XaaS: entenda o que é e como essa tendência vem impactando o mercado

O XaaS faz parte da essência da computação em nuvem. Os exemplos mais comuns são os modelos de negócio Software as a Service (SaaS), Infrastructure as a Service (IaaS) e Platform as a Service (PaaS). Quer saber mais? Neste post, você encontra tudo sobre esta tendência!

XaaS

“Tudo como um serviço” ou “qualquer coisa como um serviço”. Essas são as principais definições do termo XaaS, que vem ganhando cada vez mais destaque entre as empresas. Esse é um modelo de negócio cujo objetivo principal é utilizar a computação em nuvem para realizar serviços feitos anteriormente apenas de modo presencial.

Neste post, você vai aprender mais sobre esse conceito, entender quais são os exemplos de serviços contemplados e ainda conferir os ganhos que isso traz para as empresas. Boa leitura!

Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro

Raio-x do setor de TI

O que é o modelo XaaS?

Na matemática, a letra “x” é a principal incógnita, sendo muito utilizada fora desse meio para designar algo a que se possa atribuir mais de um significado. E é justamente seguindo essa lógica que o “x” é utilizado no XaaS, significando que qualquer coisa pode ser oferecida “as a service“, ou seja, como serviço. Em empresas XaaS, são englobados dois ou mais modelos de nuvem e, a seguir, explicamos os principais.

SaaS

O modelo SaaS já é mais conhecido. Trata-se de empresas que oferecem um software como serviço, de acordo com as particularidades do negócio e com as necessidades do nicho. Dessa forma, ao oferecer esse produto, ela passa a ser responsável pela infraestrutura do sistema, além de conferir o suporte necessário aos seus clientes para a sua usabilidade e também para garantir a eficiência, independentemente do objetivo.

Ele é utilizado por meio da internet. Sendo assim, não precisa de nenhuma instalação nos hardwares dos clientes. Além disso, a própria empresa é responsável pela segurança dos dados.

NaaS

Essa é a sigla para “Network as a Service”. Por meio desse modelo negócio, a empresa oferece a entrega de uma rede de serviços por meio da internet. É uma ferramenta simples, que necessita basicamente de um computador e de uma rede de internet. Assim, o cliente tem a oportunidade de pagar pela sua rede de nuvem sem a necessidade de investir em hardware e em equipe especializada.

IaaS

A “Infrastructure as a Service”, ou infraestrutura como serviço, é voltada especialmente para a computação em nuvem, podendo ser implementada por meio de nuvem pública, nuvem híbrida ou nuvem privada. Entre as suas principais aplicações, destacam-se:

  • A otimização do armazenamento;
  • O suporte a aplicativos web;
  • O acesso à computação de alto desempenho;
  • A análise de Big Data;
  • Entre outros.

CaaS

O “Container as a Service” baseia-se no uso de containers para dar portabilidade de código à empresa. A principal diferença para a “Platform as a Service” — PaaS está no fato de que o segundo lida com os containers em uma camada ampla de virtualização, enquanto o primeiro busca rodar o código da empresa em vários sistemas sem a necessidade de alterá-lo.

Quais as vantagens do modelo XaaS?

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais modelos de negócio que podem ser englobados no XaaS, chegou o momento de conhecermos as suas vantagens. Entenda!

Aumento da produtividade

Seja qual for a estratégia do negócio, é fundamental entender sobre a produtividade dos colaboradores em relação ao modelo de trabalho e às ferramentas implementadas. Afinal, quando os profissionais contam com facilidades para as suas demandas, consequentemente os resultados tendem a ser mais positivos, trazendo a satisfação dos clientes e a fidelização do público.

O modelo XaaS, nesse sentido, se destaca. Como ele promove a centralização das informações em um único servidor, os colaboradores terão acesso rápido a qualquer dado necessário no dia a dia de sua rotina. Além disso, há uma simplificação para o trabalho remoto, ponto fundamental para o contexto que vivenciamos. Outro fator que se destaca é o monitoramento contínuo dos dados. Dessa forma, há uma possibilidade mais ampla de implantar melhorias com base nas necessidades da empresa.

Redução de custos

Buscar ações que possibilitem a redução de custos sem afetar a qualidade dos serviços oferecidos é um dos maiores desafios de grande parte das empresas. Nesse contexto, área de TI é um segmento que demanda investimentos, sendo necessário buscar constantemente aperfeiçoar processos e investir no treinamento dos colaboradores.

No modelo XaaS, esses custos não precisam ser observados, uma vez que não é necessário preocupar-se com o uso de equipamentos e nem mesmo com a sua manutenção. Como tudo será destinado para a nuvem, todos os gastos envolvidos nesse processo serão reduzidos, o que garantirá a possibilidade de investir parte do orçamento do negócio em questões mais estratégicas, como em ações que visem à satisfação dos clientes.

Melhores resultados

Chegar ao fim do mês ou do ano com as metas preestabelecidas alcançadas é o desejo de todo gestor, não é verdade? Nesse sentido, buscar por ações que contribuam para melhores resultados é um dos pontos presentes em todo planejamento, independentemente do período. Empresas XaaS permitem que isso aconteça justamente por oferecer recursos mais alinhados com o que a empresa espera e ainda possibilitar custos reduzidos.

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Adaptação da oferta de acordo com a demanda

É comum que uma empresa precise lidar com a oscilação de demanda. Afinal, tudo vai depender de qual período do ano traz melhores rendimentos para as empresas, além de analisar dados prévios para que haja uma adaptação do negócio em relação às vendas. No entanto, em empresas XaaS, essa adaptação é muito mais facilitada, justamente pela sua flexibilidade. Assim, sempre que houver a necessidade, basta aumentar o plano do serviço e pagar apenas pelo que for utilizar.

Isso sem falar da possibilidade de contar com ferramentas e soluções a um preço mais atrativo, contribuindo para que os colaboradores possam usufruir de seus ganhos sem afetar o fluxo de caixa do negócio.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é empresa XaaS, quais são os modelos de negócio atrelados a esse modelo, além de conferir as vantagens que tais empresas oferecem ao usuário. Para que todos esses ganhos sejam percebidos, é essencial contar com um bom planejamento, entender quais são os modelos de negócio mais adequados e trazer transparência aos seus profissionais. Assim, consequentemente você obterá resultados mais relevantes.

Está pensando em montar seu próprio negócio? O Movidesk pode te ajudar nos primeiros passos para um bom atendimento. Entre em contato com os nossos consultores agora mesmo!

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe seu comentário