Mais de 5 ferramentas de gestão empresarial para você se destacar no mercado!

Mais de 5 ferramentas de gestão empresarial para você se destacar no mercado!

Assim que mencionamos ferramentas de gestão empresarial, você já deve ter em mente gráficos, sistemas, códigos e muitos itens decifráveis – ou não. Afinal, existem inúmeras ferramentas e estratégias modernas e complexas para o gerenciamento de empresas.

E, com o fluxo de trabalho que grande parte dos gestores enfrentam, ter uma ferramenta que facilita e otimiza nossas estratégias é sempre muito bom, certo?  Sem contar que é uma ótima forma de garantir vantagem competitiva.

Você sabia que existem mais de 20 milhões de empreendimentos no Brasil? Isso significa que existem algumas dezenas de milhões de gestores que pensam em qualidade, segurança, estabilidade, faturamento, expansão e contenção de gastos.

Quantos deles você acha que fazem exatamente o mesmo que você? Com os mesmos níveis de serviços, conhecimento e budge? 

Não, não precisa encolher os ombros e desanimar. Muito pelo contrário, estes dados são fantásticos para empresas que se preocupam com evolução e inovação. Afinal, aprendemos nas aulas de economia que a demanda é um ótimo incentivo para criação de novas soluções, correto?

Isso quer dizer que as ferramentas de gestão empresarial possuem espaço para se tornarem cada vez mais robustas, complexas e eficientes. 

E não estamos falando apenas da informática na gestão de empresas, existem inúmeras matrizes, estratégias e modelos que podem te ajudar a controlar custos, aumentar o faturamento e tornar projetos e processos mais profissionais.

Selecionamos 5 das melhores ferramentas de gestão empresarial que você precisa conhecer. Ok, talvez, se você ficar conosco até o final, apareçam mais algumas para completar a sua lista.

Vamos lá?

Melhores ferramentas de gestão empresarial

Falamos recentemente sobre informática e gestão empresarial e listamos algumas das principais ferramentas e tecnologias que facilitam o gerenciamento. E, claro, o quão fundamental é implantar algumas delas.

Mas existem algumas ferramentas tradicionais que auxiliam na fase estratégica do gerenciamento. Você já deve ter escutado falar de algumas delas, Matriz GUT e Análise SWOT são algumas das mais utilizadas. Vamos saber um pouco mais sobre estas e mais algumas ferramentas de gestão empresarial?

KPI

Ferramentas de gestão empresarial: KPI

Vamos começar pela criação e monitoramento de KPI, o famoso Key Performance Indicator, ou indicadores de performance. É indispensável que o gestor tenha em mente como ele vai mensurar o sucesso das suas estratégias durante o processo.

Afinal, uma estratégia que não se pode medir é um tanto inútil na construção de resultados escaláveis. E os KPIs são ideais para verificar se as ferramentas, equipes e planejamentos estão alcançando os objetivos traçados.

Podemos dividir os indicadores de performance em duas categorias:

Um grande erro, entretanto, é utilizar KPIs “por atacado”, ou seja, copiando completamente aqueles utilizados por empresas do mesmo segmento. E acredite, isso é mais comum do que você imagina. Procure criar e acompanhar indicadores baseados nos objetivos traçados no seu projeto.

Alguns exemplos de KPI em TI:

Saiba mais: Guia definitivo: o que são KPIs.

Análise SWOT

Ferramentas de gestão empresarial: análise SWOT

Análise SWOT é uma das ferramentas de gestão empresarial mais antigas, desenvolvida entre 1960 e 1970. Também chamada de matriz SWOT, é um ótimo norteador no planejamento estratégico. e também pode ser extremamente útil em projetos de expansão empresarial.

Afinal, seus 4 pontos de avaliação são:

O objetivo principal é fazer uma análise profunda – e sincera – sobre o mercado e o cenário interno da sua empresa. Com os quatro pilares acima podemos verificar quais os pontos fortes e fracos da sua empresa. E como você pode tirar o melhor das ameaças e oportunidades externas.

Ciclo PDCA

Ferramentas de gestão empresarial: Ciclo PDCA

Ciclo PDCA, Plan–Do–Check–Act, ou Planejar–Fazer–Checar–Agir. Também é uma das ferramentas de gestão empresarial muito populares em todo o mundo. O foco principal é estabelecer uma estratégia de melhoria contínua, no qual trabalhamos com a causa dos problemas e não suas consequências.

Para isso todos os processos são acompanhados e os resultados avaliados de forma a identificar gargalos e pontos de eficiência que podem ser reproduzidos, ou não, em outros projetos. É uma ótima ferramenta de gestão de projetos.

Entenda melhor como funciona o Ciclo PDCA, na prática, com o vídeo abaixo:

Leia mais: 5 melhores práticas para a gestão de projetos da sua equipe.

Matriz GUT

Dentre as ferramentas de gestão empresarial que citaremos essa é, sem dúvida, uma das mais comentadas. Diferente da Análise SWOT, no entanto, ela é focada na resolução de problemas, ou na seleção de prioridades de resolução.

Os três pilares para desenvolver a matriz GUT são:

A matriz GUT é uma das melhores ferramentas de gestão empresarial para contenção de crises. Além de auxiliar no planejamento financeiro quando enfrentamos mais de uma situação preocupante dentro da empresa. 

Modelo de negócio Canvas

A última (será?) das ferramentas de gestão empresarial que vamos abordar aqui é o modelo de negócio Canvas. Este modelo é uma das ferramentas de gestão empresarial voltada para inovação. Com ele você pode construir  modelos de negócio mais eficientes, criar base para o lançamento de novos produtos e serviços. E por que não, se aventurar em novos nichos e mercado?

Veja este vídeo breve bem explicativo, desenvolvido pelo Sebrae Minas:

O modelo é baseado em 9 questões que podem ser replicadas em quaisquer empresas e tipos de empreendimento. Apesar de ser muito utilizada por startups é um modelo muito moldável. Veja quais são estas 9 questões abaixo:

  1. Proposta de valor;
  2. Segmento de clientes;
  3. Canais;
  4. Relacionamento com o cliente;
  5. Atividade-chave;
  6. Principais recursos;
  7. Principais parcerias – Atividades terceirizadas e recursos obtidos fora da empresa;
  8. Fontes de receita:
  9. Estrutura de custos.

Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento!

Já que falamos sobre inovação, como a sua empresa tem balanceando a equação criatividade X qualidade?

Parece que em muitos situações ousar e inovar afeta diretamente os nossos produtos e serviços, não é mesmo? Principalmente na área de atendimento ao cliente. Pensando nisso desenvolvemos um e-book sobre o assunto.

Nele você vai conseguir arriscar mais na área de atendimento, sem perder ou afetar a qualidade dos seus serviços. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito deste conteúdo incrível!

Aumente a sua criatividade com essa ferramenta incrível.

Quer saber mais sobre essa ou alguma outra ferramenta de gestão empresarial? Mande uma mensagem e faremos um conteúdo exclusivo para você!

Mais algumas ferramentas de gestão empresarial que valem a pena dar uma olhada:

Movidesk (Zenvia Sevice)

O melhor gerenciamento é aquele que utiliza ferramentas de gestão empresarial estratégicas e tecnológicas. Se usadas de forma integrada e com alimentação mútua de informações e resultados não há como o seu gerenciamento dar errado.

O sistema Movidesk (Zenvia Sevice) fornece esse alimento necessário para criar estratégias e solução mais eficiente. Veja algumas de nossas funcionalidades:

Vale ressaltar que o sistema Movidesk (Zenvia Sevice) é utilizado por empresas como Mormaii, Tirolez e Hambürg Sud e mais de 1.000 empresas Brasil afora. Afinal, é um software completo, poderoso e simples, que melhora a produtividade do seu time de atendimento e auxilia os gerentes na análise de métricas e produção de relatórios. 

Quer saber se essa é uma das ferramentas de gestão empresarial perfeita para você? Agende uma demonstração da Movidesk (Zenvia Sevice) e entenda melhor. Ah! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades do mercado.

Converse com um de nossos especialistas.
Arquivado em
mm
Escrito por

Jornalista, professor, barbudo e tatuado. Gosto pesquisar a fundo e debater todo tipo de assunto e ver intermináveis vídeos no YouTube. Escrevo para a internet desde que tudo isso aqui era mato e sou o responsável pela gestão de conteúdo do blog da Movidesk.