Exemplos de comunicação interna: qual o objetivo de cada um?

Comunicação interna é a forma com a qual a empresa e seus funcionários compartilham dados, informações e determinações. Podemos utilizar a comunicação escrita ou não verbal, verbal, vertical, horizontal, diagonal e muito mais.

exemplos de comunicação interna

Quais exemplos de comunicação interna você implantou na sua empresa? Escrita, verbal, vertical? Todos? Nenhum? Calma! Vamos entender um pouco mais sobre os tipos de comunicação interna e qual o melhor para a sua equipe.

A vida está uma correria, não é mesmo? A ideia de cumprir as metas do dia, entregar nossos trabalhos e finalizar tarefas é tão focada que a comunicação passou a ser algo automático do tipo:

  • Tarefa – check;
  • Ligar para fornecedor;
  • Resolver isso;
  • Finalizar aquilo.

Ou seja, estamos construindo redes, canais e ferramentas cada vez mais integrados e esquecemos do valor das informações que cada área pode compartilhar. Bom, nem todos estão se esquecendo disso.

As gerações atuais perceberam a grande importância do capital humano no sucesso das estratégias, e o quanto a comunicação interna pode refletir na qualidade dos produtos e serviços ofertados.

O tão conhecido embate das gerações tem mostrado que, atualmente, o engajamento da equipe, compartilhamento de ideias e a necessidade de transparência interna não deixam espaço para o individualismo.

Neste artigo queremos mostrar quais são os exemplos de comunicação interna que você pode implantar na sua empresa para diminuir o hiato entre seus colaboradores e potencializar os resultados das ações internas e externas.

Fique com a gente até o final e descubra como motivar mais a sua equipe e criar um ambiente mais colaborativo.

Tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

Comunicação Interna

Exemplos de comunicação Interna

Você, com certeza, sabe o que é comunicação interna. Mas é interessante teorizarmos isso para facilitar a implantação dos exemplos de comunicação interna. A definição, portanto, diz que comunicação interna é a forma com a qual a empresa e seus funcionários compartilham dados, informações e determinações.

Quando estabelecemos uma comunicação eficiente conseguimos dissipar com maior facilidade a cultura determinada pela empresa, normas e metas. Além, é claro, de facilitar a contenção de crises e tornar o meio mais produtivo e eficiente com a troca de informações entre os colaboradores.

Afinal, sabemos o quanto um brainstorm com bons profissionais pode levantar soluções e estratégicas, que talvez um ótimo gestor não conseguiria desenvolver sozinho. Para que os exemplos de comunicação interna sejam bem aplicados é fundamental compreender a importância do corporativismo.

E construir um plano de comunicação interna é um passo indispensável. Saiba mais sobre o assunto: 6 passos para um plano de comunicação interna infalível.

Lembre-se que os colaboradores da sua empresa são os responsáveis por dar vida a todas as suas metas e objetivos. Eles são, portanto, o carro chefe da empresa. Com isso em mente vamos aos exemplos de comunicação interna.

Exemplos de comunicação interna

Hoje existem inúmeras formas de comunicação que podem ser utilizadas por grandes, médias e pequenas empresas. E, inclusive, indicamos que você procure utilizar mais de um exemplo para tornar a comunicação ainda mais eficaz e perene.

1- Comunicação escrita ou não verbal

Um dos exemplos de comunicação interna mais antigos é a escrita. Que ganhou uma faceta moderna com mídias sociais e sistemas de conversas instantâneas. Como Skype, WhatsApp, Slack e email. Mas também podemos incluir, murais, comunicados e, até mesmo, memorandos.

Exemplos de comunicação escrita ou não verbal

Uma ótima vantagem da comunicação escrita é que ela pode ser arquivada e utilizada como documentação. Além, é claro de facilitar o compartilhamento com outros membros da equipe, mesmo quando eles não estão participando da conversa em tempo real.

Vale ficar atento, entretanto, à linguagem utilizada neste exemplo de comunicação interna. O ideal é que ele seja profissional, mas extremamente claro. É fundamental compreender que apesar de ser um diálogo é uma comunicação profissional. 

Veja também: Mural de avisos: melhore a comunicação dentro de sua empresa!

2- Comunicação verbal

Exemplos de comunicação verbal

A comunicação verbal é um dos exemplos mais utilizados por pequenas e médias empresas. Estamos falando, aqui, de reuniões, palestras e, inclusive, confraternizações. A comunicação verbal, portanto, pode ser mais informal, com a intenção de troca e relacionamento entre os colaboradores. Mas também formal, quando precisamos estabelecer estratégias, criar ou compartilhar acontecimentos e resoluções.

O Google por exemplo, cria sala de convivência com jogos, poltronas confortáveis e até terraços para estimular a troca informal entre seus colaboradores. E, bom, se uma empresa como o Google percebe o quanto isso é construtivo devemos prestar atenção, não é mesmo?

Veja um pouco mais sobre essa visão inovadora do Google no vídeo abaixo. Nele, você vai conhecer um pouco mais do Google através de relatos de estagiários e funcionários do mundo todo. Nossas dica é: fique de olho nos cenários!

Vale ressaltar, no entanto, que a comunicação falada com o objetivo de ser formal deve, sempre que possível, estar acompanhada de alguma espécie de documentação.

Desta forma evitamos ruídos na comunicação, mal entendidos, e incoerências. Afinal, nem sempre o que queremos dizer é o que o outro entende, não é mesmo?

Saiba mais: Conheça 4 barreiras da comunicação e saiba como superá-las.

