Mural de avisos: melhore a comunicação dentro de sua empresa!

mural de avisos

Você já percebeu, no seu dia a dia, que a comunicação interna bem-sucedida é um fator determinante para o crescimento da sua companhia.

Os benefícios do bom relacionamento e do trabalho em equipe entre os colaboradores são inúmeros. Por isso, fazer uso de ferramentas, que aprimorem esse convívio e transformem o grupo, resultando em uma sintonia refinada, é sempre bem-vindo.

Mas que tipo de ferramenta eu posso utilizar? Veja neste post como usar o mural de avisos para aprimorar a interação cotidiana na sua empresa!

Qual a relevância do mural de avisos?

Sabemos que desde muito antes da tecnologia ser parte do nosso cotidiano, o mural de avisos físico já era uma ferramenta muito utilizada. A facilidade e a praticidade de reunir os recados que são importantes a todos, em um só lugar, é inegável.

Além disso, quando o público já tem conhecimento de que a ferramenta existe, torna-se um hábito checar periodicamente o mural, pois é sabido que se trata de uma fonte confiável, objetiva e eficiente.

Quando pensamos em nossa rotina atualmente, sabemos que o imediatismo na transmissão de informações, em uma plataforma confiável, é um facilitador. Estamos suscetíveis a uma gama interminável de informações o tempo todo e filtrar isso pode se tornar um problema.

Mas por que um problema? Primeiro, porque é preciso de um tempo para apurar a veracidade do conteúdo e, segundo, porque podemos nos sentir sufocados com tantas notificações, mensagens e solicitações, e deixamos temas que nos interessam passar despercebidos.

Dessa forma, quando temos um lugar, físico ou virtual, que reúna tudo aquilo que for primordial para a audiência, que comunique de maneira dinâmica, imediata, eficaz e objetiva, a execução do trabalho se torna mais fácil.

mural de avisos

Como funciona a ferramenta em sistemas?

Hoje em dia, o uso de produtos de software para aprimorar o relacionamento entre empresas e clientes, bem como na comunicação interna do mundo corporativo, é vital.

As demandas de suporte ou de intercomunicação, muitas vezes, implicam na performance de toda a organização. Por conta disso, é preciso que o grupo esteja alinhado nas ocorrências da companhia, garantindo a eficiência na gestão.

Uma alternativa é utilizar um mural de avisos virtual.

No uso interno, isso pode garantir o engajamento de equipes e setores, de modo que todos estejam ajustados ao calendário, às reuniões, aos treinamentos, às alterações de última hora, aos comunicados em geral.

Se for o caso de comunicação entre clientes e empresas, o mural pode servir para promover novidades, promoções, anúncios e lançamentos.

Além disso, há o cenário de aplicação entre fornecedores e empresas, podendo favorecer o diálogo na publicação de datas de pedidos, encomendas e entregas.

mural de avisos

Quais as vantagens de utilizá-lo?

Em todos os contextos, a vantagem principal é o imediatismo do recebimento da mensagem. Como o mural de avisos, geralmente, está localizado na página inicial, disposto em um espaço visualmente atraente, a chance de ser lido mais rapidamente é maior.

Apresentamos, abaixo, as vantagens de usufruir dessa ferramenta em três situações distintas:

1. Comunicação entre empresa e colaboradores

Nem sempre é fácil alavancar o envolvimento do quadro de colaboradores das diferentes áreas. É um desafio diário assegurar a sintonia entre os nichos de uma empresa.

Uma estratégia para que isso ocorra é a utilização do mural. Se todo o pessoal estiver alinhado aos eventos e acontecimentos da organização, a probabilidade de desencontros, conflitos de horários e ausências em reuniões pode diminuir consideravelmente.

Para que essa tática traga os resultados desejados, é preciso que a pessoa responsável pelo mural, mantenha-o sempre atualizado, de modo a construir uma credibilidade para o propósito do recurso.

2. Comunicação entre empresa e clientes

Promover simplicidade, facilidade e eficiência nos processos de atendimento pode ser um quebra-cabeça complicado de se resolver.

Quando se possui uma plataforma que facilita o atendimento ao cliente, agregando todos os canais de comunicação (chat, telefone, e-mail) em um só lugar, é fundamental que a comunicação seja dinâmica.

A oportunidade de oferecer suporte com uma ferramenta que realiza essa integração e, além disso, disponibiliza a ferramenta mural de avisos, torna a experiência ainda mais enriquecedora. Isso porque, ao proporcionar um contato direto mais eficaz, promove uma aproximação entre empresa e clientes.

3. Comunicação entre empresa e fornecedores

Dependendo do campo de atuação da empresa, haverá também uma relação direta com fornecedores, por meio de produtos de software.

Uma maneira de ter um controle adequado para ambos os lados é por meio do mural.

Manter uma atualização dos pedidos realizados, entregues e em andamento em um local visível e de fácil acesso, otimiza as atividades, aumentando a produtividade.

E se eu quiser usar de outra forma?

Se você acha que os usos mais “tradicionais” do mural de avisos não servem para a sua empresa, trazemos para você alguns usos alternativos dessa ferramenta!

1. Lembretes

Nossa primeira sugestão é fazer um uso pessoal do mural: adicionar links que você deseja ler, mas no momento em que os encontra não é propício para se dedicar à leitura.

Desse modo, você pode deixá-los em um local visível e não se esquecerá de conferir aquele artigo incrível (para o qual você não tem tempo agora)!

2. Base de conhecimento

A segunda sugestão pode ser aplicada para sua equipe, setor ou, até mesmo, para toda a empresa.

Utilizar o mural para adicionar materiais diversos, referentes aos temas que interessam a organização e seus colaboradores.

É uma ótima forma de integrar setores, conhecer novas fontes e trocar conhecimentos, ideias e dicas.

[eBook] Base de conhecimento: como escrever conteúdos eficazes

Base de conhecimento: como escrever conteúdos eficazes

3. Checklist

A terceira dica pode servir tanto para uso pessoal como para uso coletivo.

Utilizar os avisos do mural como forma de listar as atividades a serem realizadas, permite um acompanhamento visual das tarefas.

Elas poderão ser listadas por ordem de prioridade, podendo ser deletadas após a sua conclusão. O objetivo se torna deixar o mural sem nenhum aviso!

4. Cronograma

Em alguns contextos, a rotina é organizada em blocos.

Ao montar seu cronograma no mural de avisos, é possível dar ciência a todos os envolvidos em relação ao andamento das principais ações que ocorrerão ao longo do dia.

Essa alternativa permite uma flexibilidade, podendo ser aplicada para o grupo todo, para uma equipe, para um setor ou até para controle pessoal.

Como posso melhorar a comunicação na minha empresa?

Gostou dos usos tradicionais e dos usos alternativos do mural de avisos? Que tal conhecer agora mesmo o único serviço de help desk e service desk que oferece essa ferramenta em seu produto?

Deixe seu comentário

Leia também: