Veja quais são habilidades e características de um consultor de sucesso!

O consultor é um profissional já com bastante experiência em sua área específica. Para ter sucesso nessa área, é preciso ainda ouvir com atenção, analisar e compreender dados, ter habilidades de comunicação, paciência e estar atento às oportunidades.

características de um consultor de sucesso

Profissionais capacitados apresentam alto valor no mercado de trabalho, especialmente em áreas que exigem muito conhecimento específico. Porém, além de trabalhar dentro de um negócio específico, esses indivíduos também podem trabalhar de maneira mais autônoma, com as características de um consultor em suas áreas de conhecimento.

Dessa forma, eles têm mais liberdade e oportunidades de se aprimorarem.

Porém, atuar com consultoria é bem diferente de ser um profissional comum. Você precisa desenvolver habilidades muito além de sua área de atuação, pois terá que lidar com pessoas de diferentes áreas.

Se você está pensando em se tornar um consultor, mas não sabe por onde começar, não se preocupe.

Vamos explicar como é o trabalho desse profissional, quais são as principais características de um consultor de sucesso e para quais desafios você deve se preparar. Acompanhe!

Torne-se um especialista em Customer Experience - Trilha The CX Factor

O que faz o consultor?

De forma bem simples, o consultor é um profissional já com bastante experiência em sua área específica que passa a trabalhar em diversas empresas.

Outros negócios entram em contato com ele quando precisam dos seus conhecimentos para um projeto específico e não têm a mesma expertise à sua disposição no momento.

Quando é contratado, o consultor vai até a empresa do cliente e analisa os processos que fazem parte de sua área de conhecimento.

Por exemplo, um consultor de TI pode avaliar o funcionamento do banco de dados do negócio, sugerindo correções e/ou aprimoramentos em sua estrutura.

Quais são as características de um consultor de sucesso?

Como já mencionamos, a consultoria e a atuação como colaborador são coisas bem diferentes.

Veja aqui algumas das características que você deve desenvolver para ter sucesso nessa área.

1. Muita experiência profissional

Você não buscaria um novo estudante para dar referências profissionais sobre nenhuma área de conhecimento.

Nesses casos, o mínimo que as pessoas desejam é falar com um especialista que já atua em uma mesma área por bastante tempo.

Por isso, a maioria dos consultores é composta por indivíduos com alguns anos de mercado, pelo menos.

Formação é muito importante para sua qualificação, mas não é tudo.

Antes de tentar dar conselhos sobre como outros negócios devem trabalhar, busque mais oportunidades no mercado e acumule referências da sua capacidade.

2. Capacidade de ouvir com atenção

Independentemente de sua área de atuação, ser um consultor é, essencialmente, trabalhar com pessoas e prestar atendimento de excelência.

Isso significa que você precisa entender o que elas realmente precisam quando buscam a sua opinião em determinado projeto. Para isso, você precisa aprender a ouvir com mais atenção tudo o que as pessoas dizem.

Pode não parecer uma característica tão importante a princípio, mas você logo verá como ela faz uma grande diferença na qualidade do seu trabalho.

Além de transmitir mais confiança aos seus clientes, isso também ajuda a identificar certos problemas com mais facilidade, o que, por sua vez, ajudará a planejar soluções mais efetivas.

3. Conhecimento para analisar e compreender dados

Hoje em dia, uma das maiores características de um consultor de sucesso é trabalhar com dados. Na realidade, isso é válido para qualquer área de atuação.

Independentemente da sua experiência e do seu conhecimento, é importante ter dados concretos para embasar as suas afirmações e criar planos mais eficazes.

Graças à maior presença da tecnologia digital dentro das empresas, é cada vez mais fácil coletar e organizar estatísticas sobre o desempenho do negócio.

Além de serem indicadores mais precisos de seus resultados, também é uma boa ferramenta para encontrar pontos de melhoria nos seus processos.

Quer aprender mais sobre dados, métricas e indicadores? Dá uma espiada no nosso vídeo:

4. Habilidade de comunicação

Além de ouvir os clientes e compreender os dados, um bom consultor também é capaz de expressar os seus pensamentos de forma clara e objetiva, tirando dúvidas de forma rápida e eficiente.

Se você não consegue se comunicar direito, terá mais dificuldade para convencer os seus clientes a seguirem os seus planos e para coordenar a equipe envolvida no processo.

Assim como saber ouvir, aprender a se comunicar também é uma habilidade adquirida.

Com exercício e algumas mudanças de mentalidade, será mais fácil expressar as suas ideias e mobilizar outras pessoas para atingirem um objetivo em comum, em todos os canais de comunicação.

Algo especialmente útil para quem precisa pular de empresa em empresa a cada projeto.

5. Paciência

Apesar do seu poder de convencimento, sempre será necessário dar tempo para que as outras pessoas se adaptem, especialmente quando você propõe uma mudança muito brusca.

Nesse contexto, ser paciente é uma das melhores características de um consultor.

6. Atenção às oportunidades

Por fim, mas não menos importante, não é possível ser um consultor de sucesso sem se tornar mais proativo e independente.

Afinal, as oportunidades de trabalho não virão até você por conta própria. Por isso, frequente os lugares certos, apresente-se como profissional e busque chances para captar novos clientes.

O mesmo vale para a sua atuação no dia a dia dentro da empresa.

Quando você entra em contato com um novo negócio pela primeira vez, os melhores profissionais sempre avaliam o local com uma nova perspectiva, trazendo oportunidades de crescimento para o setor em questão.

Em muitos casos, essa é a principal diferença entre um consultor mediano e um excepcional.

Bateu a dúvida na hora de montar a sua pesquisa de satisfação? Acesse o nosso template e comece a coletar os feedbacks dos seus clientes agora mesmo!

Modelo de Pesquisa de Satisfação

Como são os principais desafios de um consultor?

Desenvolver as características de um consultor de sucesso não é uma mudança simples.

Ela envolve diversos desafios, principalmente no que diz respeito a lidar com disciplinas e pessoas que não são parte direta da sua área de conhecimento. Para qualquer profissional, isso pode ser um choque bem grande.

Além disso, tornar-se um consultor não é o auge de sua carreira.

Você precisa continuar estudando, se atualizando e se especializando para acompanhar as mudanças no mercado. Sem isso, todo o seu conhecimento e experiência acumulados não serão de muita utilidade para sempre.

Agora que você já sabe quais são as características de um consultor de sucesso, é hora de trabalhar essas habilidades em seu dia a dia.

Quanto mais você dominar as competências específicas de um consultor, mais satisfeitos ficarão os seus clientes.

Se quiser um ponto para começar, veja o nosso artigo sobre como abordar um cliente e melhore as suas chances de fechar negócio.

Converse com um de nossos especialistas.

Deixe seu comentário