10 principais podcasts de tecnologia que você precisa conhecer

Área de Transferência, Bluesoft e Ch@nge Cast. Estes são alguns dos podcasts de tecnologia mais ouvidos pelo público de TI. Saiba mais sobre cada um e veja outras indicações neste post!

profissional de TI, consumindo podcast de tecnologia

Nos últimos anos, a criação de conteúdo tem se tornado a melhor forma de engajar o público em determinados temas. Um exemplo disso é o surgimento dos podcasts de tecnologia, que têm ganhado bastante popularidade. E, além de serem bem úteis, eles também contribuem bastante para transmitir informações sobre o tema a mais pessoas.

Se você tem interesse em tecnologia, então vale a pena começar a acompanhar um ou mais desses podcasts. E para ajudar você a escolher aqueles que podem ser mais interessantes, fizemos uma lista com 10 dos principais podcasts de tecnologia disponíveis.

Acompanhe!

    Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro

    Raio-x do setor de TI

    O que são podcasts?

    Para aqueles que não conhecem o formato, um podcast é como uma roda de conversa gravada e transmitida para o público. Os participantes conversam sobre um determinado tema, podendo ser uma questão aberta ou uma nova notícia específica. Seu objetivo final é trazer mais informação para o público, independente de qual ela seja. Por isso eles podem ser feitos com diferentes tamanhos, temas, recursos e estilos.

    10 melhores podcasts de tecnologia para acompanhar

    É bem mais fácil produzir esse tipo de conteúdo hoje em dia, o que também aumenta o número de podcasts de boa qualidade disponíveis online. Porém, você só deve ter tempo suficiente para escutar alguns deles.

    Veja aqui algumas de nossas principais sugestões:

    1. Área de Transferência

    Contando quase sempre com algum convidado, o Área de Transferência fala bastante sobre as grandes empresas de tecnologia, os gigantes do mercado atual. Combinando informação clara com bom humor, o conteúdo é bem divertido de acompanhar. Além disso, a equipe valoriza bastante a reunião de múltiplas perspectivas sobre o tema, ajudando a criar um panorama mais completo.

    2. Bluesoft

    A Bluesoft é uma empresa de tecnologia que resolveu criar o próprio podcast para engajar seu público, mas que ainda produz conteúdo de qualidade. Seu foco principal é no desenvolvimento de softwares, especialmente por meio de metodologias ágeis, assim como outros temas relacionados. É um conteúdo bem focado que ajuda quem está começando na área.

    3. Ch@nge Cast

    A IBM é uma empresa de tecnologia bem reconhecida, então é natural pensar que eles também produzem algum conteúdo do tipo para o grande público. Com a área específica da empresa é a Transformação Digital e seu impacto nos negócios, os temas de cada episódio também são voltados para essa área.

    4. Hipsters Ponto Tech

    Se o que você busca é um podcast com temas bem abrangentes, cobrindo um conjunto variado de tópicos, então o Hispster Ponto Tech pode ser a sua melhor opção. Nele, o pessoal da Alura e da Caelum fala de todo tipo de tema relacionado à tecnologia, incluindo linguagem de programação, usabilidade, acessibilidade, interface e outras novidades recentes da área.

    5. Lambda3

    Essa é outra empresa de tecnologia que também montou o próprio podcast como forma de manter o engajamento do público. O tipo de papo é bem mais aberto, falando sobre temas comuns da área, como linguagens de programação e também sobre os principais desafios envolvidos no dia a dia do setor.

    6. Loop Matinal

    Trata-se de um podcast pessoal do Loop Infinito, contando com um novo episódio todo dia, de segunda a sexta. Ele segue um formato mais rápido, direto e simplificado, comentando sobre as principais notícias do mundo da tecnologia e afins. É especialmente indicado para quem tem pouco tempo ou só quer se manter atualizado no caminho para o trabalho.

    7. Movimento UX

    Como o próprio nome já diz, este é um podcast totalmente voltado para o conceito de User Experience, ou Experiência do Usuário. Nele são discutidos pontos que devem ser levados em conta para construir a melhor experiência para o usuário de um sistema ou software, o que ajuda muitos novos desenvolvedores a melhorar a qualidade dos próprios produtos.

    8. Pizza de Dados

    Nesse podcast, os anfitriões discutem uma série de assuntos relacionados ao mundo dos dados, como engenharia de dados, machine learning, entre outros pontos. É um conteúdo bem completo sobre o assunto, ajudando a disseminar mais conhecimento, trazendo casos reais e garantindo que seus espectadores entendam as novas ferramentas.

