Confira agora 5 falhas na comunicação que atrapalham a empresa

Você consegue diagnosticar as falhas na comunicação da sua empresa? Vamos aos 5 exemplos mais comuns: inexistência de ferramentas; falta de feedbacks; pouco conhecimento; excesso de comunicados; e colaboradores sem voz.

falhas de comunicação

As falhas na comunicação formam um problema importante que afeta, negativamente, a produtividade e os resultados das empresas. Apesar de ser uma questão comum no contexto empresarial, organizações que buscam o sucesso em seus processos internos não podem se contentar com essa condição.

Mais do que isso, os negócios que visam sair na frente da concorrência precisam sempre encontrar formas inteligentes e inovadoras de melhorar suas práticas de comunicação. Para tanto, em primeiro lugar, é preciso identificar essas falhas para depois evitá-las ou, em última instância, solucioná-las.

Você consegue diagnosticar as falhas na comunicação de sua empresa? Como você avalia esses processos internos? Continue lendo este artigo e confira os cinco principais problemas que mais afetam as organizações empresariais!

A importância do chat em tempo real para a sua empresa. Baixe o e-book.

A importância de identificar as falhas de comunicação da empresa

Mas por que identificar as falhas na comunicação da empresa é importante, afinal? Muitos empresários simplesmente negligenciam a relevância de trabalhar suas práticas comunicativas. Há muitos negócios, inclusive, que mal contam com um departamento para essa finalidade.

É preciso reforçar que a comunicação é um elemento-chave para qualquer empreendimento ter sucesso, seja com o público interno, ou com o externo. Para prestar um bom serviço de atendimento ao cliente, por exemplo, é preciso ter ferramentas que otimizem os processos internos, evitem ruídos e qualifiquem o trabalho.

Já para integrar os setores da empresa em prol de seus objetivos, é indispensável trabalhar os processos de comunicação entre eles. E mais, para manter os colaboradores motivados e alinhados com a visão, missão e valores do negócio, é preciso que se trabalhem fluxos de informação e comunicação com eles.

Ou seja, a comunicação é um processo inerente ao funcionamento da empresa. É um ativo que influencia o tom do clima organizacional. Aí se encontra sua valiosa importância.

As falhas na comunicação prejudicam o clima organizacional

Um dos principais alvos das barreiras na comunicação é o ambiente da empresa, não é? O clima organizacional é um conjunto institucional que reflete o estado de espírito dos colaboradores e a relação de elementos que são parte da cultura e do grupo de instrumentos, conhecimentos e processos de uma organização.

Em outras palavras, o clima organizacional consiste em um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento. Diz respeito à forma como os colaboradores percebem o funcionamento da empresa no cotidiano. Ou seja, ele influencia a motivação das equipes em buscar os objetivos da empresa.

Se o ambiente corporativo não vai bem, será praticamente impossível atingir boa produtividade. Se as equipes não se entendem, se os departamentos não são integrados, e se os colaboradores são mal informados e pouco alinhados com a cultura institucional da empresa, fica complicado alavancar os resultados.

Existem duas classificações do clima organizacional:

  • Favorável: quando o funcionamento da empresa vai muito bem em seus processos internos, a partir de uma comunicação interna excelente, da integração fluida entre departamentos, ambiente agradável de trabalho etc.
  • Desfavorável: quando há gargalos, anomalias e desvios na forma como a empresa se organiza, estrutura e atua, afetando diretamente o ânimo dos colaboradores e as relações entre eles.

Por essas e outras que é necessário investir em boas práticas de comunicação e evitar as falhas que prejudicam o clima da empresa. Para isso, é preciso identificar os problemas.

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

5 exemplos de falhas na comunicação das empresas

Listamos cinco das principais falhas que afetam empresas de diferentes portes e segmentos no mercado. A lista não é exaustiva, mas abrange um universo qualitativo referente à realidade de muitas organizações empresariais. Confira a seguir e veja se algum desses problemas ocorre em sua em empresa.

1. Inexistência de ferramentas eficientes de comunicação

Como vimos, muitos gestores entendem a comunicação como um elemento irrelevante nos processos internos e, portanto, não investem em ferramentas eficientes de comunicação para manter fluxos saudáveis de informação e diálogo entre colaboradores, fornecedores e parceiros.

O resultado é a ausência de canais importantes de comunicação interna, como intranet, jornal mural, comunicados via e-mail, TV corporativa, manual do colaborador, reuniões semanais, espaços para sugestões de ideias etc.

2. Falta de feedbacks positivos e negativos

Às vezes, as falhas na comunicação na empresa não estão na falta de canais, mas na ausência da própria comunicação. O feedback é uma das práticas mais importantes para manter o clima organizacional saudável e a qualidade da produção em alta.

Isso porque, nessa perspectiva, os colaboradores conseguem identificar em quais pontos estão errando e acertando. Além disso, eles sentem que seu trabalho está sendo acompanhado e avaliado. Já o não fornecimento de feedbacks é um sinal de despreocupação com o desempenho dos agentes.

3. Pouco conhecimento sobre o público interno

Outra falha na comunicação pode estar relacionada ao pouco conhecimento que os gestores têm a respeito do público interno da empresa. Não conhecer o perfil dos colaboradores, dos parceiros e fornecedores significa não saber se comunicar de modo adequado e estratégico com eles.

A comunicação interna tem por objetivo máximo manter seu público motivado e engajado com os resultados da empresa. Além disso, a comunicação é primordial para integrar departamentos e setores que atuam em esferas distintas, mas que dependem uns dos outros.

Engana-se, porém, quem acha que só deve se preocupar com os clientes externos, nos processos de atendimento.

4. Excesso de comunicados

Produzir e divulgar comunicados à exaustão sem se preocupar com a qualidade de sua entrega também consiste em uma das falhas na comunicação das empresas. Não basta somente informar em grande quantidade, é preciso atentar-se para a qualidade. Além disso, é necessário desenvolver espaços para permitir diálogos, encontros e trocas de informações.

O que ocorre normalmente, no entanto, é uma comunicação unilateral e hierarquizada dentro das corporações.

5. Colaboradores sem voz nem participação

Nessa perspectiva, essa estrutura não permite que os colaboradores participem mais efetivamente dos processos internos de maneira estratégica. Além disso, impedem que eles tenham mais motivação para alcançar melhores resultados.

Enfim, essas são algumas das falhas na comunicação das empresas que mais se destacam no mercado. Identificar esses problemas em seu negócio é primordial para buscar alternativas de modo a evitá-los ou solucioná-los.

Não há solução mais eficiente para resolver as falhas na comunicação que o investimento em ferramentas tecnológicas que otimizem a comunicação interna, melhorem as práticas de gestão inteligente da equipe e integrem os departamentos. O ideal é contar com uma plataforma única, na qual circulem dados e informações sobre os processos da empresa.

Saiba mais sobre como melhorar essa gestão acessando nosso guia definitivo da comunicação interna nas organizações!

Faça um diagnóstico grátis da sua gestão de atendimento. Clique aqui!