Síndrome de Burnout nas empresas: o que é e como evitar o esgotamento profissional

Síndrome de Burnout nas empresas: o que é e como evitar o esgotamento profissional

O cotidiano estressante e agitado de profissionais que atuam direta ou indiretamente com pessoas, pode resultar na Síndrome de Burnout nas empresas — distúrbio psíquico que prejudica a vida pessoal e profissional de um indivíduo.

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a International Stress Management Association (Isma) realizou uma pesquisa e detectou que 30% dos trabalhadores brasileiros sofre de Síndrome de Burnout nas empresas.

É o caso, por exemplo, de professores, policiais, enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas e profissionais que atuam com atendimento ao cliente. Portanto, o ideal é que as empresas criem métodos de trabalho e cobrança pensando na saúde mental de seus colaboradores.

Isso porque a Síndrome do Esgotamento Profissional afeta diretamente o desempenho dos colaboradores e contamina todo o ambiente corporativo. Por isso, saber como evitar a Síndrome de Burnout é fundamental para o bem-estar de cada membro vinculado à sua empresa

Nosso objetivo com este artigo é justamente explicar o que é Síndrome de Burnout nas empresas e apresentar dicas de como prevenir essa Síndrome do Esgotamento Profissional em você e na equipe sob sua gerência. Ficou interessado? Confira os tópicos a seguir e veja como deixar seu departamento com o clima leve e seus colaboradores mais felizes!

Movidesk - E-book - Manual da Motivação para o engajamento profissional

O que é Síndrome de Burnout nas empresas?

Resumidamente, a Síndrome de Burnout nas empresas, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, consiste em um estado mental, psicológico e físico de extrema exaustão.

Ela é resultante do acúmulo excessivo de situações cujo contexto demanda um intenso desgaste emocional, como é o caso de trabalhos que envolvem alto grau de responsabilidade, pressão, cobrança e competitividade.

Quanto ao significado de o que é Síndrome de Burnout nas empresas, se traduzirmos do inglês, veremos que “burn” quer dizer queima, ou, menos ao pé da letra, combustível, e “out” indica algo como exterior.

É como se não houvesse mais energia para queimarmos, o que justifica o termo Síndrome do Esgotamento Profissional, também usado para designar essa condição.

Especialistas alertam que esse distúrbio psíquico também pode ter relação com metas muito difíceis de serem alcançadas e trabalhos com prazos extremamente curtos para serem finalizados e entregues.

O que muita gente não sabe é que a Síndrome de Burnout nas empresas pode levar o profissional a um estado de depressão profunda, ao ponto de o indivíduo não querer mais sair da cama, nem ter energia ou motivação para trabalhar.

Você conseguiu compreender o que é Síndrome de Burnout? Para te ajudar, nós selecionamos uma explicação profissional sobre a Síndrome do Esgotamento Profissional. Veja só:

https://www.youtube.com/watch?v=QeooqsO0Wak

Existe diferença entre estresse e Síndrome de Burnout?

Estresse e Síndrome de Burnout apresentam algumas características semelhantes, motivo que confunde o entendimento de muita gente com relação à síndrome e acaba por gerar dúvidas. Por isso, vale a pena fazermos essa diferenciação aqui, certo?

Na prática, ambas as condições são oriundas de situações de um absoluto esgotamento mental, emocional e físico. O que as diferencia, em síntese, é a duração dos sintomas.

Geralmente, o estresse ocorre em períodos mais enxutos, ocasionado por eventos pontuais. Em alguns casos, por exemplo, você até pode permanecer estressado por um tempo maior, em razão de algum projeto muito importante e que tem demandado esforço excessivo e horas extras. Mas, depois que você finaliza e entrega a tarefa, essa condição emocional é aliviada.

Já a Síndrome de Burnout nas empresas se manifesta por um período mais longo e, diferentemente do estresse, envolve quadros mais complexos. Como quando você acredita, por exemplo, que seu trabalho não tem sentido, ou que você não tem mais competência suficiente para seguir na função e cumprir com suas tarefas de modo eficiente.

É como se o peso nos ombros fosse permanente e impedisse o profissional de seguir em frente.

Quais os sintomas da Síndrome de Burnout?

Normalmente, os sintomas da Síndrome de Burnout estão associados a nervosismo, problemas físicos e sofrimento psicológico. Em tese, a constância de dor de barriga, tontura, cansaço excessivo e falta de vontade de sair de casa podem caracterizar um indício de que a doença esteja no seu estágio inicial.

Assim, na lista de quais os sintomas da Síndrome de Burnout nas empresas, podemos incluir:

O que fazer se eu ou algum colega apresentar esses sintomas?

Caso você identifique que esteja sentindo parte considerável desses sintomas da Síndrome de Burnout, o mais recomendável é procurar ajuda de um profissional da psicologia, fazer um diagnóstico e, se for preciso, começar um tratamento.

Não somos super-heróis e tampouco fortes o suficiente para resistir a todas as tempestades que a vida profissional nos impõe. Como líder e gestor, se você perceber que um colaborador apresenta os mesmos sintomas, oriente-o a procurar auxílio psicológico também.

