Veja como funciona o WhatsApp Business e os motivos para usar!

O WhatsApp Business é uma versão do famoso aplicativo, com diversos recursos pensados para as rotinas profissionais. Assim, ele atende às necessidades da empresa, facilitando a comunicação com os clientes e agilizando a resolução de problemas. Entenda melhor!

whatsapp business

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Ele é tão popular que, de acordo com uma pesquisa do Grupo Croma, quase 60% dos usuários utilizam o app para fins profissionais, enquanto o e-mail é o canal de comunicação preferido por 20% dos profissionais. É por isso que vale a pena saber como funciona o WhatsApp Business.

Afinal, esses dados mostram que o app está se tornando o principal meio de contato, sobretudo entre empresas e clientes. E o legal é que a versão profissional do conhecido “zap-zap” conta com diversas funcionalidades excelentes para otimizar o atendimento. Quer saber quais? Então, continue a leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é o WhatsApp Business?

    O WhatsApp Business é uma versão do famoso aplicativo, com diversos recursos pensados para as rotinas profissionais. Assim, ele atende às necessidades da empresa, facilitando a comunicação com os clientes e agilizando a resolução de problemas. Olha só alguns dos diferenciais do app!

    Catálogo de produtos e serviços

    Dentro do aplicativo, é possível criar um catálogo de produtos e serviços. Por lá, você pode cadastrar cada item com foto, descrição, preço e link para o e-commerce, caso tenha. Devido à praticidade do WhatsApp para empresas, essa é uma vitrine muito eficiente para aumentar suas vendas.

    Perfil comercial

    Com a conta comercial, sua empresa pode cadastrar informações relevantes para os clientes no perfil da conta. Por exemplo, a localização, o horário de atendimento, o segmento comercial e outros canais de contato. Além, é claro, de uma foto de perfil com o logo da marca. Ter fácil acesso a esses dados é ótimo para a experiência de atendimento do cliente.

    Mensagens automáticas

    Uma das funcionalidades mais legais do WhatsApp Business é que você pode programar mensagens para serem disparadas a partir de algum “gatilho”. Por exemplo, ao receber uma mensagem do cliente, sua conta comercial envia automaticamente uma resposta de saudação e boas-vindas.

    Você também pode criar menus para o atendimento rápido. Muitas dúvidas simples dos clientes podem ser elucidadas dessa forma, o que agiliza a resolução de problemas e ajuda a sua equipe a economizar tempo.

    Ainda, é possível programar mensagens de ausência. A maioria das pequenas e médias empresas não conta com colaboradores no atendimento 24 horas por dia. Assim, ter uma resposta automática informando o horário de funcionamento e tranquilizando o cliente de que logo ele será atendido, é ótimo para não deixá-lo com o sentimento de que foi ignorado.

    Por fim, esse é um excelente recurso para o estreitamento dos laços entre empresa e cliente. Você pode programar disparos automáticos para datas importantes, aniversários ou promoções-relâmpago, por exemplo.

      Quer usar o WhatsApp para impulsionar o atendimento do seu negócio, mas não sabe como? Confira o guia completo que preparamos para você!
      Atendimento por WhatsApp

      Respostas rápidas

      Uma funcionalidade tão útil quanto as mensagens automáticas é a resposta rápida. Basta cadastrar atalhos no teclado para frases prontas que são muito utilizadas. Por exemplo, o atalho “/falta” pode ser cadastrado para enviar rapidamente a frase “Infelizmente, esse produto está em falta, mas temos outros no catálogo. Gostaria de conhecer?”

      Etiquetas de organização

      Para organizar as conversas, facilitar a busca rápida no atendimento pelo Whats e, ainda, auxiliar na segmentação de contatos, o WhatsApp Business também conta com etiquetas e filtros. Você pode criar, por exemplo, as etiquetas “novo cliente”, “pagamento pendente”, “atendimento finalizado” etc.

      Relatórios de mensagens

      Além de tudo isso, o WhatsApp Business ajuda no monitoramento de desempenho por meio de relatórios das conversas realizadas. Assim, você tem à disposição diversos dados, como a quantidade de mensagens lidas e contatos recebidos. Analisar o tráfego de conversas é excelente para otimizar ainda mais a estratégia de atendimento.

