Suporte via WhatsApp Business: como executar na sua empresa?

Ao integrar o suporte via WhatsApp Business sua empresa precisa incluí-lo no conjunto de canais oficiais da marca, garantindo que as mensagens recebidas e enviadas por ele, possam se juntar a outras mensagens trocadas em outros canais de comunicação da empresa, como telefone e e-mail. Entenda!

Suporte via WhatsApp Business

Atendimento ágil, imediato, no canal de comunicação preferido de grande parte dos clientes da sua empresa. Essas são algumas vantagens de oferecer suporte via Whatsapp Business. 

Investir em suporte via WhatsApp Business é uma forma eficiente de ganhar pontos com seus clientes, de fato, 75% dos consumidores esperam uma experiência consistente independente do canal escolhido para o relacionamento com a marca, entre eles, o WhatsApp.

O WhatsApp é parte do dia a dia de grande parte da população. No Brasil são 120 milhões de contas ativas nesse app de mensagens instantâneas, que é o mais usado no mundo. 

Além de contas ativas, o aplicativo ganha também quando o assunto é taxa de abertura de mensagem, que alcança os 96%, e no número de vezes que o sistema é acessado todos os dias, segundo pesquisas os usuários consultam o aplicativo de 70 a 150 vezes ao dia!

Estamos conectados ao WhatsApp e usamos o app para nos comunicar com amigos e familiares, mas também para trabalhar (quase 60% dos usuários utilizam o app para fins profissionais) e nos relacionar com empresas das quais consumimos – ou desejamos consumir. 

E se os clientes querem se comunicar por meio do WhatsApp, passa a ser obrigação da empresa oferecer esse tipo de possibilidade, criando um sistema de suporte via Whatsapp Business. Como? Veremos a seguir! 

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Como montar seu suporte no Whatsapp Business? 

    Ao integrar o suporte via WhatsApp Business sua empresa precisa incluí-lo no conjunto de canais oficiais da marca, garantindo que as mensagens recebidas e enviadas por ele, possam se juntar a outras mensagens trocadas em outros canais de comunicação da empresa, como telefone e e-mail.

    Essa integração é parte do atendimento omnichannel que oferece aos clientes da empresa a mesma experiência com a marca, independente do canal que escolherem se relacionar no momento. 

    1. Faça o download do WhatsApp Business gratuitamente

    Para que a sua empresa possa começar a se comunicar com os consumidores da marca de forma profissional, usando o WhatsApp Business, é necessário baixar o aplicativo gratuitamente na Play Store ou na App Store. 

    Com o aplicativo em seu celular, abra o app e siga o passo a passo apresentado pelo próprio app para criar seu perfil.

    Assim como o WhatsApp tradicional é preciso associar um número de telefone ao aplicativo para empresas. Você não poderá usar o mesmo número de telefone que está associado a uma conta pessoal. Entretanto, se quiser manter o número, você poderá migrar uma conta pessoal para uma conta profissional. 

    Caso não deseje fazer isso, será preciso ter um outro número de telefone para usar o WhatsApp Business.

    Download e cadastro feito você já pode usar o app para prestar atendimento aos clientes da sua empresa, assim como faria no WhatsApp tradicional, mas com acesso a outros recursos do Business, como:

    • Catálogo de produtos e serviços;
    • Mensagens automáticas;
    • Etiquetas de organização para organizar as conversas, facilitar a busca rápida no atendimento pelo Whats e, ainda, auxiliar na segmentação de contatos;
    • Relatórios de mensagens.

    Para saber mais sobre os recursos do WhatsApp Business, acesse: como funciona o WhatsApp Business e os motivos para usar!

    2. Use uma ferramenta para suporte via WhatsApp Business 

    Você pode usar o WhatsApp Business para suporte, entretanto, se quiser otimizar o atendimento, garantindo agilidade, produtividade, redução no tempo médio de atendimento, integração com outros canais de suporte e acesso ao histórico completo do consumidor, será importante considerar a contratação de uma plataforma de atendimento para WhatsApp.

    Operações com baixo volume de atendimento podem funcionar sem um sistema como esse, mas quando os tickets de WhatsApp começam a aumentar é hora de buscar por uma solução mais robusta que acompanhe seu crescimento. 

    Um software de suporte para WhatsApp Business oferece funcionalidades como:

    • Centraliza todas as solicitações vindas deste canal em uma única interface;
    • Facilita a priorização de tickets e chamadas;
    • Permite a criação de um histórico do cliente, facilitando o acesso a outras informações compartilhadas pelo consumidor com a empresa em outros canais de atendimento;
    • Permite que o atendente compartilhe respostas com seus clientes por meio de uma interface unificada para todos os canais da sua empresa;
    • Garante o oferecimento de uma experiência omnichannel ao consumidor; 
    • Contribui para automatizar algumas respostas, como as de boas vindas e mensagens com o horário de atendimento. 