Como prevenir a Síndrome de Burnout nas empresas?

Antes de entendermos como prevenir a Síndrome de Burnout nas empresas, queremos que você veja um caso real desse esgotamento. Frédéric Meuwly fez uma apresentação no TED Talks contando um pouco mais sobre a sua experiência. O vídeo está em inglês, se preferir coloque na tradução automática.

Este foi um caso extremo, passível de internação devido à Síndrome de Burnout. Para evitar que você e qualquer pessoa do seu círculo familiar ou profissional passem por isso, é preciso ficar atento a algumas coisas.

O ideal é adotar boas práticas que contribuam com a prevenção da Síndrome de Burnout nas empresas. Trata-se de medidas simples, mas que, no longo prazo, geram benefícios importantes para a saúde da equipe e para os resultados da empresa.

Veja, a seguir, algumas dicas para evitar a Síndrome do Esgotamento Profissional em seu departamento:

Defina objetivos alcançáveis e com curto prazo

É fundamental que as metas da empresa sejam viáveis e que se efetivem num período curto, evitando, assim, grandes desgastes e pressão demasiada.

Promova reuniões semanais para discutir os desafios e os resultados

Uma boa prática, muito indicada para empresas que buscam melhorar seus climas organizacionais, é a promoção de reuniões semanais. Nelas, as equipes se reúnem para discutir os resultados e os desafios do trabalho cotidiano, reforçando a união entre os colaboradores.

Organize o famoso happy hour

Essa é uma das dicas de como evitar a Síndrome de Burnout nas empresas que a sua equipe vai amar! Sempre que possível, programe um momento de descontração fora do ambiente de trabalho com os agentes que compõem seu grupo. Essa prática também fortalece o espírito de equipe e o relacionamento interpessoal.

Valorize o trabalho da equipe

Reconheça o desempenho de cada integrante do grupo, ressaltando suas qualidades. Não tem nada melhor do que ter seu trabalho valorizado, não é verdade? E lembre-se: reconhecimento não está relacionado apenas com aumento salarial.

Veja também: Relacionamento human to human: veja como aplicar o H2H em sua empresa.

Evite a rotina de fazer horas extras

Essa dica também serve para você, gestor. Sabemos que, às vezes, é necessário ficar um pouco a mais na empresa para efetivar tarefas importantes. Mas esse tipo de situação não pode se tornar uma rotina, pois o acúmulo pode resultar em estresse excessivo e até em Síndrome de Burnout na empresa.

Incentive a prática de exercícios físicos

Incentive e também pratique o exercício físico enquanto uma atividade de lazer e bem-estar. A prática esportiva ajuda a aliviar tensões e produzir substâncias químicas no sistema nervoso ligadas ao prazer, como a dopamina.

Mantenha o ambiente leve e descontraído 

Por fim, encontre formas de manter o ambiente de trabalho o mais leve e descontraído possível.

Aquela velha estrutura organizacional pautada na cobrança excessiva e desumana é uma fábrica de produzir doenças, entre elas a Síndrome de Burnout nas empresas.

Após a leitura deste artigo, esperamos que você tenha entendido melhor o problema, identifique com mais rapidez os sintomas e siga nossas dicas para preveni-lo no seu cotidiano.

Leia mais: Empatia no trabalho: ainda mais necessária em tempos de crise

Forneça métodos e estruturas melhores para seus colaboradores

Normalmente, quando sobrecarregamos a nossa equipe o fazemos por três motivos:

Se a sua empresa não investe em mecanismos que evitam o retrabalho, e insiste em funções repetitivas e manuais, é muito provável que seus colaboradores estejam sobrecarregados.

Como falamos anteriormente, o atendimento ao cliente é um dos setores mais propícios para aparecerem sintomas da Síndrome de Burnout nas empresas. Então, como você poderia facilitar a rotina desses colaboradores de maneira a minimizar a pressão e o esgotamento do atendimento ao público?

A resposta é: com um sistema de atendimento que facilita o acesso a informações e resoluções de problemas. Conheça um pouco mais sobre as funções e os diferenciais do sistema Movidesk (Zenvia Service) e entenda como podemos aumentar a produtividade da sua equipe, melhorando a rotina e ajudando a prevenir a Síndrome de Burnout na sua empresa.

Movidesk (Zenvia Service)

Nós podemos te ajudar com:

Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar todo o processo de atendimento ao cliente, de forma a torná-lo mais simples, eficiente e produtivo. O que, naturalmente, reflete na satisfação do colaborador e melhora a sua rotina de trabalho. 

O que achou do conteúdo? Gostou? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn, e tenha acesso a outros materiais!  

Teste grátis agora!
Arquivado em
mm
Escrito por

Formada em Jornalismo e apaixonada pela escrita em todas as suas formas. Escritora de crônicas dramáticas nas horas vagas e idealista durante as 24 horas do dia. Aqui no blog da Movidesk, escrevo sobre todos os assuntos relacionados ao incrível mundo do atendimento ao cliente.