O que é Green IT, uma tendência necessária

Você sabe o que é Green IT? O termo está associado a um conjunto de práticas que visam utilizar os recursos tecnológicos da forma mais sustentável possível. Conheça melhor o assunto, nesse post.

O que é Green IT

Existe algo que nenhuma impressora 3D consegue recriar: a natureza. Por esse motivo, precisamos conversar sobre o que é Green IT, uma tendência que vem ganhando força no cenário corporativo e tecnológico.

A ideia é simples: reparar os danos causados ao planeta (pela indústria, organizações e afins), através de práticas mais sustentáveis relacionadas ao setor da tecnologia da informação. Ou melhor, fazer florescer o conceito de sustentabilidade em uma área que cresce exponencialmente a cada ano.

Mas, e na sua empresa? Você adota ações ecologicamente corretas em seu planejamento? Gostaria de saber como dar os primeiros passos? Então, esse post é para você! Entenda mais sobre os benefícios do Green IT e como aplicar o modelo nos negócios, a partir de agora. 🍃

Assim como a tecnologia, os conceitos de atendimento também evoluíram.

O que é Green IT?

Toda revolução causa impactos. E não seria diferente com a ascensão tecnológica! Afinal, um segmento que demanda a utilização de tanta energia e (#sorry) resíduos só pode ter um efeito corrosivo perante à natureza. 

Entretanto, a mesma tecnologia que destrói é a que constrói, e não podemos viver longe dela. Então, foi preciso encontrar uma solução mais ecológica para lidar com os efeitos degradantes da nossa evolução. E para isso surgiu o Green IT, também conhecido como TI Verde.

Seu conceito compreende práticas que visam preservar o meio ambiente. Isto é, fazer uso dos recursos computacionais da maneira mais ‘limpa’ possível, prezando para que as atividades envolvidas nos avanços da TI não tragam tantas consequências negativas para o planeta.

Agora, vamos visualizar isso de forma prática? Veja quais são algumas atitudes provenientes da implementação de uma TI Verde:

  • Adoção do Cloud Computing;
  • Otimização dos meios de fornecimento de energia e refrigeração em Data Centers;
  • Priorização de backups na nuvem;
  • Virtualização de softwares e servidores;
  • Adoção de modelos SaaS (Service as a Software);
  • Aplicação mais frequente do acesso remoto.

👉 Você também pode se interessar por: As 7 métricas SaaS mais importantes para medir seus resultados

Por que devo adotar o Green IT?

Confesso que acho essa pergunta meio retórica. Afinal, por que não? O planeta não é apenas um globo absurdamente bonito, mas sim uma fonte de vida em todos os sentidos. De que adianta, então, progredir tecnologicamente se não tivermos alguém para colher os frutos de toda essa conquista? 

Ao mesmo tempo, a tecnologia da informação já virou um fator fundamental em qualquer empresa. Somos altamente dependentes da TI para nos comunicarmos, realizar transações, operar sistemas e conectar nossa marca com o resto do mundo. 

Sendo assim, é necessário encontrar um jeito mais saudável para que ambos, meio ambiente e tecnologia, caminhem lado a lado.

Contudo, não basta adotar práticas ecologicamente corretas na TI se o resto da sua empresa não tiver uma consciência igualmente sustentável. Para obter resultados significativos, uma série de outras medidas devem ser levadas em consideração, como:

  • Redução da emissão de CO2;
  • Gerenciamento de resíduos e lixo eletrônico;
  • Pensamento ecológico na concepção do ciclo de vida dos produtos;
  • Gestão do consumo de energia;
  • Hábitos de reciclagem;
  • Adoção de um modo de auditoria constante;
  • Entre outros.

Benefícios do Green IT

É comum escutarmos que um dos maiores benefícios do conceito Green IT é a redução de custos. Mesmo porque, ele propõe uma economia considerável de energia. Porém, é preciso entender que essa diminuição acontece de uma maneira mais abrangente, já que a implantação de uma postura real-oficial-sustentável pode acarretar no aumento de certos gastos.

Por exemplo, alguns itens de infraestrutura como servidores, switches, storages, desktops, notebooks, entre outros já são desenvolvidos com o objetivo de consumir menos energia e dissipar menos calor. Contudo, ainda que essas iniciativas sejam imprescindíveis para um negócio que visa a conservação do meio ambiente, seus preços, provavelmente, estarão acima da média de mercado.

Dito isso, e com a consciência de que implementar uma TI Verde tem mais a ver com a responsabilidade socioambiental, do que com a lucratividade de uma organização, conheça outros benefícios dessa prática.

Dá asas ao branding

Agora que você já entendeu o que é Green IT, deve ter imaginado o quanto isso pode trazer de retorno para a imagem da sua marca. Não que este seja o propósito de adotar uma postura sustentável, mas o consumidor prefere comprar de empresas que protegem o meio ambiente

A conduta não só agrega valor ao seu produto ou serviço, como também gera um sentimento de identificação poderoso com aqueles clientes que possuem princípios semelhantes. E essa é uma ótima forma de fidelizá-los!

[eBook] Movidesk + Vindi: Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

Renova os processos

Migrar os documentos do papel para uma ferramenta digital é uma ótima maneira de otimizar os processos de uma empresa. Enquanto você evita o desperdício de insumos, ganha com mais eficiência, qualidade e agilidade em seus processos. 

O modelo SaaS oferece uma infinidade de softwares – como sistemas de atendimento e contabilidade – para incluir a tecnologia verde no dia a dia corporativo. Assim, é possível diminuir a quantidade de hardwares, equipamentos para refrigeração e toda a energia que eles demandam!

👉 Leia também: Guia de como melhorar processos internos em 4 passos

Cuida do ecossistema

Uma das premissas do Green IT é o descarte correto dos resíduos eletrônicos, que causam impactos diretos no meio ambiente. Com essa atitude, também é possível reduzir a emissão de gases, como o CO2, que comprometem a atmosfera e poluem as cidades.

Aplicar os conceitos de tecnologia da informação verde ainda é um grande incentivo ao uso de fontes de energia renováveis. O que faz com que o mercado do setor cresça, tornando a opção cada vez mais acessível. Imagina que maravilhoso será quando esse tipo de geração de energia for mais barato e viável do que o tradicional… 💚 

E, por fim, outra vantagem adquirida com o movimento é o estímulo à reciclagem. Isso não apenas agrada ao planeta, como também ao bolso do consumidor. Uma vez que, ao reutilizar determinados materiais para a produção de novos produtos ou serviços, o valor final da solução pode ser reduzido. 

Pronto para deixar as suas operações mais verdes?

Que bom que você chegou até aqui! Depois de aprender sobre o que é Green IT, sabemos que não é tão simples executar todas as suas ideias da noite para o dia. Mas, o primeiro passo você já deu: demonstrar interesse em um futuro no qual negócios e meio ambiente possam conviver em harmonia. 

Espero te ver por aqui mais vezes, aproveitando todas as nossas dicas relacionadas ao universo da tecnologia, atendimento ao cliente e suporte. E, por falar no assunto, como anda o seu relacionamento com o público? 

Temos uma equipe de especialistas disponível para entrar em contato com você e traçar um diagnóstico grátis da sua gestão. Vai que você adota um SaaS, agora mesmo, para auxiliar no suporte e iniciar suas ‘atitudes verdes’?

Clique no banner abaixo e converse com a gente! 👇

Fale com um especialista em atendimento ao cliente.