    Tudo isso faz com que a sua empresa melhore a experiência do cliente com o atendimento, mesmo em situações em que ele está entrando em contato devido a problemas com a sua solução. 

    Como podemos perceber por meio da análise de pesquisas, 72% dos clientes esperam que os atendentes conheçam seu histórico com a empresa. Um sistema de suporte via WhatsApp pode contribuir para isso.

    3. Fique atento às boas práticas

    Não é à toa que as empresas estão apostando no aplicativo como forma de melhorar seu atendimento e, ainda, impulsionar o marketing sem grandes investimentos. 

    Contudo, se usado de forma equivocada, o app pode causar o efeito contrário e afastar seus clientes. Por isso, desenvolvemos um guia completo de atendimento pelo WhatsApp em 10 passos. Com ele, você vai aprender a montar sua estratégia passo a passo e ainda:

    • Conferir dicas de comunicação;
    • Descobrir como segmentar os leads;
    • Aprender a fazer seus clientes entrarem em contato primeiro;
    • Descobrir como escolher o melhor software para te auxiliar;
    • E muito mais!

    Preencha o formulário abaixo e aguarde o material no seu e-mail.

      Quer usar o WhatsApp para impulsionar o atendimento do seu negócio, mas não sabe como? Confira o guia completo que preparamos para você!
      Atendimento por WhatsApp

      Quais tipos de suporte podem ser oferecidos pelo Whatsapp? 

      Todo tipo de suporte é permitido dentro do sistema de suporte via WhatsApp, entretanto, é importante observar que seguindo as regras oficiais do Whatsapp não é possível iniciar uma conversa com o cliente sem interação prévia dele com o atendimento. Ou seja, para se comunicar com seus clientes, sem correr o risco de punição, sua empresa deve esperar até que o cliente “puxe papo” e autorize a sua mensagem. 

      Quais as ferramentas ideais para criar um suporte por WhatsApp?

      Como falamos acima, sua empresa pode precisar do apoio de uma plataforma de suporte para a solução de tickets no WhatsApp. Para isso, te apresentamos a integração WhatsApp Business Movidesk, na qual você poderá centralizar todas as solicitações vindas deste canal e organizar a sua operação de suporte!

      O sistema Movidesk é, na prática, uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente e,além do módulo Whatsapp Business, você também poderá incrementar seu atendimento com o módulo de Customer Success.

      Todas as soluções são focadas na otimização das rotinas de suporte e pós-venda.

      Com o módulo Whatsapp Business do movidesk, você ganha: 

      • Um atendimento mais humanizado e rápido;
      • Facilidade na abertura e resolução de chamados; 
      • Mais autonomia para o cliente, permitindo que ele entre em contato pelo seu canal preferido; 
      • Templates para o envio de mensagens ativas. 

      Incrível, não é? E não para por aí! Veja algumas vantagens da integração: 

      • Agentes e clientes podem enviar mensagens, emojis e todo tipo de anexo;
      • Agentes podem solicitar o cadastro de templates e enviá-los 24h após a última interação com o cliente; 
      • Todas as conversas são centralizadas no atendimento via chat e aparecem com a origem WhatsApp;
      • Qualquer conversa pode virar ticket dentro do Movidesk, caso o problema não seja resolvido no chat;
      • Nossa integração é oficial, o que significa que garantimos a segurança de dados da sua empresa e que estamos de acordo com a LGPD e GDPR. 

      Sabemos que existem inúmeras ofertas no mercado de versões do WhatsApp integrado com um sistema de atendimento. No entanto, utilizá-las pode trazer uma série de problemas para a sua empresa. Veja só: 

      Quais as consequências de contratar uma integração pirata? 

      Os serviços do WhatsApp têm que ser acessados e utilizados somente para fins lícitos, autorizáveis e aceitáveis. Se você violar os termos ou políticas da marca, terá a sua conta desativada e não poderá criar outra sem a permissão do próprio WhatsApp. 

      Além disso, o uso de APIs não oficiais pode ser questionado pelo WhatsApp, passível de medida judicial para reparação dos danos causados à marca, pelos valores que ela deixou de faturar por conta do uso paralelo, por exemplo. Atualmente, o Judiciário brasileiro vem arbitrando a pirataria de sofware em 10 vezes o valor da licença. 

      Por isso, é preciso apostar em integrações oficiais, como o WhatsApp Business Movidesk, e evitar problemas graves. Clique no banner abaixo e saiba todos os detalhes dessa novidade

      Conheça o WhatsApp Business Movidesk