Marketing 4.0: novos insights para conquistar seu cliente

Marketing 4.0 é um conceito que busca atualizar o relacionamento entre marcas e consumidores. A sua aplicação depende do entendimento do público e da utilização de tecnologias modernas para otimizar a sua experiência. Neste artigo, a Rock Content fala sobre o impacto da teoria criada por Philip Kotler.

o que é marketing 4.0

Quando nos perguntam o que é marketing 4.0, sempre respondemos: é mais uma etapa da jornada. 

Afinal, o marketing não é uma ciência exata, tão pouco estática. Seus conceitos e suas aplicações são extremamente ligados ao comportamento do consumidor e à forma como eles se comunicam, tanto entre si, quanto com empresas. Nem precisamos dizer que esses fatores vêm passando por mudanças, não é?

Como efeito da transformação digital, as companhias notaram a necessidade de adaptar suas operações. Anúncios em canais convencionais, como TVs e jornais impressos, não trazem o mesmo resultado de antes. Por outro lado, o desenvolvimento da internet abre espaço para inúmeras possibilidades.

Nesse novo cenário, entender como construir uma relação frutífera com o público é essencial para o crescimento e a afirmação de uma marca. Para tal, é imprescindível conhecer o que é marketing 4.0.

Neste post, além de destrinchar o conceito, vamos explicar como você pode utilizá-lo em sua estratégia de atendimento para atrair e conquistar clientes.

Confira!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

    Chat em tempo real

    O que é  marketing 4.0?

    Se você gosta de ler e aprender sobre as ideias que inspiram estratégias de marketing mundo afora, já deve ter visto algo sobre o marketing 4.0 de Philip Kotler. Se não, nunca é tarde para começar! Kotler, que hoje é professor de honra na Northwestern University (EUA), é considerado um dos maiores especialistas de marketing na história.

    A honraria é justificada. Além de suas contribuições para o campo teórico, as ideias do acadêmico são aplicadas na prática por empresas que buscam atualizar as suas atividades publicitárias. O seu livro mais recente, intitulado Marketing 4.0, analisa as características do consumidor moderno, sugerindo uma mudança na sua relação com as marcas.

    O conceito de o que é Marketing 4.0, que recebeu o mesmo nome do livro, é baseado na ideia de uma horizontalização no relacionamento entre companhias e clientes. O que isso significa?

    Em primeiro lugar, nota-se que o fácil acesso à informação tornou o público mais crítico. Se antes bastava um forte investimento em propagandas para impactar a audiência, hoje o contexto é diferente. As pessoas são muito mais propensas, por exemplo, a buscar e valorizar a opinião de amigos, familiares e influenciadores.

    A ideia da conectividade no marketing digital 4.0

    Essa conexão entre os agentes sociais desperta um senso de comunidade. Com a eliminação de barreiras geográficas, os consumidores prezam cada vez mais por experiências de inclusão social, e não de exclusividade. Assim, eles desenvolvem a expectativa de que as empresas precisam agir como um autêntico membro da sociedade.

    Por isso, negócios que apresentem valores sociais bem estabelecidos e ideias mais sustentáveis tendem a cair no gosto do público.

    Isso é amplificado pela comunicação digital. Fóruns online, redes sociais e sites especializados são utilizados por clientes para avaliar a experiência com serviços e produtos. Com a velocidade que a informação viaja ao redor do globo, cada avaliação tem o poder de impactar a imagem da marca, tanto negativamente quanto positivamente.

    Qual é o impacto do conceito de o que é marketing 4.0 de Philip Kotler na sua empresa?

    Não é novidade que uma empresa precisa se adaptar ao contexto da sociedade para poder operar eficientemente. Por isso, ao conhecer o que é  marketing 4.0, você deve verificar se a abordagem de comunicação da sua companhia é adequada às exigências do consumidor 4.0.

    De uma forma ou de outra, o principal impacto é a abertura de novas possibilidades. O investimento certeiro no Marketing Digital 4.0, por exemplo, possibilita que empresas de todos os tamanhos busquem por espaço de forma mais democrática. Porém, nada é feito da noite para o dia.

    Criar um blog, um site e perfis em redes sociais é, sim, um bom início para otimizar a comunicação com o perfil de cliente web 4.0. É imprescindível, porém, que tudo seja estruturado com base em uma estratégia clara. Para que isso seja possível, é preciso deixar para trás algumas práticas e investir em inovações.

    Pensemos na forma como você atende as pessoas, por exemplo. Esse é um ponto muito presente em feedbacks negativos. Poucas coisas prejudicam tanto a experiência do cliente quanto um atendimento lento e ineficaz. Portanto, você deve dobrar os esforços para garantir que o público será tratado conforme as suas expectativas.

    A boa notícia é que existem práticas e tecnologias que facilitam bastante esse trabalho. No próximo tópico, vamos discutir como você pode aplicar o conhecimento sobre o que é marketing 4.0, de Philip Kotler, para conquistar os seus clientes.

      Mais de 10 mil pessoas já receberam essas dicas! Baixe o e-book também e conheça as melhores práticas de atendimento

      Boas práticas de atendimento

      Como utilizar o marketing 4.0 de Philip Kotler para conquistar clientes?

      Já falamos sobre a importância de saber o que é marketing 4.0 e proporcionar uma boa experiência ao consumidor. Afinal, um cliente satisfeito é o melhor defensor — e propagador — da marca. No entanto, em um cenário com tantas exigências, como isso é possível? Bom, um passo de cada vez. A primeira necessidade é determinar quem é o seu público-alvo.