    9. SAP Cast!

    Criado pela SAP, o SAP Cast tem como objetivo manter seus ouvintes sempre bem atualizados dentro da área da tecnologia, especialmente sobre os produtos da própria SAP. E para melhorar a qualidade do conteúdo, eles sempre trazem alguns convidados especializados para aprofundar determinados temas e trazer uma explicação mais precisa sobre alguns desses assuntos.

    10. Tecnocast

    Como todos os outros da lista, o Tecnocast aborda temas relacionados às principais novidades e pontos recorrentes da tecnologia. Porém, ele também envolve outros temas relacionados, como gestão de negócios na área, inovação e como esses pontos podem mudar o futuro do mercado. Ele se preocupa menos com os aspectos técnicos e mais com grandes questões e os impactos que elas podem ter.

      [eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

      O ABC da Pesquisa de Satisfação

      Como escolher o podcast de tecnologia ideal para você?

      Você já tem várias sugestões, mas, ainda assim, pode ser difícil escolher quais delas são do seu agrado. Veja aqui algumas dicas para você escolher o melhor podcast para você.

      Quanto tempo você tem?

      Tempo é um recurso limitado e que deve ser bem aproveitado. Se um podcast é muito longo e sua rotina apertada, pode ser difícil acompanhá-lo regularmente. Por outro lado, se você tem bastante tempo livre que deseja ocupar com esses temas, então algo mais robusto pode ser útil.

      Você presta bastante atenção?

      Esse é outro ponto a ser considerado. Podcasts de tecnologia sempre são complexos por natureza, mas se você não pretende gastar muita energia se concentrando nele, então pode ser melhor buscar aqueles com linguagem e temática mais simples.

      Qual nicho você procura?

      Cada podcast também pode ter um tema mais específico no qual ele foca, o que afeta seu interesse no conteúdo. Dependendo do seu campo de interesse, alguns deles podem te chamar mais a atenção nesse aspecto.

      Com essas informações, você já entende um pouco melhor o que são os podcasts de tecnologia e pode escolher quais ouvir. E, com um pouco de atenção, também pode incorporar algumas de suas orientações em seus negócios.

      Quer mais algumas dicas para se posicionar melhor? Então, veja nosso artigo sobre as regras de negócios e tecnologia e saiba mais sobre o assunto.

      Já conhece o Movidesk?

      O Movidesk é um sistema de atendimento que une recursos de Help Desk e Service Desk e pode ser utilizado tanto para a comunicação com os clientes, quanto para a comunicação interna.

      Nossa solução também torna as interações mais rápidas e mantém o histórico de cada uma delas.

      Somos um Help Desk prático, intuitivo e com mais de 75 indicadores de desempenho para você elevar o nível do seu suporte. Veja só:

      Incrível, não? E os resultados são ainda mais surpreendentes, a Avell, gigante no mercado de notebooks de alto desempenho, conseguiu, com o sistema Movidesk, gerenciar mais de 100 mil clientes de forma extremamente eficiente.

      Como? Colocando em prática funções do sistema Movidesk, veja abaixo algumas delas:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Quer entender melhor o case de sucesso da Avell? 

      Case Avell

      A Avell é uma marca brasileira que produz e comercializa notebooks de alto desempenho. Está no mercado há 15 anos e busca trazer para o mercado nacional, em primeira mão, as tecnologias mais inovadoras do mundo, no que concerne à produção e ao desenvolvimento de laptops.

      O maior desafio da empresa, no entanto, era encontrar uma ferramenta que fizesse um bom gerenciamento das informações, de maneira rápida e centralizada para agentes e clientes. Foi, então, que conheceram o sistema Movidesk. 

      Nós oferecemos acompanhamento completo do histórico dos clientes, facilitando o trabalho do agente e humanizando a experiência do cliente.

      Resultado?

      • Dos quase 1.500 tickets abertos ao mês, aproximadamente, 94% são resolvidos;
      • Dos atendimentos realizados por chat, 87% são resolvidos em primeiro atendimento;
      • O tempo médio de espera na fila do chat é de 7 segundos.

      Quer conquistar estes resultados em todas as suas estratégias de atendimento e comunicação? Então, clique no banner abaixo e ganhe 7 dias para testar o Movidesk. Clique e aproveite!

      Teste o Movidesk!

      Deixe seu comentário