      Como funciona o WhatsApp Business?

      Viu só como o WhatsApp Business é um grande aliado do seu atendimento? E o melhor de tudo é que utilizá-lo é muito simples! Basta baixar o aplicativo gratuitamente na Play Store ou na App Store. Em seguida, siga o passo a passo do próprio app para criar seu perfil.

      Ele vai pedir um número de telefone para autenticar o uso no dispositivo. Não é possível utilizar no WhatsApp Business uma conta já vinculada ao aplicativo comum ao mesmo tempo. Por isso, você precisará de um número só para o seu negócio.

      Se você já tem um perfil para a sua empresa no app comum, dá para migrá-lo para o Business e restaurar as conversas da versão anterior. Já para realizar os atendimentos, não há segredo algum: ele é muito parecido com o app que a gente já utiliza para conversas pessoais, apenas com funcionalidades-extra para a sua empresa.

      Quais são os benefícios do app para sua empresa?

      Entre as principais vantagens do WhatsApp para empresas está a agilidade no atendimento, tanto para a empresa quanto para o cliente. Afinal, a possibilidade de tirar suas dúvidas e resolver problemas rapidamente é bastante atrativa para o consumidor.

      O próprio fato de conversar com uma conta comercial em vez de pessoal é positivo. Isso porque, assim, o cliente sente mais segurança e profissionalismo. Além disso, todos os recursos que citamos também são vantajosos nesse sentido — com eles, o atendimento fica mais humanizado, confiável e prático.

      Essas características podem até mesmo contribuir com a retenção de clientes, já que a experiência de atendimento é muito positiva. Com a competitividade do mercado hoje em dia, um cuidado tão simples como proporcionar um canal de comunicação prático pode ser decisivo no seu relacionamento com o consumidor.

        [Kit] Materiais para reter clientes e dar um up no atendimento!
        Kit rentenção de clientes


        WhatsApp Business Movidesk 

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        Outro benefício é que o WhatsApp Business pode ser integrado ao Movidesk, uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Com essa funcionalidade, você ganha: 

        • Um atendimento mais humanizado e rápido;
        • Facilidade na abertura e resolução de chamados; 
        • Mais autonomia para o cliente, permitindo que ele entre em contato pelo seu canal preferido; 
        • Templates para o envio de mensagens ativas. 

        Incrível, não é? E não para por aí! Veja algumas vantagens da integração: 

        • Agentes e clientes podem enviar mensagens, emojis e todo tipo de anexo;
        • Agentes podem solicitar o cadastro de templates e enviá-los 24h após a última interação com o cliente; 
        • Todas as conversas são centralizadas no atendimento via chat e aparecem com a origem WhatsApp;
        • Qualquer conversa pode virar ticket dentro do Movidesk, caso o problema não seja resolvido no chat;
        • Nossa integração é oficial, o que significa que garantimos a segurança de dados da sua empresa e que estamos de acordo com a LGPD e GDPR. 

        Sabemos que existem inúmeras ofertas no mercado de versões do WhatsApp integrado com um sistema de atendimento. No entanto, utilizá-las pode trazer uma série de problemas para a sua empresa. Veja só: 

        Quais as consequências de contratar uma integração pirata? 

        Os serviços do WhatsApp têm que ser acessados e utilizados somente para fins lícitos, autorizáveis e aceitáveis. Se você violar os termos ou políticas da marca, terá a sua conta desativada e não poderá criar outra sem a permissão do próprio WhatsApp. 

        Além disso, o uso de APIs não oficiais pode ser questionado pelo WhatsApp, passível de medida judicial para reparação dos danos causados à marca, pelos valores que ela deixou de faturar por conta do uso paralelo, por exemplo. Atualmente, o Judiciário brasileiro vem arbitrando a pirataria de sofware em 10 vezes o valor da licença. 

        Por isso, é preciso apostar em integrações oficiais, como o WhatsApp Business Movidesk, e evitar problemas graves. Clique no banner abaixo e saiba todos os detalhes dessa novidade

        Conheça o WhatsApp Business Movidesk