Dentro destes dois grupos, verbal e escrito, podemos estabelecer outros exemplos de comunicação interna. Ou seja, existem diferentes formas de se comunicar dependendo do objetivo e das necessidades daquele diálogo. Costumamos dividir em três formatos básicos:

3 – Comunicação vertical

A comunicação vertical é um dos exemplos de comunicação interna que segue os níveis hierárquicos da empresa. Normalmente, gestores, presidentes e sócios comunicando algo ao restante da equipe. A finalidade, em geral, é estabelecer estratégias, metas e objetivos que deverão ser repassados posteriormente aos demais colaboradores.

[eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?

Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

4- Comunicação horizontal

Como você já deve imaginar, existem exemplos de comunicação interna horizontais. Ao contrário do formato acima, ela é global, incluindo todos os níveis da empresa. Os objetivos costumam estar relacionados a:

  • Interação interpessoal;
  • Dispersão de informações e
  • Acompanhamento e compartilhamento de dúvidas e ideias.

5- Comunicação diagonal

Por fim, nossos últimos exemplos de comunicação interna são os diagonais. A ideia é que sejam entre grupos, de mesmo nível hierárquico, ou não. Mas que tenha como objetivo transmitir as mesmas informações entre áreas diferentes da empresa.

Podemos utilizar este exemplo de comunicação interna para transmitir informações que precisam ser filtradas ou moldadas antes de transmitir para o restante da equipe. Ah, muitos gestores também utilizam este formato para passar mensagens de motivação, por exemplo.

Saiba mais: Conheça 4 formas de melhorar a comunicação interna entre áreas da empresa.

Exemplos de comunicação interna, na prática

Falamos do Google anteriormente, mas ele não é o nosso único exemplo prático de comunicação interna deste artigo. Muitas empresas já perceberam que a comunicação entre seus colaboradores pode facilitar muito o cotidiano da empresa.

A empresa de capacitação organizacional Hyperoffice,, por exemplo, utiliza um aplicativo próprio de comunicação. Nele a equipe pode se comunicar em tempo real, planejar tarefas e confirmar informações.

Outra estratégia muito interessante é a aplicada pela MoZ, empresa de software de marketing. O fundador da empresa, Rand Fishkin, desenvolveu um código de cultura para seus funcionários denominado TAGFEE. O código é baseado em:

  • Transparência, 
  • Autenticidade, 
  • Generosidade, 
  • Diversão, 
  • Empatia e 
  • Excepcionalidade

Um combo perfeito para motivar e integrar uma equipe, não é mesmo? E não para por aí, além de espaços incríveis de interação, a empresa também fornece abertura total para a troca de ideias e sugestões.

Ambiente de trabalho descontraído da MoZ.

Parece um ambiente incrível para se trabalhar, não?

Estes exemplos de comunicação interna abrangem as necessidades de grande parte das empresas. E vale ratificar que utilizá-los em conjunto vai agilizar e otimizar o compartilhamento de dados, informações, normas e notícias.

Mas é fundamental que você disponha de mecanismos e sistemas para facilitar e profissionalizar essa comunicação. Como um sistema de help desk, por exemplo. Nós da Movidesk pensamos que o capital humano da sua empresa precisa de extrema atenção para que toda a dinâmica empresarial funcione de forma otimizada.

Exatamente por isso desenvolvemos um sistema robusto, considerado como o melhor do mercado. Quer saber um pouco mais sobre como podemos te ajudar a aplicar os melhores exemplos de comunicação interna?

Então vamos lá. Seja bem-vindo ao universo Movidesk!

Movidesk

Com o sistema Movidesk você vai conseguir desenvolver uma melhor comunicação interna e externa. Sem contar, é claro, que nossas soluções vão facilitar e otimizar o gerenciamento de pessoas e projetos. Veja algumas de nossas funcionalidades:

  • Central de integração – Integre o Movidesk de forma nativa com os melhores softwares do mercado, como Pipedrive, Redmine, Jira e Nectar CRM. E ainda disponibilizamos uma central de integrações de fácil configuração com conexões via API.
  • Dashboard e relatórios – Acompanhe as informações da sua equipe de atendimento em tempo real e tenha à sua disposição mais de 75 tipos de indicadores de desempenho. Disponibilize painéis com atualizações automáticas e visualize todas as informações em qualquer dispositivo;
  • Pesquisa de satisfação – Descubra se os seus clientes estão satisfeitos com o seu atendimento e utilize várias metodologias para isso, como o Net Promoter Score (NPS). Saiba qual é o agente com o melhor desempenho, receba avisos sempre que houver uma avaliação negativa e aja rapidamente em casos críticos;
  • SLA – Faça com que os acordos estabelecidos entre a empresa e seus clientes sejam cumpridos dentro do prazo. Estabeleça e gerencie múltiplos contratos e permita que cada cliente tenha um tempo de atendimento diferente para a mesma situação;
  • Catálogo de serviços – Crie um catálogo de serviços alinhado às melhores práticas e benefícios do ITIL. Tenha tickets classificados segundo a metodologia e obtenha métricas muito mais claras.

Quer se juntar a ESPN, Mercado Livre, Unilever e mais de 1.000 empresas que usam o Movidesk? Então, agende uma demonstração da Movidesk agora mesmo. Não se esqueça de compartilhar este artigo na sua rede de amigos e apresentá-los aos principais exemplos de comunicação interna. 

Ah! E não deixe de assinar nossa newsletter para receber todas as informações assim que postarmos.

Teste grátis por 7 dias