Descubra tudo que você precisa saber sobre como expandir uma empresa

Invista na capacitação das equipes, centralize as informações, crie um planejamento detalhado da expansão e, por fim, tenha certeza de que conhece muito bem o mercado e os seus clientes. Estas são algumas dicas para expandir o seu negócio. Veja mais!

como expandir uma empresa

Você sabe como expandir uma empresa? Acha que sua empresa está pronta para crescer? Se a resposta for sim, parabéns! Afinal, a expansão é uma das principais metas de todo empreendedor que deseja ter um negócio de sucesso. 

Entretanto, esse sonhado passo deve ser um de extremo cuidado e zelo para evitar se tornar um passo em falso e retroceder todo o progresso da empresa. Quem nunca ouviu a história de uma empresa que cresceu demais em um período muito curto de tempo e acabou fechando as portas pela falta de organização durante esse processo?

Para lhe ajudar nessa importante decisão, nós preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre como expandir uma empresa, desde os processos até as ferramentas necessárias para o processo. Vamos lá?

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Como saber se a empresa está pronta para crescer

    Se você está lendo esse texto, é possível que já se deparou ou está em um momento em que sua parece ter atingido o pico da montanha que estava escalando. Apesar deste ser um momento importante da história da empresa, após chegar no pico a sua reação provavelmente é “e agora, qual é a próxima montanha?”.

    Já que a montanha é apenas fictícia, existem alguns indicadores – ou perguntas – que podem te ajudar a entender se a sua empresa está pronta para o próximo passo. 

    Sua marca se tornou referência em um nicho do mercado?

    Uma das melhores maneiras de conquistar um público-alvo fiel é ter uma boa mira para encontrar os consumidores que melhor se aproveitarão das suas soluções.

    Oferecer todos os tipos de produtos pode dar a impressão que a empresa é generalista, atrapalhando-a na busca por marcar sua presença em um mercado. Já quem possui uma empresa referência em um nicho específico é visto como um especialista na área, conquistando a confiança dos consumidores por sua credibilidade.

    Sua empresa já investe no conhecimento dos colaboradores?

    É quase que impossível expandir uma empresa se os colaboradores que fazem parte dela não são qualificados para as atividades cujas quais são responsáveis – ou sequer conhecem a fundo os processos que participam.

    É até possível dizer que os colaboradores são a chave para que a sua empresa tenha um crescimento saudável e positivo. Por isso, invista no treinamento de funcionários para que eles possam levar a sua empresa na direção certa.

    E o melhor: todo o treinamento pode ser direcionado para melhorar um ou mais indicadores da empresa, conforme a necessidade de cada negócio.

    Mas, sabemos que nem sempre executar esses treinamentos é uma tarefa fácil. Pensando nisso, reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book.

    Neste material, você vai conferir:

    • Quais são as habilidades desejadas em uma equipe de atendimento;
    • Melhores formatos de treinamentos;
    • Métodos para avaliar os colaboradores;
    • Acompanhamento dos resultados;
    • E muito mais!

    Preencha o formulário abaixo e aguarde o material no seu e-mail!

      Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
      Capacitar a equipe de suporte

      … e nas ferramentas corretas?

      Tão importante quanto ter uma equipe preparada para o crescimento, não tem como expandir uma empresa sem se certificar que todas as ferramentas utilizadas atualmente pelos colaboradores estão atualizadas e podem ser expandidas para receber novas demandas e pessoas.

      Imagine, por exemplo, como expandir uma empresa com apenas lojas físicas para o e-commerce sem ter um sistema de atendimento ao cliente adequado? Difícil, né? É por isso que foram criadas tecnologias como o sistema de atendimento ao cliente da Movidesk.

      Essa plataforma, desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possui módulos como o WhatsApp Business Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

      Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

      Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais.

      Ainda ficou com dúvidas se um sistema de atendimento ao cliente é o ideal para sua empresa? Então dá um play no vídeo abaixo:

      Como expandir uma empresa em 3 passos

      Sua empresa já deu todos os passos acima? Chegou o momento de entender como fazer uma empresa crescer com qualidade. É só continuar a leitura:

      1. Primeiro passo: reúna tudo que é importante

      Nesse texto vamos imaginar que uma loja de sapatos física deseja montar um e-commerce para expandir o alcance dos seus produtos. 

      O gestor sabe quais os processos de cada equipe? Quais são os números atuais de entrada e saída de sapatos? Quais são os calçados mais vendidos e os que estão ocupando espaço na prateleira? 

      Ao ter esse conhecimento profundo da empresa, é mais fácil entender quais são as necessidades da empresa durante esse crescimento, desde uma expansão de algumas equipes até a mudança para um novo espaço que consiga armazenar mais mercadorias.

      2. Segundo passo: crie um planejamento detalhado da expansão

      Todos os pontos teóricos que levantamos no item acima começam a ganhar dimensão nesse passo, já que é nessa etapa em que eles se tornarão parte do mapa que é essa expansão da empresa.

      Para a loja de sapatos que deseja abrir um e-commerce, esse plano pode conter a construção de um espaço virtual, a criação de uma equipe para gerir o espaço virtual, a expansão da equipe de marketing para reforçar a divulgação da loja física e online e a busca por um novo galpão para armazenar todos os sapatos extras que precisarão ficar estocados.

      E é claro que junto de cada uma dessas mudanças, também é necessário analisar o cenário atual da empresa e o fluxo de caixa disponível para bancar as mudanças para fazer com que a empresa cresça com qualidade. 

      3. Terceiro passo: conheça o mercado e os seus clientes

      Com todos os planos em mãos, chegou o momento de mudar o olhar para o externo, ou seja, o mercado. 

      Entender quais são as forças que podem impactar seu negócio e quais são as oportunidades disponíveis agrega mais amplitude ao olhar e permite criar um plano de marketing digital impactante, assim como um plano de mitigação de riscos que podem surgir durante a expansão da empresa.Sugestão de leitura: o que é persona: um guia completo sobre o assunto!

      Agora que você sabe tudo sobre como expandir uma empresa, chegou o momento de colocar a teoria em prática. E não se esqueça que estamos aqui para lhe ajudar nesse processo!

      E, se você quiser aprimorar o atendimento ao cliente e conquistar resultados impressionantes, clique no banner abaixo e teste grátis o Movidesk por 7 dias!

      Teste o Movidesk!