atendimento e contribui para uma experiência diferenciada do cliente.

    Para colocar a indústria 4.0 em prática, é essencial que você siga alguns passos. Afinal, muitas empresas tentam introduzir a tecnologia de maneira errada, cometem falhas e acabam até mesmo perdendo compradores por serviços ineficientes.

    Sendo assim, o primeiro passo é realizar um planejamento estratégico baseado nos principais desafios da sua empresa e nas suas possibilidades de investimento. Depois disso, realize experimentações antes de colocar as funcionalidades no dia a dia da empresa. Por fim, capacite a sua equipe de colaboradores para conviver em harmonia e utilizar a tecnologia como aliada.

    Concluindo, entendemos que a nova indústria transformou o comportamento dos clientes e está modificando sua relação com as marcas. Por essa razão, o seu negócio deve se antecipar e adotar as atualidades que mais combinam com as suas necessidades. Dentre elas, algumas das melhores alternativas são os chatbots, a Inteligência Artificial e o atendimento omnichannel. Quer saber mais? Clique no banner abaixo!

    Fale com nossos especialistas sobre a indústria 4.0