      Para isso, utilizamos as personas. Elas são representantes semi fictícios do cliente que você considera ideal para os seus serviços e produtos. O objetivo da criação desse personagem, dentro do conceito de o que é marketing 4.0, é otimizar a comunicação. Saber as dores, os hobbies, as necessidades e as motivações da audiência facilita uma abordagem mais certeira.

      Lembra que falamos da crescente irrelevância dos canais convencionais de publicidade e da importância que as pessoas dão à credibilidade de uma marca?

      Enquanto uns enxergam isso como desvantagem, outros veem uma possibilidade. Hoje, com tantos exemplos de marketing 4.0, sabemos que a maioria das pessoas tem o hábito de pesquisar produtos na internet, mais especificamente em servidores de busca. Aplicando eficientemente o conceito de Inbound Marketing, você pode se beneficiar desse comportamento.

      A aplicação do Inbound Marketing

      O Inbound é um dos maiores exemplos do marketing 4.0. Também conhecido como marketing de atração, esse conceito busca o inverso da abordagem tradicional. Em vez de alcançar o consumidor com propagandas custosas, o objetivo é atrair a pessoa até a sua empresa.

      Até aqui, você pode estar se perguntando como isso se relaciona com o conceito de o que é marketing 4.0, de Philip Kotler. Respondemos: o Inbound Marketing tem como pilares a aplicação do SEO e do Marketing de Conteúdo.

      O primeiro, que é um acrônimo para Otimização dos Mecanismos de Busca, refere-se a um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o rankeamento do seu site nas SERPs, as páginas de resultados de buscadores.

      Assim, com a credibilidade providenciada por sites como o Google, a sua marca passa a ser vista como autoridade no assunto.

      Porém, não basta atrair o usuário até o seu website. Uma vez lá, ele precisa de alguma motivação para consumir as informações da página. É aí que entra o Marketing de Conteúdo.

      Por meio da produção de um material de qualidade e adequado à persona, estes dois exemplos de marketing 4.0 buscam atrair, educar e, eventualmente, converter os visitantes em leads.

      Dessa forma, sem a obrigatoriedade de grandes investimentos, o Inbound Marketing potencializa o alcance orgânico da sua marca, otimiza o seu relacionamento com a audiência e possibilita novas oportunidades de negócio.

        Aprenda a construir sua própria base de conhecimento e confira as melhores práticas de redação para melhorar o seu autoatendimento!

        Base de conhecimento: como escrever conteúdos eficazes

        A experiência do consumidor

        Proporcionar uma experiência agradável também é uma forma de utilizar o Marketing 4.0 de Philip Kotler para encantar e atrair clientes. Afinal, sabemos que o feedback dessas pessoas tem alto poder de influência e, como não temos controle sobre ele, devemos fazer de tudo para que seja positivo.

        Para começar a colocar o conceito de o que é marketing 4.0 em prática é importante segmentar o público. Uma empresa que conta com clientes de diferentes características pode criar diversas personas, cada uma com uma estratégia de comunicação. É importante que os consumidores percebam que não estão sendo tratados como uma massa, e sim como indivíduos.

        Para tal, personalizar as suas mensagens de email marketing, por exemplo, é essencial. Mais do que utilizar o nome próprio do destinatário, é importante que o conteúdo seja pertinente e cause impactos positivos. Se você coleta e armazena dados de forma eficiente, pode prever o efeito que cada informação terá na persona.

        Para otimizar os exemplos de marketing 4.0, diversas ferramentas de automação de marketing podem ser utilizadas. Outro ponto, que é beneficiado pela tecnologia, é o próprio atendimento. Chatbots e mecanismos de inteligência artificial representam a oportunidade de oferecer uma experiência de suporte rápida, personalizada e eficaz.

        Integração das estratégias online e offline

        Ao longo do texto, falamos muito sobre o que é marketing 4.0 e o aspecto digital do novo consumidor. Isso é natural, já que as suas atividades são cada vez mais realizadas por meio da internet. É importante lembrar, porém, que o valor das experiências físicas não pode ser subestimado. É preciso, então, proporcionar uma abordagem omnichannel.

        Apesar do nome incomum, a prática desse conceito é mais normal do que se imagina. Uma pessoa que realiza uma busca online por preços, mas vai até uma loja física adquirir o produto é um bom exemplo. O mesmo acontece quando alguém vai a um estabelecimento e busca na internet por informações relacionadas a um item.

        Nos dois exemplos, a experiência do consumidor é qualificada, o que aumenta as chances de satisfação ao fim do negócio. Por isso, para aplicar de fato o conceito de o que é marketing 4.0, elimine as fronteiras e trabalhe em estratégias que integrem o online e o offline.

        Quando a tecnologia evolui, a sociedade passa por mudanças. Acompanhar o desenvolvimento desses dois fatores é essencial para que a sua empresa se adapte às novidades e consiga se conectar positivamente com o consumidor. Para isso, o estudo e a adoção de conceitos modernos é primordial.

        O conceito de o que é marketing 4.0 evidencia as novas exigências e necessidades do público no relacionamento com uma marca. Aplicá-lo significa unir as novidades tecnológicas com o entendimento da demanda social. Com a criação de uma relação positiva com o consumidor, o crescimento do seu negócio enfrenta poucos limites.

        E então, deu pra entender o que é marketing 4.0 de Philip Kotler e como ele pode trazer vantagens para a sua empresa?

        E que tal conquistar mais clientes através de um atendimento satisfatório e eficaz? Temos a solução!

        Sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

        Conheça o Movidesk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        E você? Está pronto para melhorar a performance da sua equipe de atendimento ao cliente com o sistema Movidesk? Clique no banner abaixo e agende uma demonstração.

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!



        Deixe seu comentário