Skip links

Avalie o atendimento dos concorrentes e aprenda com eles

Avalie o atendimento dos concorrentes e aprenda com eles

Avalie o atendimento dos concorrentes e aprenda com eles

Em muitos campos de conhecimento, é mais fácil aprender coisas novas por observação do que apenas por teoria. Por isso, há tantas empresas que investem em benchmarking — que, em linhas gerais, pode ser entendido como o ato de comparar os processos de um certo grupo de concorrentes para assim, avaliar o atendimento deles e descobrir como aprimorar e melhorar determinados aspectos do seu negócio.

Inclusive, essa é uma estratégia cada vez mais comum. Ela não se trata de copiar os métodos de outra empresa, mas sim de avaliá-la em seus sucessos e em suas falhas. Então, você aprende as consequências positivas e negativas de cada ação e pode tomar decisões mais assertivas.

No post de hoje, você vai conferir alguns métodos de avaliação do atendimento dos concorrentes que vão ajudá-lo a potencializar os resultados da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Busque os canais de transparência

Uma grande quantidade de dados de benchmarking está disponível publicamente. Empresas de maior porte são, na maioria das vezes, obrigadas a fornecer dados sobre seus serviços, atendimentos e a qualidade geral de seu trabalho. Todos esses aspectos costumam estar reunidos em um canal de transparência no site ou em forma de case na internet, assim, torna-se possível fazer uma pesquisa mais robusta e com um número maior de informações sobre a empresa.

Ao pesquisar seus concorrentes, você também pode acessar esses dados. É uma tarefa relativamente simples e que contribui com dados suficientes para uma primeira análise. Dessa forma, você pode começar a promover pequenas mudanças no seu atendimento e melhorar seu desempenho antes de se aprofundar.

Pesquisa de opinião

O melhor termômetro para o atendimento dos concorrentes é, sem dúvida, a opinião de seus clientes. As empresas raramente destacam publicamente informações que diminuam sua credibilidade, fazendo com que seja mais difícil obter essas informações e descobrir as falhas desse negócio, até porque uma empresa com um número pequeno de reclamações, se torna muito mais confiável. Mas existem alguns locais para coletar essas informações.

A primeira opção pode ser uma consulta ao site Reclame Aqui — uma página que reúne diversas opiniões e reclamações de consumidores sobre várias empresas. Outra opção, são as mídias sociais, um ambiente que as pessoas sempre deixam suas queixas e elogios sobre determinando tema, você pode entrar na página da empresa pesquisada, e encontrar as avaliações, notas e comentários dos consumidores.

Nessas pesquisas sobre o seu concorrente, vai existir muitas opiniões a respeito de algo, com essas informações, será mais fácil estudar o seu ambiente, analisar os erros e acertos e melhorar o que está ruim, o que está faltando e dar um up no que já está bom.

Teste o serviço você mesmo

Após entender a opinião dos atuais clientes da empresa concorrente, o próximo passo é se tornar um cliente você mesmo. Afinal, assim você pode analisar as práticas mais de perto e verificar a qualidade do serviço. E, claro, entender o que pode ser alterado em seu próprio negócio para torná-lo mais competitivo.

Por exemplo, um “cliente oculto”. Você pode abrir uma dúvida na página de atendimento do concorrente e esperar pela resposta. Ou também, solicitar uma demonstração sobre as soluções dele. Dependendo do tempo de espera e da efetividade da solução, você terá um padrão de qualidade a seguir.

Use os dados para aprimorar seu atendimento

Por fim, você deve lembrar-se de aplicar esse conhecimento em sua própria organização. Caso contrário, toda a pesquisa terá sido feita à toa. Um concorrente teve bons resultados com um sistema de atendimento automatizado? Considere analisar e fazer esse mesmo investimento. Outro perdeu clientes por ter um atendimento não adequado, que tal prestar atenção na forma de atendimento da sua própria equipe?

Agora que você sabe como avaliar o atendimento dos concorrentes, pode usar benchmarking para melhorar a sua empresa.

Quer continuar recebendo nossas dicas? Então, assine nossa newsletter agora mesmo e fique poe dentro dos  melhores conteúdos!

Escreva um comentário