Passo a passo: saiba como estruturar o processo comercial do seu negócio

O primeiro passo para estruturar um processo comercial é ser claro quanto aos resultados, pois somente assim será possível criar estratégias eficazes. Entenda melhor neste post!

equipe reunida estruturando processo comercial

Toda empresa precisa captar clientes e fechar vendas. Sem isso, as várias outras atividades do empreendimento — como desenvolver e distribuir produtos — não fazem sentido. Por esse motivo, é importante estruturar o processo comercial do seu negócio.

Em essência, tal processo refere-se a todo o passo a passo ligado à negociação e à venda de um produto ao cliente, concretizando, assim, uma relação de comércio entre alguém que vende e alguém que compra algo. Quanto mais organizado o processo comercial, melhor.

Nos tópicos seguintes, ganharemos profundidade no assunto. Explicaremos mais claramente o que é processo comercial, qual a sua importância e como estruturá-lo. Boa leitura!

    Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!
    Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

    O que é processo comercial e qual sua importância?

    Uma maneira bastante simples de entender o que é processo comercial é pensar nas suas palavras separadamente. Depois, basta juntar tudo e aplicar a um contexto específico. Comércio diz respeito a uma relação livre de troca entre um comprador e um vendedor, comumente envolvendo um valor monetário. Já processo refere-se a um fluxo que leva até determinado resultado. Uma espécie de passo a passo que vai do ponto A até o ponto B.

    Processo comercial, então, é um fluxo — ou passo a passo — que leva à concretização de uma relação comercial, garantindo que o vendedor troque determinado produto (bem ou serviço) por algo de valor. Na empresa, sua correta estruturação gera vários benefícios, como:

    • Melhoria do relacionamento com o cliente;
    • Construção de um processo que leve a resultados concretos;
    • Redução do número de erros e problemas;
    • Melhor orientação dos profissionais e das equipes.

    Apesar da importância, nem todas as empresas dão atenção à construção de um processo comercial funcional. Isso acarreta diversos problemas, como a ocorrência de falhas que inibem a venda, além do crescimento da insatisfação dos clientes finais e funcionários.

    Qual o passo a passo ideal para estruturar o processo comercial?

    A construção do processo comercial está baseada em três pilares: planejamento, execução e controle. É preciso idealizar seus processos e criar boas equipes, depois “colocar a mão na massa” e avaliar o que deve ser corrigido. Entenda melhor nos tópicos seguintes.

    Seja claro quanto aos resultados do processo

    Para estruturar um processo, é preciso ter muita clareza sobre seus resultados finais que são desejados. Nesse caso, a efetivação das vendas e a satisfação dos clientes parecem bons orientadores. É possível adicionar outros, de acordo com a demanda da sua empresa.

    Para que haja um elevado grau de clareza, é preciso associar tais resultados a indicadores específicos. Por exemplo, a satisfação do cliente pode ser ligada ao NPS (Net Promoter Score), e a efetivação das vendas, às métricas de conversão de potenciais em reais clientes.

    Crie um fluxograma que explique o seu passo a passo

    Tendo especificado aonde quer chegar, é hora de definir o passo a passo. Nesse caso, uma ferramenta muito útil é o fluxograma, uma representação gráfica do processo, que se utiliza de elementos geométricos, setas e blocos de textos.

    Seu fluxograma deve começar com o atendimento inicial ao cliente e terminar com a efetivação da venda. Os passos intermediários podem variar bastante, de acordo com o seu modelo de negócio. No supermercado, por exemplo, entrar na fila do checkout é comum.

    Arquitete e oriente boas equipes de trabalho

    O processo comercial depende de várias coisas, sobretudo de gente. Se os funcionários não estão comprometidos com a execução do processo comercial e com o correto atendimento ao cliente, os resultados serão desastrosos. O mesmo vale para a falta de capacitação.

    Portanto, dedique-se à construção e à orientação das equipes de trabalho, garantindo que cada colaborador entenda a importância do assunto e saiba a direção que deve ser seguida. Assim, as chances de sucesso na relação comercial são significativamente maiores.

    Escolha e monitore bons indicadores de desempenho

    É importante entender que a construção do processo comercial não é algo tão pontual. Ele é construído e depois aperfeiçoado, na medida em que a empresa coleta indicadores e avalia o que deve ser corrigido ou padronizado. Assim, é possível melhorar de maneira contínua.

    Nesse caso, selecione um conjunto com 5 ou 8 indicadores que revelem a qualidade do seu processo comercial. Eles podem estar ligados à velocidade e à precisão da rotina de trabalho, assim como ao nível de satisfação dos consumidores finais ou dos seus colaboradores.

      [eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?
      O ABC da Pesquisa de Satisfação

      Mantenha-se próximo dos seus clientes

      Algo essencial é manter o processo comercial bem orientado para o cliente, objetivando entregar valor e garantir a construção de uma relação ganha-ganha. Se o cliente é deixado em segundo plano e “perdido de vista”, o processo comercial pode piorar muito.

      Nesse caso, converse mais com os clientes, ouça suas reclamações e sugestões. Peça para que eles avaliem seu processo com notas de 1 a 10 e justifiquem a nota atribuída. Com isso, terá mais chances de construir e sustentar um processo realmente funcional e agradável.

      Como a tecnologia potencializa a construção do processo comercial?

      Na construção do processo comercial, a tecnologia é uma grande aliada. Ela facilita e simplifica todo o trabalho, tornando-o mais ágil, preciso e focado. Além disso, garante que as equipes concentrem-se no que é estratégico e não percam muito tempo com a burocracia.

      Existem diferentes tipos de tecnologias que podem ser adotadas, como é o caso de softwares para controle do caixa e armazenamento de dados bancários, por exemplo. Um software essencial é o de Help Desk, dedicado à comunicação com clientes no processo de venda ou pós-venda.

      Para selecionar a melhor tecnologia, não basta olhar o custo. É preciso ir além e avaliar a relação custo-benefício. Ou seja, o quanto tal tecnologia vai entregar de valor, dado o custo de aquisição e aplicação. Assim, terá mais chances de fazer uma escolha acertada.

      Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe o que é processo comercial, qual a sua importância e como estruturar algo que potencialize os resultados da empresa. Lembre-se de que boas tecnologias podem ajudar bastante, tornando o processo mais ágil, seguro e preciso. Portanto, invista na aquisição de uma boa tecnologia, como o software Help Desk.

      Falando em Help Desk…

      O Movidesk é um sistema de atendimento que une recursos de Help Desk e Service Desk e pode ser utilizado tanto para a comunicação com os clientes, quanto para a comunicação interna.

      Nossa solução também torna as interações mais rápidas e mantém o histórico de cada uma delas.

      Somos um Help Desk prático, intuitivo e com mais de 75 indicadores de desempenho para você elevar o nível do seu suporte.

      Incrível, não? E os resultados são ainda mais surpreendentes, a Avell, gigante no mercado de notebooks de alto desempenho, conseguiu, com o sistema Movidesk, gerenciar mais de 100 mil clientes de forma extremamente eficiente.

      Como? Colocando em prática funções do sistema Movidesk, veja abaixo algumas delas:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Quer conquistar estes resultados em todas as suas estratégias de atendimento e comunicação? Então, clique no banner abaixo e ganhe 7 dias para testar o Movidesk. Aproveite!

      Teste o Movidesk depois de conferir os filmes de tecnologia