As melhores dicas para você melhorar seu relacionamento (com o cliente) neste Valentine’s Day

Com a semana do Valentine's Day, o Dia dos Namorados americano, precisamos dar toda a atenção para aquele crush que não sai da nossa cabeça: o nosso consumidor. Confira neste post as melhores dicas para você melhorar o seu relacionamento com o cliente!

No dia dos namorados melhore seu relacionamento com o cliente

O mês de fevereiro, além destas chuvas intermináveis, traz com ele todo o romantismo do Valentine’s Day, o dia dos namorados nos EUA. E, se tem um crush em quem a gente sempre está de olho, é o nosso consumidor. É por isso que vamos bancar o cupido e apresentar para você as melhores dicas para melhorar o seu relacionamento com o cliente.

Esqueça a reserva para jantar à luz de velas naquele restaurante lotado, ou as duas dúzias de rosas vermelhas com suas pétalas meticulosamente espalhadas pela cama. Para conquistar o superlike do seu cliente você não precisa nada disso. O que ele espera, de verdade, é carinho, atenção e fidelidade. Como em qualquer relacionamento, o segredo está nos pequenos gestos.

Deixe o amor invadir o seu coração e confira estas dicas para melhorar seu relacionamento com o cliente e ter certeza que vocês vão dar match!

Quer melhorar o seu relacionamento com o cliente? Baixe o infográfico sobre vídeos de autoatendimento.

1. Seja um bom ouvinte

Assim como na vida a dois, o mínimo que o seu cliente espera é ter a sua atenção. Por isso, ouça o que ele tem a falar.

Não adianta fingir que está escutando, enquanto tudo o que faz é se preparar para oferecer seus produtos ou serviços assim que tiver uma oportunidade. Estamos falando aqui de ouvir atentamente e analiticamente, de forma a poder identificar suas dores e buscar de forma ágil uma solução para seus problemas.

Por isso, ao conversar com o consumidor, dê a ele toda a sua atenção.

Nada de ficar insistindo no multitarefa e deixar ele esperando por uma resposta! É preciso ser cordial, ágil e empático. Faça com que ele se sinta à vontade para falar, inclusive se o assunto for uma reclamação.

Você tem que estar ao seu lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, lembra? É justamente nas críticas que podemos evoluir e consertar nossas falhas. Portanto, dê ouvidos e mostre-se interessado!

2. Faça-o se sentir bem-vindo

Para começar bem o Valentine’s Day, a primeira impressão é a que fica. Receber o amado com um grande gesto de carinho faz toda a diferença no restante do dia. Podem ser flores, chocolates ou simplesmente um sorriso sincero.

E o mesmo vale para o momento em que você tem o primeiro contato com seu cliente. Claro que não estamos falando para recebê-lo com um beijo ou uma caixa de bombons, mas com gentileza e alegria.

Você sabia que, mesmo via chat, o sorriso no rosto do agente pode ser sentido pelo consumidor?

São estas pequenas coisas que fazem a diferença e a conversa fica mais leve e agradável. Além disso, a resolução do problema já neste primeiro contato é muito relevante para que o cliente fique satisfeito em sua relação com a marca.

O FCR (First Call Resolution) é uma métrica marcante para ser acompanhada no dia a dia da empresa.

3. Não esqueça de ligar no dia seguinte

Nada pior do que curtir uma noite divertidíssima com o crush, passar o dia inteiro relembrando cada momento na sua cabeça e… nada. Nem uma ligação, uma mensagem, ou ao menos um emoji de coração. É de acabar com qualquer paixão, não é mesmo?

É aqui que entra o pós-vendas.

O relacionamento entre a marca e o cliente não acaba no momento da compra, muito pelo contrário. É justamente neste ponto que um romance duradouro pode desabrochar.

Utilize todas as suas técnicas de marketing de retenção, invista na satisfação do consumidor e garanta bons resultados no longo prazo, que é casamento na certa!

4. Lembre das datas importantes

Esqueceu de comprar uma lembrancinha no Valentine’s Day? Ou, pior, deixou passar o aniversário de namoro ou casamento?

Sinto lhe informar, mas é difícil não ficar decepcionado quando sua cara-metade ignora uma data importante como essa. O melhor a fazer é deixar estas celebrações anotadas na agenda para que nenhuma fique sem a comemoração que merece.

Da mesma forma, é muito decepcionante para o seu cliente quando você promete algo e não cumpre dentro do prazo estabelecido. Se nenhuma data ou período foi combinado, pior ainda: ele nunca saberá quando vai receber a sua resposta.

Por isso, é muito importante ter um SLA bem definido e claro para os seus consumidores. Assim, eles saberão quando esperar por suas soluções, e ninguém fica na mão.

5. Foi bom pra você?

No relacionamento a dois, não vale ficar preocupado apenas com a própria performance e deixar o parceiro na mão. É preciso garantir que a satisfação dele também seja completa!

Mas como saber se a sua cara metade está curtindo tanto quanto você?

Quando o assunto é relacionamento com o cliente, um sistema de atendimento pode ajudar. Com a utilização de uma pesquisa de satisfação a cada chamado finalizado, você sabe exatamente se a sua empresa está entregando aquilo que o cliente espera. Através dos questionários aplicados, você descobre onde melhorar para que o amor não vire cilada.

6. Saiba utilizar os aplicativos de relacionamento a seu favor

Hoje em dia, os aplicativos de namoro são parte quase imprescindível da arte da paquera. Mas quando o assunto é o relacionamento com o cliente, não é de Tinder ou Happn que estamos falando, e sim de um sistema de atendimento. O papel deste software é centralizar toda a comunicação com os consumidores da marca, facilitando, organizando e dando agilidade.

A diferença é que, ao invés de servir para arrastar pro lado na foto do crush, trocar contatos e depois ser descartado, o sistema de atendimento acompanha a sua comunicação durante todo o relacionamento. Ele vai ajudar não apenas a conquistar o amor do cliente, mas a garantir que esta relação seja longa, duradoura e muito feliz.

[eBook] Movidesk + Vindi: Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

Dica bônus: como gerenciar os contatinhos

As dicas são para o Valentin’s Day, mas sabemos que sempre existe aquele leitor mais conectado, que passa essa data fazendo malabarismo de tantos contatinhos que precisa administrar ao mesmo tempo. Para ele também temos uma dica!

A solução é ser omnichannel!

Com um atendimento unificado e com múltiplos canais, você garante que ninguém fica desamparado. Todo mundo tem seus chamados respondidos e a chama da paixão continua acesa.

A verdade é que o objetivo pode ser casamento ou curtição, mas nada acontece sem um primeiro encontro, para ver se o namoro vai pra frente.

Por isso, antes de se comprometer com um sistema de atendimento, faça o teste grátis do Movidesk por 7 dias e sinta na pele como ele vai melhorar o seu relacionamento com o cliente.

Quer melhorar seu relacionamento com o cliente? Teste grátis e apaixone-se pelo sistema de atendimento que vai mudar a sua vida.

Deixe seu comentário