Como usar o Movidesk no atendimento ao cliente em indústria?

Pensando em utilizar o Movidesk na área da indústria? Saiba que o sistema é capaz de estabelecer um atendimento multicanal, melhorar a tomada de decisões, aumentar o padrão de atendimento, reduzir o número de erros e esquecimentos, agilizar a resolução de problemas e simplificar o fluxo de trabalho.

atendimento em indústria

Uma indústria tem dois grandes desafios: manter altos padrões de eficiência diária, o que reduz erros e problemas, e transformar-se contínua e rapidamente. Para superá-los, é preciso focar no cliente, ou seja: investir no atendimento em indústria.

Na medida em que esse investimento é feito, uma indústria pode se tornar mais criativa, competitiva e rápida. Conseguirá não apenas absorver mudanças externas, como também ditá-las. Essas vantagens iniciais geram rentabilidade, além de saúde e perenidade.

Tendo isso em vista, o atendimento adequado é de grande relevância. Para fazê-lo, todavia, não basta contar com boa vontade. É preciso uma tecnologia funcional e completa, que integre diferentes canais de comunicação e gere resultados: é o caso do Movidesk.

No post de hoje, vamos nos aprofundar no assunto e explicar como usar o Movidesk no atendimento em indústria. Para oferecer informações de qualidade, de quem tem conhecimento desse mercado, contamos com a expertise de Rafael Frigotto, que é Product Manager aqui na Movidesk. Então, continue com sua leitura!

Nós te ajudamos a escolher o Help Desk ideal para o seu negócio! É só você baixar o nosso e-book

Help Desk Ideal

Quais os maiores desafios da indústria com atendimento?

É natural que todos os setores tenham alguns desafios no atendimento ao cliente. Isso é maravilhoso, na realidade, e o motivo é o seguinte: se existem desafios, sua companhia pode explorá-los para atingir resultados superiores aos dos seus competidores. Adiante, explicamos três desafios da indústria.

Falta de organização das demandas

Essencialmente, atender um cliente é conseguir suprir sua necessidade. Para tanto, você precisa produzir algo (na indústria, um produto) que será entregue a ele. Se você produz pouco, não conseguirá suprir a demanda; se produz demais, vai gerar desperdício.

Nesse caso, é preciso saber antecipar a demanda de mercado e produzir apenas o que é realmente demandado. No entanto, é impossível fazer isso sem organização, sem um relacionamento bem-estabelecido com os clientes e sem o profundo conhecimento das suas necessidades.

Dificuldade de aprimoramento contínuo

Não é novidade que tudo está mudando rapidamente. Setores industriais inteiros estão nascendo, enquanto outros estão morrendo. Tendo isso em vista, é preciso melhorar de forma contínua. A questão é: melhorar em quê, exatamente?

Para responder a essa pergunta, é preciso olhar para o cliente. No fim das contas, é o consumidor que dita as regras e diz o que deve ser melhorado — e o que, por enquanto, está bom como está. Sem essa orientação, você pode melhorar no que não gera valor.

Falta de proximidade do cliente final

Outra grande dificuldade pode ser a falta de proximidade com o cliente. Na proporção em que a cadeia de suprimentos é maior (envolvendo distribuidores, atacadistas e varejistas), a empresa industrial pode se ver mais distante do cliente — o que não é bom.

A distância faz com que se tenha mais dificuldade para antecipar demandas e definir o que deve ser melhorado, além de criar uma série de outros problemas colossais.

Veja, portanto, que alguns dos maiores desafios da indústria estão ligados ao atendimento ao cliente. Na medida em que tais “gargalos” não são superados, a sobrevivência da firma pode ser uma incógnita. Felizmente, o sistema Movidesk ajuda a superar todos eles.

Como utilizar o Movidesk no atendimento em indústria?

Resumidamente, o Movidesk é um sistema multicanal que organiza toda a sua operação de atendimento ao cliente. Com ele, pode-se construir um relacionamento ganha-ganha, bem como automatizar rotinas específicas e monitorar mais de 75 indicadores de desempenho. A questão é: como utilizar tudo isso no atendimento? É o que explicamos, agora.

Estabeleça um relacionamento multicanal

Um dos maiores desafios, como explicado, é o distanciamento. Se a sua indústria não se comunica bem com o cliente e não entende suas demandas, dificilmente consegue atendê-lo de forma adequada e entregar produtos de qualidade. É aqui que você começa a usar o Movidesk.

Pense no Movidesk como uma plataforma multicanal. Isso significa que ele integra diferentes tipos de canais de comunicação (como e-mail, telefone e chat) para garantir que exista mais facilidade na comunicação indústria-cliente.

Essa integração também tem outro grande benefício: possibilita a construção de um fluxo único de diálogo, ainda que envolva diferentes canais. Isso resulta em mais facilidade para obter insights, conhecer seus clientes, entregar respostas e superar a distância.

Melhore a tomada de decisão diária

Estima-se que um adulto comum faça mais de 35 mil escolhas ao longo de um único dia. Dentro da indústria, muitas dessas escolhas são cruciais, pois podem ditar a satisfação do cliente e o sucesso nos negócios. Portanto, não há muita margem para erros nessas decisões.

Nesse caso, é preciso utilizar o Movidesk como mecanismo para coletar, organizar e analisar os dados dos clientes, subsidiando escolhas mais precisas. Na medida em que você tem mais profundidade de análise, pode reduzir a possibilidade de que um erro aconteça.

É interessante que o Movidesk conta com um dashboard capaz de sumarizar diversas informações dos clientes, utilizando-se de mais de 75 indicadores-chave de desempenho. E mais: permite a impressão de relatórios atuais e completos, úteis à alta administração.

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Delimite elevados padrões de atendimento

Os clientes estão cada vez mais exigentes, e há uma série de explicações para isso, sendo o maior acesso às informações uma das mais proeminentes. Na medida em que os clientes conhecem mais dos produtos e da indústria, exigem mais.

Tendo isso em vista, é possível utilizar o Movidesk para estabelecer elevados padrões de atendimento. O cliente pode entrar em contato com sua companhia por meio de diversos canais e experimentar um fluxo continuado de atendimento (o chamado omnichannel).

Além disso, pode utilizar mecanismos de autoatendimento, no qual obtém informações sem precisar falar com um especialista da empresa. Isso, além de aliviar a carga de trabalho do time de atendimento, faz com que o cliente tenha respostas mais rápidas.

Reduza o número de erros e esquecimentos

Ao longo do atendimento, há muitos erros que podem afetar a experiência do cliente e custar caro para uma empresa industrial. Erros de cadastramento, por exemplo, podem fazer com que prazos sejam ignorados ou esquecidos, bem como com que dados fiquem incompletos.

Nesse caso, o Movidesk também é de grande ajuda. Sua interface é simples e intuitiva, reduzindo eventuais erros e esquecimentos. E mais: conta com um módulo de agenda que permite o controle de compromissos, o que é muito útil para marcar datas importantes.

Ainda nesse sentido, a inteligência artificial é um mecanismo que não pode deixar de ser mencionado. O Movidesk customiza a automação de determinadas rotinas de trabalho, gerando mais precisão na execução e garantindo a redução do desvio padrão das tarefas.

Agilize a resolução de problemas

Na indústria, velocidade significa muito. Fazer mais coisas com menos tempo, sustentando altos padrões de qualidade, leva sua companhia a atingir um elevado nível de produtividade, o que também pode deixar os clientes mais felizes.

Tendo isso em vista, é possível utilizar o Movidesk para criar “gatilhos”. Funciona assim: você cria algumas regras para que, em situações específicas e preestabelecidas, o software realize determinada tarefa (por exemplo, envie uma notificação personalizada ao cliente).

Além disso, o Movidesk aumenta o grau de colaboração da equipe, permitindo a troca de mensagens por meio do sistema para tirar dúvidas ou transmitir recados. Desse modo, o time pode se manter mais alinhado e solucionar eventuais problemas com rapidez.

Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento e engajamento profissional

Simplifique o fluxo de trabalho

É importante considerar que o atendimento ao cliente pode ser algo longo e complexo, com demandas no pré-venda, na venda ou no pós-venda, que devem ser solucionadas com rapidez e objetividade. Novamente, o Movidesk é de grande ajuda.

Nesse caso, é possível utilizá-lo para evidenciar o fluxo de atendimento. O sistema permite a criação de uma base de conhecimento, na qual são compartilhados documentos técnicos, tutoriais e respostas para dúvidas frequentes, o que esclarece o fluxo de trabalho.

Outro ponto importante é que o Movidesk conta com módulos de workflow de execução. Isso significa que as atividades podem ser enviadas de um atendente para outro de forma automatizada, gerando um fluxo de trabalho diário mais intuitivo, focado e preciso.

Quais os principais diferenciais do sistema Movidesk?

Como você pôde notar, o Movidesk pode ser utilizado de diversas maneiras pela indústria, no intuito de solucionar seus principais problemas. A questão é: por qual razão escolher o Movidesk e não qualquer outro sistema de atendimento?

Primeiramente, porque o Movidesk é um software dedicado, pensado para otimizar o fluxo de atendimento ao cliente, tornando cada etapa mais rápida, segura e precisa, garantindo que mesmo as demandas mais específicas sejam resolvidas.

Outro ponto importante é que o Movidesk permite customizar as automações, atendendo às exigências de cada segmento (como a indústria). É possível estabelecer gatilhos e gerar relatórios completos em poucos segundos, deixando apenas a tecnologia trabalhar.

Ainda é preciso considerar um terceiro diferencial: gente talentosa. Por trás do Movidesk, existe uma equipe competente e preparada para atender às principais demandas dos seus clientes, oferecendo um suporte mais completo, bem treinado e atencioso.

Enfim, agora você está por dentro do tema e sabe como utilizar o Movidesk no atendimento em indústria e quais seus principais diferenciais. Lembre-se sempre de que um bom sistema ajuda a entender as demandas do seu mercado, direcionar programas de melhoria e criar uma relação mais próxima do público-alvo. Juntos, tais benefícios geram competitividade.

Gostou do nosso artigo? Aproveite, então, para entrar em contato conosco, entender mais do Movidesk e descobrir como começar a utilizá-lo em sua indústria. Vamos lá!

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe seu comentário